segunda-feira, 6 de agosto de 2007

METROFOR - OBRA AINDA PELA METADE EM 10 ANOS

"Passados mais de dez anos, apenas 48,46%, ou seja, menos da metade de todo o projeto inicial do metrô de Fortaleza, foi construído. A obra que, pelas previsões iniciais da Companhia Cearense de Trens Metropolitanos (Metrofor) deveria ter sido concluída em 2001, sofreu com atrasos na liberação de verbas, com a desapropriação de terrenos, e reformulações de pequenas partes do projeto. Problemas que se refletem em mais promessas de conclusão de obras, mais aporte de recursos e a possibilidade de uma mudança estrutural que afetará a vida de, no mínimo, 300 mil usuários de transporte público diariamente. Quando o acordo entre o Governo do Estado e o banco japonês Eximbank foi fechado em 24 de abril de 1997 para a liberação de US$ 268 milhões (aproximadamente R$ 305 milhões em valores da época), dinheiro que financiaria as obras do Metrofor, o vigilante Francisco Evangelista Filho, 61 anos, já tomava dois trens diários de sua casa, em Maracanaú, até o trabalho.

São mais de 20 anos de trem, tempo suficiente para ele desacreditar nas promessas de implantação do metrô, que deverá trazer veículos modernos, mais confortáveis e rápidos. "Até agora eles renovaram os trens que vão daqui (estação central) para Maracanaú. Os que vão para Caucaia continuam horríveis. Dizem que o Metrofor sai mas duvido muito", diz. "Só ando de trem porque é bem mais em conta. Gastaria R$ 3,90 pegando ônibus e aqui é R$ 1,30", completa."

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Um comentário:

José Sales disse...

As primeiras proposições para Modernização do Sistema de Subúrbios de Fortaleza são de 1985 e foram feitas no âmbito de CBTU. Considerando a defasagem de mais de 20 anos e concomitante avanço da tecnologia de transportes, neste período, em todo o mundo, como os Sistemas VLT, que bem poderiam ser aplicadas aqui no Projeto Metrofor e agregariam um "plus" à proposição, com consequente redução de custos de implantação. Existem mais de Sistemas VLT, em operações, na Europa, Estados Unidos e Ásia, que na mais é que um sistema de bondes moderníssimo, que prescindem das megaobras de engenharia de infraestruturação que tanto encarecem os sistemas Metro. E o METROFOR sabe disso.