Com participação de 30 religiosos, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tose, presidiu, na noite deste sábado, na Catedral, a Missa de Ressurreição do Cardeal Aloísio Lorscheider, ex-arcebispo de Fortaleza. Dom Aloísio morreu no último domingo e foi sepultado na quinta-feira em Imigrantes, interior do Rio Grande do Sul. A concelebração demorou cerca de uma hora e meia e foi de bancos tomados por fiéis e alguns poucos grupos com faixas saudando a memória do "pastor dos pobres".
Além de dom José Antônio, participaram ainda o bispo de Sobral, dom Fernando Saburido, e dom Geraldo Nascimento, hoje morador de Sobral e que foi bispo auxiliar de dom Aloísio. Veio da fala de dom Geraldo, no fim do ato, uma das adjetivações mais aplaudidas: "Obrigado, dom Aloísio, o senhor é o mais novo santo da Igreja".
E, pelo visto, um santo que já obrou milagre nessa mesma noite, pois conseguiu atrair para a missa o senador Tasso Jereissati (PSDB) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Os dois são adversários políticos mas, ao final da celebração, acabaram se cumprimentando e trocando um "Feliz 2008 pra você!"
Tasso e Luizianne, em meio a uma celebração simples, mas cheia de emoção, viveram uma noite de opostos se atraindo em certos momentos.
DETALHE 1 - Luizianne Lins chegou à celebração no fim da homilia, mais ou menos meia hora depois do início do ato, não ouvindo palavras de dom José afirmando que dom Aloísio foi um verdadeiro franciscano "que se destacou por seu amor incondicional a Deus"; Tasso Jereissati, que era conhecido por atrasar compromissos quando governador, chegou à Catedral com 20 minutos de antecedência.
DETALHE 2 - Tasso se sentou à esquerda do altar, tendo ao lado dona Renata, sua mulher, o deputado estadual José Theodoro, e próximo o presidente regional do PSDB, Carlos Matos. Já Luizianne, sentou-se à direita do altar, na companhia do deputado estadual Artur Bruno, do superintendente da Guarda Municipal, Arimá Rocha, e do vereador Paulo Mindello (PSB).
DETALHE 3 - Tasso e Luizianne vestiam branco;
DETALHE 4 - Tasso e dona Renata comungaram; Luizianne optou por acompanhar os cânticos qeu ganharam, ao final da celebração, a participação do Coral Renascer, formado por jovens internos do Centro de Ressocialização Infanto-Juventil Dom Aloísio Lorscheider, que entoaram a música "Amigos para sempre".
DETALHE 5 - Os dois falaram ao final da missa sobre dom Aloísio e comungaram num mesmo ponto: o Cardeal, que combateu a ditadura, era, acima de tudo, um homem defensor dos direitos humanos. Luizianne disse que conviveu em muitas lutas com dom Aloísio, enquanto Tasso agradeceu a Deus por ter lhe dado "a graça" de ter sido amigo do Cardeal.
DETALHE 6 - Os dois foram cercados ao final da missa por fiéis. Muitos abraços, bilhetes recebidos, pose para fotografias.
ENTRE AS PRESENÇAS - Deodato Ramalho (SER IV), Cláudio Régis (CBJP), vereador Salmito Filho e senhora, Mário Mamede (ESP), Odorico Monteiro (Saúde Municipal), Rui Aguiar (Unicef) e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, René Barreira que, como ex-reitor da UFC, lembrou que a Instituição havia conferido a dom Aloísio o título de Doutor Honoris Causa.
HOMENAGEM - Ao final, o cantador Tião Simpatia entoou versos em homenagem a Dom Aloísio, destacando que o céu ganhava mais um santo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Rapaz, dom Aloísio é santo mesmo e dos bons. Vou rezar e pedir pra ele um 2008 maravilhoso pra todos nós, meu caro Eliomar.
Ah, pelo menos ambos mostram que têm educação doméstica. Cumprimento não arranca pedaço de ninguém.
Cara, que riqueza de detalhes! Gostei e me senti na missa. Parabéns.
Postar um comentário