terça-feira, 7 de agosto de 2007

EM DEFESA DA MULHER - LEI MARIA DA PENHA COMPLETA UM ANO

"Há 20 anos, Rosana (nome fictício), 43, iniciou um relacionamento com um homem ciumento e agressivo. Ela já tinha uma filha e ele tinha seis. Três anos depois do início do casamento, Rosana ficou grávida e, por achar que o menino poderia não ser seu, o marido ameaçou fazer, ele mesmo, uma "cesárea" na mulher com uma faca de cozinha. "Ele veio pra cima de mim com a faca e queria cortar minha barriga para ver a criança". Esse foi só o primeiro relato de violência. Rosana foi esmurrada, insultada e ameaçada várias vezes. "Mas eu não podia me separar dele. Tinha medo e não podia sustentar meus filhos sozinha". No fim do ano passado, Rosana viu sua filha de 21 anos, que passava pela mesma situação, denunciar o marido, seu genro, que batia nela constantemente e acabou sendo preso. Criou coragem e fez o mesmo por acreditar que ficaria livre de tudo que seu marido a fazia passar, depois da criação da lei federal 11.340/06, de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, mais conhecida como Lei Maria da Penha. "Não só eu, mas todo mundo no bairro comenta. Os homens ficaram com medo e as mulheres começaram a denunciar". Hoje a lei completa um ano de criação e, na comparação entre os sete primeiros meses de 2006 com os de 2007, houve um aumento de 43% na quantidade de denúncias na Delegacia da Mulher. Foram 4.711 ocorrências denunciadas no ano passado contra 6.765, neste ano. "

(Jornal O POVO)

Nenhum comentário: