terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PROFESSORES PROTESTAM NA CHEGADA DE CID A JUAZEIRO



A instalação do Governo do Estado, ontem, em Juazeiro do Norte, foi marcada por protesto de professores da Universidade Regional do Cariri (Urca). A manifestação da categoria, em greve desde 12 de novembro de 2007, fez com que o governador Cid Gomes abrisse espaço na agenda para se reunir com os professores, na própria sede da Urca. O protesto ocorreu na manhã de ontem, durante a cerimônia de instalação do Governo, no Memorial Padre Cícero. Diante do público, Cid assumiu o compromisso de se reunir ontem mesmo com os professores. O encontro ocorreu à tarde. Durou mais de duas horas, mas não houve negociação.
Cid disse que não vai negociar enquanto a paralisação persistir. Segundo o presidente do Sindicato dos Professores da Urca (Sindurca), Augusto Nobre, a negociação com o governador foi difícil. O governador se limitou a recolocar na mesa a proposta que já vem sendo apresentada aos professores das universidades estaduais: 100% de reajuste ao longo dos próximos quatro anos.
A categoria quer 100%, mais a inflação acumulada no período. "O Governo não está contando com a inflação. Será um aumento nominal e não real. Em 2010, esse aumento não será muita coisa", explica Augusto Nobre. Ele afirmou que a Urca está perdendo muitos professores devido a defasagem do salário.
Segundo ele, nos últimos três anos, 42 professores deixaram a universidade. "Hoje é oferecido o dobro do nosso salário no Piauí. Na Paraíba, mais que o dobro. Hoje, estamos no patamar inferior aos professores dos estados vizinhos. Se continuar com essa proposta, em 2010, também teremos um salário inferior. Estamos propondo um aumento salarial 100% real, deixando a inflação fora do aumento", ressalta o presidente. Augusto ainda reclamou da estrutura da Urca. "Não tem sala e nem computadores suficientes. Não há gabinetes para professores também", criticou.
Ficaram acertadas mais duas reuniões. No próximo dia 7, professores das três instituições em greve - Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e a própria Urca - se reunirão com a secretária do Planejamento, Silvana Parente. Ela irá detalhar a proposta do Governo para o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores. Uma nova audiência entre Cid e os professores está prevista para ocorrer no dia 12 de fevereiro, no palácio Iracema. "Não houve avanço nas negociações. Considerei uma vitória ter marcado essas duas reuniões", disse Nobre.

(Jornal O POVO)

CÁ ENTRE NÓS

Está na hora de se refletir sobre o papel das universidades estaduais. Se o Governo quiser mantê-las, tem de dar condições. E cobrar também. Algumas perguntas ... Como é o ensino praticado em tais universidades? Que resultados elas trazem à sociedade? Que conhecimentos os alunos levam após concluir os cursos? Como os nossos cursos aparecem no cenário nacional? Como a universidade está se lidando com as mudanças que vêm ocorrendo na economia e na tecnologia? Essas discussões, contudo, passam ao largo. A questão é polêmica, mas tem de ser feita sob o risco de o nosso ensino superior estadual tornar-se obsoleto. (RM)

10 comentários:

Anônimo disse...

AMIGO "RM", QUAL O SEU EMAIL PARA O ENVIO DE SUGESTÕES DE PAUTA PARA O BLOG DO ELIOMAR? ABRAÇOS...

Anônimo disse...

O governador cid gomes,não está a cima da lei. E oque dizer do não cumprimento imposto pelo STF sobre a implantação do piso salarial dos professores universitários? E sem falar do Pé na bunda que o governador CID FERREIRA GOMES deu nos defensores públicos. Em breve,a categoria entrará em ESTADO DE GREVE!!!!!

Eliomar de Lima disse...

Segue o e-mail para envio de pautas e sugestões: ricardomoura@opovo.com.br

Anônimo disse...

ELIOMAR,

Sequestraram esta manhã o empresário FRANCISCO EDILBERTO GURGEL PINHO, que é dono de uma fábrica de sandálias, na localidade de Jaboti. Dois individuos o tomaram de assalto na Jovita Feitosa, próxima ao IBGE, quando ele estacionava sua Pajero HXD 1554 numa oficina. Os bandidos o sequestraram, saíram em disparada no carro da vítima e a notícia que se sabe é que os dois já foram pegos pela Polícia e estão sendo encaminhados neste momento para a Delegacia de Furtos e roubos.

INFORMAÇÃO DO "COLABORADOR"

Anônimo disse...

O problema das nossas universidades estaduais é que a maioria do professorado é acomodada e não gosta de dar aula.

Anônimo disse...

Meu comentário sumiu !?

Anônimo disse...

Prezado Eliomar, a pergunta é iknteressante: pra que sedrvem as universidades estaduais? A UVA eu sei, pra enriquecer os reitores e elegê-los deputados estadual. É só olhar o patrimômio do Teodoro. Tá rico, com que? criando avestruz? que nada com o IVA o instituto que cobra mensalidade da UVA. É uma uva, seo menino.

Anônimo disse...

Acho que não tem sentido essas greves de professores das universidades públicas. Prejudicam os alunos, que perdem tempo precioso em suas vidas, e ficam restritas à mesma pauta pessoal de sempre: aumento de salário.

Os professores se beneficiam da tal estabilidade e alopram em seus objetivos. Não querem nem saber do prejuízo acadêmico de toda uma comunidade, a eles só interessam seus vencimentos.

Na empresa privada, quem não está satisfeito que procure suas melhoras. No serviço público, fazem movimentos de greve, viajam, não estão nem aí, e naõ se preocupam, azar do povo que paga seu dindin. Isso já está virando um abuso.

É osso.

Carol

Anônimo disse...

AONDE ESTÁ O NELSON TRAÍRA MARTINS, QUE NÃO APARECE MAIS NAS NOTÍCIAS, HEIN? O NELSON MARTINS TRAIU A CATEGORIA DOS DEFENSORES PÚBLICOS JUNTAMENTE COM ESSE GOVERNO DE MENTIRAS..............GREVE NA DEFENSORIA PUBLICA JÁAAAAAAAAAAAAAAAAAA.......................

Johnson disse...

CID É UM INIMIGO DO FUNCIONALISMO.