segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ARQUITETO COBRA AÇÃO DA COMPANHIA DOCAS EM FAVOR DO LITORAL DE FORTALEZA

O arquiteto e professor José Sales Costa cobra, em artigo enviado para o Blog, a participação da cúpula da Compahia Docas do Ceará no debate sobre a requalificação da orla marítima de Fortaleza. Isso, de forma concreta e aproveitando a areia da dragagem do Porto do Mucuripe para engordar essa faixa de litoral da Capital. Confira:


A recusa sistemática da Companhia Docas do Ceará quanto a participar dos debates e soluções sobre a recuperação da orla marítima de Fortaleza, cujo início da destruição dessa faixa tem registro com as obras de construção do Porto do Mucuripe em 1939, mostra que o conceito de responsabilidade social ainda não chegou à diretoria da empresa. O que se pede é unicamente que parte das areias da dragagem do porto sejam depositadas na própria orla, entre a Praia de Iracema e a Praia do Naútico, de forma a "engordar"estas situações, exatamente como foi feito, há dez anos atrás, na consolidação do Aterro da Praia do Ideal Clube, hoje local das principais manifestações públicas e festas da cidade.

Dos 6 milhões de metros cúbicos a ser dragados pela CDC, só 2 milhões de metros cúbicos seriam "desviados"para estas seções da orla e teríamos uma recuperação daquelas praias com largura de até 200 metros, em uma extensão de quase três quilometros.
A "ficha caiu" para toda a cidade, inclusive para a Administração Municipal, neste momento em que Fortaleza inteira está unida na intenção de se requalificar dos pontos de vista ambiental/ urbanístico/turístico e social para ser uma subsede da Copa 2014.

Os projetos técnicos de "engorda de praia" existem, feitos pelo LABOMAR/ Instituto de Ciências do Mar, assim como os respectivos licenciamentos ambientais.
E enquanto isso a diretoria da CDC permanece ausente da mesa de debates, em Fortaleza, no vizinho município de Caucaia, a Secretaria Nacional dos Portos promete R$ 98 milhões para recuperação de 16 quilometros de litoral, entre Iparana e Icaraí, reconhecendo erros cometidos pela consolidação do Porto do Mucuripe.

Com a palavra o engenheiro Sérgio Novaes, presidente da Companhia Docas do Ceará. Até o Ministério Público Federal quer escutar o que a CDC tem a dizer.


José Sales Costa
Arquiteto

Nenhum comentário: