segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

PRESIDENTE DA ACI DESTACA A ERA MUDANCISTA NA LUTA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL


E continua rendendo a informação dada pelo Unicef de que o Ceará se destacou no País, nos últimos 20 anos, na luta contra a mortalidade infantil. Um artigo intitulado Boa Notícia, assinado pela jornalista Ivonete Maia no O POVO desta segunda-feira, faz uma reflexão sobre o tema e destaca o ex-governador e hoje senador Tasso Jereissati. Confira:

"Não é uma surpresa, mas é algo que merece destaque e repercussão. A redução da mortalidade infantil neste País de indicadores tão vergonhosos noutros setores de atividades, mostrada em relatório liberado na semana passada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância [UNICEF], dá algum alento. E dá alento por se perceber, em primeiro lugar, que houve continuidade nas políticas públicas deflagradas a partir da década de 90 em várias partes do Brasil. Em segundo lugar, por estar o Ceará num lugar relevante dentre os Estados brasileiros no mapa geral do aludido relatório. O Ceará que deu o largo passo inicial ainda em l987, no primeiro governo Tasso Jereissati. Há pessoas que consideram exacerbado, cá entre nós, o personalismo recorrente ao se demonstrar fatos e situações que se destacam afirmativamente, com os seus respectivos responsáveis, aqueles que conceberam idéias, acolheram iniciativas, transformando-as em políticas de governo, acompanharam resultados e deixam herança bendita. Ora, ora, ora. As conquistas nossas de cada dia sempre conduzem os conquistadores, sejam boas ou más conquistas. Não há como excluir pessoas, grupos, sonhadores, realizadores, empreendedores, usurpadores, ingênuos, pragmáticos, não há como excluir, repito, as pessoas de todo esse percurso a construir. Lembro-me, então, do doutor Carlile Lavor, secretário da Saúde, na época, a quem se deve a persistência na implementação de iniciativas para o setor, com destaque para o programa de Agentes de Saúde. Ele, o semeador dos frutos que hoje se colhem. Certamente, há grandes desafios a enfrentar. São questões ligadas a saneamento básico, cobertura vacinal, valorização do Programa de Saúde da Família e do trabalho dos Agentes de Saúde e assistência pré-natal. Como se vê, não há razões para desalento. Afinal, é a vida humana que exige atenção e apreço. "

Ivonete Maia é presidente da Associação Cearense de Imprensa.

10 comentários:

Anônimo disse...

E AI, ELIOMAR, A CLASSE DOS DEFENSORES PUBLICOS DO CEARÁ, ESTÃO SE MOBILIZANDO PARA ENTRAREM EM GREVE. É O RECADINHO PARA O GOVERNADOR CID GOMES!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu não sou chegado ao Galegão, mas temos que reconhecer que, nesse ponto, ele atuou bem. Se não fosse sua postura ditatorial, creio, estaria hoje sendo alvo de festas.

Anônimo disse...

A jornalista Ivoente Maia é uma profissional das mais sérias da nossa imprensa. A avaliação que ela faz do combate à mortalidade infantil no Ceará, com reconhecimentodo Unicef, merece ser destacada. O Blogo cumpre bem seu papel ao nos propor esse debate. Particularmente, desejo que Cid Gomes faça pelo menos a metade do que os governos Tasso Jereissati fizeram pelo Estado. E olhe, que foi muita coisa, apesar de o PT ter feito uma oposição perversa contra o ex-governador. Principalmente o justiceiro João Alfredo, quando parlamentar petista.

Anônimo disse...

Com a credibilidade que a ACI terá que recuperar depois do episódio das premiação fraudulenta, acho que esse reconhecimento é mais pessoal, ou seja, da recém-eleita Ivonete Maia. Concordo com o que ele expõs. Acho que o povo ainda reconhecerá o que Tasso fez pelo Estado. E não foi pouca coisa não. É só ver as novas estradas, o Porto do Pecém e o novo Aeroporto.

Anônimo disse...

Ah!meu Deus,até parece que o Ceará só teve o Tasso de governador.Ele fez muito mais pelas empresas dele e dos amigos dele do que pelo povo pobre do nosso estado.E logo ele que se elegeu em 86 com um discurso demagôgo de que iria acabar com a miséria no Ceará e não chegou nem perto disso.agora,o IGATEMI quadruplicou o seu tamanho.

Anônimo disse...

Bom trabalho jornalístico da Ivonete Maia, e, oportuna a abordagem no seu blog caro Eliomar.
A história tem mostrado bons feitos, alguns à época questionados, do governo da mudanças, dentre eles destaca-se o Programa de Agentes Comunitários de Saúde,o qual tem contribuído sobremaneira para a melhoria de muitos indicadores sociais do Ceará. O caráter inovador na administração pública conjugado à cobrança de resultados sem o espírito autocrático de outrora, merece o nosso reconhecimento. No senado, o Senador das mudanças Tasso, tem não raras oportunidades, demonstrado uma postura firme, independente e intransigente na defesa dos interesses do Ceará e da região, ante a notória e inconseqüente posição adversa de seus colegas congressistas do Sul e Sudeste.

Anônimo disse...

Anônimo28 de Janeiro de 2008 14:06

São fatos. Trabalho sério gera frutos positivos 1) O Ceará deu um salto com o governo das mudanças. O reconhecimento da UNICEF apenas adiciona. Nao é um numero inventado.
2)E o Iguatemi teve apoio de governo qd??? Empreendimento dos mais sólidos e dos mais bem operados na cidade. Quem circula pelo shopping ve a qualidade do que ele proporciona a seus clientes.

Anônimo disse...

A política nacional anda tão em baixo, que estamos aplaudindo quem fez apenas o prosaico dever de casa ! Como eu queria ter nas mãos a dinheirama que os governos das "mudanças" gastaram para vender ilusões pros outros. Como somos despolitizados ! Os programas sociais de FHC e Lula ajudaram e muito na melhoria dos tais números. Mas não são destacados...

Anônimo disse...

Finalmente o João Teles disse alguma coisa coerente!Aleluia.

Anônimo disse...

Obrigado, amigo. Um excelente carnaval pra vc e a família.