quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

MORRE O EX-PRESIDENTE DA FIEC LUIZ ESTEVES


O ex-presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Luiz Esteves Neto (82), morreu na madrugada desta quinta-feira em Fortaleza. Esteves vinha lutando contra o câncer e o sepultamento ocorrerá a partir das 15 horas, no Cemitério Parque da Paz. O velório ocorre na Funerária Ternura (Bairro Aldeota).

Luiz Esteves, que atuava no ramo da indústria gráfica, era referência como liderança do setor por sua habilidade política mas, principalmente, um homem respeitado por seu jeito manso, amável e sincero de atender a todos.
SOBRE ESTEVES
Formado em Direito e em Contabilidade, Luiz Esteves Neto dirige, por influência familiar, uma das mais tradicionais gráficas de Fortaleza, a Tiprogresso, de onde nunca mais saiu, desde 1940. Quando ele ingressou no meio classista industrial, o centro da movimentação ainda era o 7º andar do Edifício Jangada, na Major Facundo. Desde o início de sua gestão, Luiz Esteves Neto diz ter pontuado sua gestão no modo participativo e compartilhado. Em 1986, assumiu a Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), tendo ficado por duas gestões (até 1992), inclusive como diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Um de seus maiores orgulhos enquanto presidente da instituição foi o surgimento do Sistema FIEC, com a inauguração da Casa da Indústria. Outro destaque foram a inserção da Federação cearense com maior ênfase na CNI e a instalação das primeiras delegacias da FIEC no interior do Estado, expandindo o processo de interiorização e de aproximação de lideranças de eixos produtivos, até então pouco participativos nas decisões, em nível estadual.
Durante sua extensa vida empresarial, foi agraciado com as seguintes distinções: Medalha do Mérito Industrial (FIEC), Sereia de Ouro (Grupo Edson Queiroz), Medalha do Reconhecimento (Sebrae/Brasília), Medalha Cinqüentenário (CNI), além de ter sido homenageado pelo Sindicato dos Panificadores do Ceará, Sindicato dos Contabilistas do Ceará e Centro Industrial do Ceará (CIC).

3 comentários:

Anônimo disse...

Perde a área industrial um dos seus melhores ícones, Luis Esteves. Difiuclmente aparecerá um igual a esse homem íntegro.

Anônimo disse...

Prezado Eliomar de Lima.


O estimado e amado Luiz Esteves era conselheiro do nosso Náutico Atlético Cearense, pessoa por quem sempre tive uma grandiosa admiração, pois foi e sempre será um exemplo de integridade e honestidade.
Estive inúmeras vezes em sua gráfica (Tiprogresso) sempre recebido cordialmente inclusive trabalhava segundo seus funcionários até aos sábados à tarde e muitas vezes devido seu perfeccionismo visitava sua gráfica nas madrugadas para acompanhar os serviços em andamento.
Era também um exemplo de pai e marido um homem dedicado à família e aos amigos.Era reconhecido por ser um dos melhores papo do estado do Ceará, conversar com Luiz Esteves era conhecer melhor o passado e também perceber ou antever o futuro.
Fica para todos nós que tínhamos o privilégio de usufruir sua convivência sempre sorvendo seus ensinamentos não só a saudade, mas e principalmente, seu exemplo de vida, um legado aos jovens e também a velha guarda que tanto o admirava.

Eliomar, nesta oportunidade desejo parabenizá-lo pelo dinamismo e qualidade do seu blog.

Saudações,

Guedes Neto do Ceará
Presidente do Náutico Atlético Cearense.

Anônimo disse...

Concordo com as postagens anteriores, principalmente a do senhor Guedes Neto, uma perda lamentavel para nossa sociedade, o Dr. Luiz Esteves era um exemplo de cidadão.