sábado, 7 de fevereiro de 2009

CENTENÁRIO DE DOM HELDER É LEMBRADO COM MISSA SUPRAPARTIDÁRIA EM FORTALEZA


Dom Edmilson da Cruz concelebrou o ato.


Templo lotado em homenagem a Dom Helder.

A Igreja de Santo Afonso, em Fortaleza, foi pequena para acomodar muitos que compareceram à missa concelebrada, nesta noite de sábado, pelo bispo emérito de Limoeiro do Norte, dom Edmilson da Cruz, em homenagem ao Centenário de Nascimento de Dom Helder Câmara. O ato, prestigiado por caravanas de vários bairros da periferia da Capital, lideranças populares e de pastorias e autoridades, foi simples como Dom Helder que, em vida, chegou a ser indicado por quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Ele ficou conhecido, como destacou em sua homilia dom Edmilson como o "Profeta do Século" do Brasil.

Atuante arcbispo de Olinda e Recife, em Pernambuco, o cearense Dom Helder foi uma das poucas vozes que se levantou contra as perseguições durante o regime militar no País. Por sua pregação em favor dos direitos humanos, está ganhando também homenagens na América Latina e em países da Europa como a França. Para dom Edmlson, ainda em sua homilia, um "Cidadão do Mundo", que foi lembrado durante a missa como um poeta e simbolo para a juventude.

Mauro, Alípio, Olinda, Eliana e Deputado Cavalcante

A concelebração ganhou um tom suprapartidário: Inácio Arruda (PCdoB) representou o Senado e Mauro Benevides (PMDB) a Câmara Federal. Em nome da Assembléia Legislativa, compareceram Lula Morais (PCdoB), Rachel Marques (PT) , Delegado Cavalcante (PSDB), José Theodoro (PSDB) e Francisco Caminha (PHS). A Câmara Municipal foi representada por João Alfredo (PSol), Ronivaldo Mai (PT), Eliana Gomes (PCdoB), Alípio Rodrigus (PMN), Carlinhso Sidou (PV), e José do Carmo (PHS).

Em nome da Comissão Brasileira Justiça e Paz, compareceu o professor Cláudio Régis, ex-reitro da Uece. A professora Fátima Vilanova e Araújo de Castro marcaram presença como representantes do PDT. O presidente regional do PT, Ilário Marques, compareceu e o mundo acadêmico se disse presente por meio do médico e escritor Marcelo Gurgel. O ex-vereador Paulo Mindello era o representante do PSB.

Durante o ato, a ECT aproveitou para difundir o selo lançado em homenagem ao Centenário. Ali, compareceram o diretro regional Estevam Tomaz e a gerente Corporativa de Filatelia da ECT nacional, Conceição Figueiredo.

A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, também esteve no ato e ganhou muitos abraços de populares que, ao mesmo tempo, reclamavam da ausência da prefeita Luizianne Lins. A presidente da Fundação Habitafor, Olinda Marques, informou que ali estava representando Luizianne. Outra ausência comentada foi a do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio.

Mas a presença popular compensou qualquer ausência e a festa se fez grande por cada exemplo de gesto simples da vida de Dom Helder que dom Edmilson destacou em sua fala.

(Fotos - Paulo Moska)

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhos Paulo Mosca, fotografo
Senhor Eliomar de Lima, Jornalista;

Aí é que reside o problema. Certos políticos e políticas usando a religião como forma de tirar proveito. A Causa de Dom Helder deveria estar acima de tudo isso. Esses que estão nos bancos das celebrações, deveriam estar atuando em prol dos mais pobres, e, não apenas, bradando em defesa dos menos abastardos.

Veja Mauro Benevides.Uma família toda empregada no poder público. os questão nção estão hoje, diretamente, vivem penduarados nas barbas da coisa pública. ´Só mamando.

Vereadra Eliane, depois que chegou na Cãmara é só mordomia, e votando de acordo com seu partido,que todo mês fica mais rico com arrecadação de dinheiro público.

Olinta, aí nem se fala, a gestão de Luizianne é um buraco s[o. Escândalos, um atrás do outro.

Ou seja, vamos primeiro fazer o bem sem olhar a quem para depois irmos às celebrações e pousarmos para as fotos.

Tenho dito.,.....