segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

SAI NOMEAÇÃO DA NOVA CORREGEDORA E SUBDEFENSORA-PÚBLICA DO ESTADO

Saiu nesta semana, no Diário Oficial do Estado, decreto nomeando Benedita Damasceno como nova corregedora-geral da Defensoria-Pública Geral do Ceará. Também, ato nomeando a defensora Maria Angélica Bezerra como subdefensora-pública geral. Para este cargo, havia expectativas de que Renan Cajazeiras fosse o escolhido, até por ter feito campanha em conjunto com a atual defensora-pública geral, Francilene Gomes, e o outro postulante, Carlos Augusto Andrade.
Pois é, na política e, pelo visto, em outros setores, acordos nunca são cumpridos.

50 comentários:

Anônimo disse...

Pobre Renan. Preterido mais uma vez e desta vez pela Dra. Angélica. É osso né Renan?
Só queria saber o que a categoria tem a dizer sobre isso. E a ADPEC e a Francilene também.

Anônimo disse...

Na política do Ceará as amizades pessoais do Governador e seus conterrâneos da Princesa do Norte valem muito mais do que acordos, principalmente se forem feitos sem que o CID tenha conhecimento, como foi o acordo da Francilene, Augusto e Renan.

Anônimo disse...

Qual foi a moeda política utilizada para que o dr. renam cajazeras não fosse o subdefensor geral? É pelo visto, perdemos mais uma força dentro da defensoria pública geral em detrimento da vaidade politica de CID GOMES. Me digam uma coisa, eu nunca vi a dra. angélica lutar pelas causas da defensoria pública do ceará. Alguém já viu???? Ademais, pelo fato dela ser esposa de um desembargador de justiça e amigo pessoal de cid gomes trará algo de bom para a classe dos defensores públicos ou foi somente mais um cargo comissionado de presente de natal que o cid gomes deu a seus amigos???? PELO JEITO, BABAU A ADEQUAÇÃO CONSTITUCIONAL QUE O CID GOMES PROMETEU AOS DEFENSORES PÚBLICOS DO CEARÁ. Vamos amargar mais 03 anos. Com o dr.lucio agente foi feliz e não sabia...........Pobre de nós caímos no conto do vigário....

Anônimo disse...

Vocês acham que a dra. angélica por ser esposa de um desembargador de justiça e amigo de cid gomes , vai usar do seu prestigio para lutar pela equiparação constitucional??? Duvido muito, pois ela não está precisando dessa equiparação mesmo...

Anônimo disse...

Renan, sem querer ser chata em demasia, mas, você acredita em papai noel?

Anônimo disse...

agora, a dra. francilene tá com uma batata quente nas mãos!!!!! LOGO ELA QUE DEFENDIA A AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DA INSTITUIÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA DO CEARÁ. COMO ELA VAI DEFENDER AGORA AS SUAS POSIÇÕES SE NAO CONSEGUE IMPOR AS SUAS IDÉIAS DIANTE DE UM GOVERNO QUE ENGANA E MENTE.........

Anônimo disse...

Será que quem engana e mente é o GOVERNO? Será que quem enganou e mentiu o tempo todo não foi quem queria o poder a todo custo, a ponto de usar toda a estrutura da ADPEC para fazer política com p minúsculo?
Só fazem com a gente aquilo que permitimos e, infelizmente permitimos que a ADPEC se transformasse em aquilo que infelizmente é hoje. Permitimos ainda que nos fossem passadas mentiras deslavadas porque tínhamos a veleidade de querer acreditá-las como verdades, isto porque nosso grande sonho é nosso reconhecimento e a adequação constitucional.
Todos nós temos certeza absoluta da seriedade do Luciano Simões na condução da Defensoria, da sua impressionante capacidade administrativa, do seu senso de justiça ímpar e ainda do seu esforço em conseguir fazer dois concursos e ainda um auemnto de quase 62%, porém, o Luciano conseguiu apenas 60 votos nessa eleição para Defensor Geral. Por que? Porque não mentiu, não enganou, não fez castelos de areia e nem prometeu o que não podia cumprir. Deu no que deu.
A Defensoria Pública será conduzida pela Francilene Brito, Benedita Bastos e Angélica Cardoso, essas últimas já foram a vida toda diretoras da CAJE e nunca demonstraram uma eficiente capacidade administrativa.
Os compromissos da campanha já cairam por terra pois a tríade já se desfez ficando o compromisso furado.
O Governador já declarou em alto e bom som que era REFRATÁRIO à nossa adequação constitucional. (Está taquigrafodo no setor competente da Assembléia e gravado também).
A Francilene só fez encher a Defensoria de adeptos seus que estavam no interior e que agora estão dando encontrões uns nos outros na sede da Defensoria, enquanto isso suas comarcas estão SEM DEFENSOR PÚBLICO. Ah, também apagou todos os arquivos importantes da nossa página, incluindo todas as atas do Conselho Superior e mandou para o almoxarifado as imagens da VIRGEM MARIA que estavam em seus nichos.
Nós nos enganamos porque quisemos e agora só nos resta correr atrás do prefuizo da melhor maneira possível. Não darei nenhuma dica pois todos somos responsáveis. Como diria o Luciano, a responsabilidade é de todos nós.
FELIZ NATAL a todos os Defensores Públicos, sofridos e enganados. Feliz natal JORNALISTA ELIOMAR DE LIMA. Você sim, é nosso fiel escudeiro. Muito obrigada por tudo.

Anônimo disse...

Pelo que estou vendo a Defensora Geral não tem esse prestígio todo com a família Ferreira Gomes, pois se tivesse teria nomeado o colega Renan.

Anônimo disse...

Mais uma vez o governo maltrata a Defensoria Pública...a subdefensora nomeada é uma completa desconhecida para a maioria de nós.

Anônimo disse...

Por que a ADPEC ainda não agendou uma assembléia para deliberar sobre ações em favor da nossa adequação constitucional. A dra. Mariana montou um grupo de trabalho para trabalhar em prol da valorização da categoria, só que isso não tem nenhum valor institucional da associação, haja visto que não existe uma ata. O que a dra. Mariana tem a temer com a convocação de uma Assembléia? Ora seria o mais lógico, pois quando se assume uma direção se organiza de pronto uma reunião para colocar em pauta as suas idéias a frente da ADPEC. Vamos fazer valer o estauto da associação dos defensores públicos e convocar uma assembléia extraordinária para tratar da questão desse governo com a nossa adequação constitucional. Me lembro bem da última assembléia em que a dra. mariana disse que já estava tudo pronto , que só estava aguardando a dra. francilene ganhar as eleições e assumir. É pelo jeito, levamos um CALOTE POLÍTICO dos grandes. Mas não tem nada não, tem eleições para a ADPEC no próximo ano e vamos montar uma chapa de oposição contra ese governo que nos traiu. Alguém concorda com essa minha sugestão????

Anônimo disse...

ELIOMAR, ABRA UM POST, CASO JULGUE OPORTUNO E NECESSARIO, A RESPEITO DA NOSSA COBRANÇA POR UMA ASSEMBLÉIA GERAL DA CATEGORIA DOS DEFENSORES PÚBLICOS. JÁ VAI COMPLETAR UM MÊS E A NOVA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PUBLICOS, MARIANA ALBUQUERQUE, SEQUER CONVOCOU UMA ASSEMBLÉIA PARA EXPOR OS SEUS PLANOS DE GESTÃO. SERÁ QUE A DRA. MARIANA ESTÁ PENSANDO QUE O PODER NA ADPEC É HEREDITÁRIO????

Anônimo disse...

A DEFENSORA PÚBLICA GERAL e ainda a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará têm a obrigação moral de expedir uma NOTA DE REPÚDIO à nomeação da Dra. Angélica, não contra a pessoa dela e sim contra o ato que jogou na sarjeta a nossa autonomia administrativa.
O Governador Cid Gomes devia se envergonhar de fazer um troço desses com a Defensoria Pública, sabendo ele perfeitamente que o Dr. RENAN era o candidato escolhido por nós para ser o subdefensor Geral.
A Dra Francilene tem que explicar isso tudo muito bem e ainda as tolices que vem fazendo na Defensoria, como é o caso de retirar as imagens de Nossa Senhora de seus lugares. Que absurdo minha gente. Que pobreza de idéias, de sentimentos e de pensamentos.
Estou horrorizada com o comportamento dela, principalmente porque já soube que ela vem sendo grosseirissima com alguns de nós, podendo exempligficar com a ana Cristina do Núcleo da Mulher.

Anônimo disse...

OLHA O QUE O DEPUTADO SÁVIO PONTES DISSE NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NO DIA 15/03/2007:

" O deputado Sávio Pontes (PMDB) afirmou hoje (15/03), durante pronunciamento feito na tribuna da Assembléia Legislativa, que o governador Cid Gomes (PSB) vai tratar a Defensoria Pública de forma diferenciada do que aconteceu nos últimos governos. “Não tenho dívidas de que o governador Cid Gomes conduzirá a Defensoria de forma diferenciada. Ele não vai poder resolver tudo da noite para o dia, porque está deficitária há muitos anos. Mas, o mais importante é que o governador tem sensibilidade e está aberto ao diálogo para que possa implantar as mudanças”, afirmou.
O déficit de que fala o deputado Sávio Pontes está localizado principalmente na questão financeira. Segundo o parlamentar, os salários dos defensores é 171% menor do que o dos promotores de Justiça. Além disso, o número de defensores públicos é insuficiente para atender toda a população cearense. "

Colegas já se passou 1 ano de governo do cid gomes e nada.No Rio Grande do Sul, a governadora, enviou uma mensagem para a implementação da adequação constitucional para março de 2009, sendo o escalonamento de 10% dentro de 90 dias. Todos nós sabemos , e somos quocientes disso, que não será possível essa implantação de forma 100% numa só vez, entao por que o governador não faz como fez a governadora do PSDB do RS, que fez de forma escalonada. GOVERNADOR O SENHOR NÃO ESTÁ AGINDO DE FORMA CORRETA COM OS DEFENSORES PÚBLICOS DO CEARÁ NÃO!!!

Anônimo disse...

Já que o cid gomes disse que é contra a greve, então vamos entrar em greve e mostrar para esse governador que os DEFENSORES PUBLICOS DO CEARÁ, merecem mais respeitos. FOI UMA SACANAGEM QUE FIZERAM COM O RENAM CAJAZEIRAS. O CID EMPURROU GUELA ABAIXO O NOME DA DRA. ANGELICA, SO POR QUE É ESPOSA DE SEU AMIGO DESEMBARGADOR DE JUSTIÇA. ME DIGAM UMA COISA, QUAL É O CURRÍCULO DA DRA. ANGÉLICA? O QUE ELA FEZ DE BOM PARA A EFETIVAÇÃO DA NOSSA ADEQUAÇÃO CONSTITUCIONAL? SERÁ QUE ELA VAI INFLUENCIAR EM ALGO NAS NOSSAS DEMANDAS OU SERÁ APENAS MAIS UM CARGO COMISSIONADO??? COM A PALAVRA A DRA. FRANCILENE GOMES....

Anônimo disse...

Será que vão ter a cara lisa de convidar todo mundo para a posse dessa ilustre desconhecida?
Em Baturité, onde ela atuou, a população não tem a menor lembrança dela, dizendo mesmo que sempre se julgava impedida por ser o marido juiz de lá. Se estava impedida porque não pediu pra ir pra outra comarca? Que coisa mais feia hein???

Anônimo disse...

Esse vai ser o salto de qualidade da Defensoria Pública.
Não sei quem devia ficar com mais vergonha, se a própria nomeada, sabendo não ter a menor capacidade para assumir o cargo, a Defensora Geral, que demonstrou ser um pau mandado do Governador e não ter condições de impor coisissima nenhuma ou mesmo o governador, por nomear uma pessoa só por ser mulher de um amigo pessoal e de Sobral, no caso o Desembargador Adimar.

Anônimo disse...

Gostaria de saber com que cara essa defensora dra. angelica que passou toda a sua vida de defensora publica anônima, sem nenhumam expressividade na defensoria publica do ceará, irá assumir a subdefensoria publica do ceará. AONDE ESTÁ A AUTONOMIA ADMINISTRATIVA DA DEFENSORIA PUBLICA DO CEARÁ?

Anônimo disse...

vamos todos fazer um auê no dia da posse. Nos reuniremos todos e vamos lá mostrar nossa indignação e revolta, tanto por essa nomeação fajuta quanto pelas palavrasproferidas pelo Governador na ASSEMBLEIA.
Nao podemos ficar esperando pela adpecnaum pq a Mariana só faz o que a Francilene quer.

Anônimo disse...

ALGUÉM PODERIA AVISAR A NOVA PRESIDENTE DA ADPEC, DRA. MARIANA ALBUQUERQUE, QUE ESSA CAMPANHA QUE ELA ESTÁ FAZENDO " DEFENSOR PUBLICO NA PRAÇA DO POVO", ACHO QUE É ESSE O NOME, ME DESCULPE SE ERREI, POIS BEM, É BOM LEMBRAR A ELA, QUE ESSE ATO POLITICO NÃO É COISA QUE SE FAÇA, POIS ELA ESTA USANDO A INTISTUIÇÃO ADPEC PARA FAZER LOBBY POLÍTICO. E OUTRA, OS GASTOS COM GASOLINA, E ALIMENTAÇÃO SÃO TODOS POR CONTA DOS DEFENSORES PÚBLICOS. DRA. MARINA , A SENHORA TEM QUE CONVOCAR UMA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA, É UM DIREITO DOS ASSOCIADOS NÃO É UM PEDIDO NÃO!!!!

Anônimo disse...

Alguem sabe me dizer do que se trata as emendas de número 312 e 313 que foram aprovadas para o orçamento de 2008 para a defensoria publica do ceara???

Anônimo disse...

Não sou defensor e nem advogado, porém leio todas as potagens desse BLOG e fico me perguntando como será a administração que se inicia na Defnesoria Pública.
Se no começo já há uma revolta desse tamanho, imagine com seis meses ou um ano.
Virgem Maria, quanta revolta......

Anônimo disse...

RENAN: O QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO.


O chato é que o Renan assinou várias portarias como subdefensor geral. O que dirá o Tribunal de contas sobre isso, já que não tinha ato nenhum para o respaldar e nem conseguiu ter seu nome referendado pelo Governador?

Anônimo disse...

AONDE ESTÁ A AUTONOMIA ADMINISTRATIVA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO CEARÁ?

Anônimo disse...

Convoco a todos os defensores públicos do ceará que se encontrem, neste momento, indignados, revoltados e desprezados a cobrar uma posição firma da presidente da ADPEC. Por que será que a dr.a marina teima em convocar reuniões e não assembléia geral? O que há por trás desse pano de fundo? Será pelo motivo de que numa assembléia os participantes votam e decidem sobre determinado assunto, coisa que não acontece nessas reuniões fajutas! ESTÁ NA HORA DE COBRÁRMOS DA PRESIDENTE DA ADEPC UMA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA PARA DECIDIRMOS A GREVE. QUEM FOR A FAVOR , POR GENTILEZA, VMSO CONVIDAR OS OUTROS COLEGAS PARA PARTICIPAR DESTE ASSUNTO AQUI NO BLOG DO ELIOMAR. HA, caríssimo amigo eliomar, seria possível abrir um post sobre a nossa revolta diante da inação da nova presidente da ADPEC em não convocar uma assembléia extraordinária para decidir sobre uam greve?

Anônimo disse...

Já é fato que o CID GOMES é contra a adequação constitucional dos defensores publicos do ceará. Quem não se lembra de que foi ele, o próprio cid , que pegou um jatinho e foi até brasilia para montar uma barricada contra a aprovação da PEC 487-2005 que trata da autonomia das defensorias públicas estaduais do brasil. É O DR. CID FERREIRA GOMES, esse mesmo que recebeu das mãos da dra. francilene gomes a comenda " AMIGO DO DEFENSOR PUBLICO", AGORA MOSTRA COMO ELE TRATA A QUEM LHE APOIOU. COM UM PÉ NA BUNDA E PT SAUDAÇÃO!!!!!

Anônimo disse...

ALGUÉM JÁ DEU UMA OLHADA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ADPEC? TEM CONTA DE CELULAR DA TIM DE MAIS DE R$ 1.000,00 (MIL REAIS)-SET/2007, PASSAGENS PARA JUAZEIRO PARA PRES, VICE-PRES E PRO RENAN EM R$ 1.500,00, E AINDA "DESPESAS DIVERSAS" EM QUASE R$ 1.000,00 (MIL REAIS).TODO MÊS TEM APOIO FINANCEIRO À FEDERAÇÃO DE BAIRROS E FAVELAS EM R$ 200,00 A R$ 250,00, E A CONTRIBUIÇÃO PARA A ANADEP EU NÃO ENTENDO, UM MÊS É R$ 1.300,00 E NO OUTRO É R$ 2.300,00. PENSO QUE TENHA QUE SER FEITA UMA ASSEMBLÉIA JÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!

Anônimo disse...

E NAO FOI FEITO A PRESTAÇAO DE C
ONTAS DA GESTAO DA FRANCILENE NAO, O QUE,POR SI SÓ, TORNA IMPRESCINDÍVEL A REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA IUMEDIATAMENTE.
Cuidemos de nossa contribuução pois ela é muito suada e muito mal usada.
,

Anônimo disse...

Pessoal: Li no estatuto da adpec que nós podemos (1/3 dos associados) obrigar a presidente da adpec a fazer a Assembléia Geral Extraordináira.
Vamos nos organizar e forçar essa barra porque senao vamos nos lascar cada vez mais.
Ajude mais uma vez os defensores Eliomar e coloque um post propondo isso.

Anônimo disse...

EXCELENTE, OBRIGADO AMIGO OU AMIGA DEFENSORA. A SOLUÇÃO ESTÁ AÍ, SÃO AO TODO 264 ASSOCIADOS, SENDO ASSIM PRECISAMOS DE 88 ASSINATURAS PARA A CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. SÓ UMA SUGESTÃO: VAMOS COLHER AS ASSINATURAS DE FORMA ELETRÔNICA, E COMO SERIA ISSO? SIMPLES, CONFIRMAÇÃO VIA EMAIL. ALGUÉM QUER ENCABEÇAR ESSA TAREFA?

Anônimo disse...

Os Defensores Públicos do Ceará estão indignados com a atitude da nova presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará que está usando a instituição para fazer lobby político. Por qual motivo, ela ainda não agendou uma Assembleia Geral Extraordinária para debater a atitude do governador CID GOMES em não reconhecer o direito dos defensores publicos do ceará em ter sua remuneração equiparada ao dos promotores de justiça. Mas o que mais incomoda é a falta de atitude da presidente da ADPEC. Ela é muito jovem, não tem maturidade política. Se satisfaz com apenas telefonemas e aperto de mãos de parlamentares se dizendo "sensíveis" à causa dos defensores publicos. Precisamos de uma pessoa FORTE e DESTEMIDA, que não tenha apego a holofotes e flash, e sim , que seja apegada à nossa luta. ISSO A DRA. FRANCILENE GOMES TEM DE SOBRA. EXIGIMOS UMA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA A PRIMEIRA QUIZENA DE JANEIRO/2008. Não podemos ficar refém da "boa vontade política" da dra. mariana em negar um direito da categoria.

Anônimo disse...

OLHA AÍ PESSOAL O QUE EU DESCOBRI NO ESTATUDO DA ADPEC:

VIII – praticar os demais atos relacionados com a direção da entidade, supervisionando, inclusive, todos os setores, e decidir casos urgentes “ad referendum” da Diretoria ou da Assembléia Geral, desde que devidamente justificados.
Parágrafo único. O presidente da ADPEC, ou pessoa por ele indicada, nas viagens, a serviço da Associação, ou representando a categoria, em eventos ou assembléias, terá suas despesas pagas pela Associação, com direito a passagens aéreas e/ou terrestres e diárias correspondentes a 80% (oitenta por cento) do salário mínimo vigente, sem comprovação de despesas.

OLHEM AÍ, ALEM DE GANHAR O SALARIO INTEGRAL ( ATÉ AÍ EU CONCORDO), AGORA GANHAR DIÁRIA DE 80% DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE PARA EXERCER UMA FUNÇÃO PELA QUAL JÁ É PAGA, AÍ É CURTIR COM A NOSSA SUADA CONTRIBUIÇÃO, E MAIS, SEM COMPROVAÇÃO DAS DESPESAS. QUEREMOS UMA ASSEMBLÉIA PARA ACABAR COM ESSA MAMATA TAMBÉM......

Anônimo disse...

Primeiramente acho um pouco leviano tantas acusações graves sem que haja sequer identificação. A Mariana é uma pessoa muito dedicada, responsável e vocacionada para o cargo que está exercendo (Presidente da ADPEC) e eu, particularmente, não concordo com as opiniões exaradas sob o manto do anonimato nesse site.

Com relação à Dra. Angélica, trabalhei em Baturité e nunca ouvi falar que a mesma fosse preguiçosa ou coisas do tipo. Acho que ninguém melhor do que quem já passou por lá para fazer tal afirmação. Se alguém está dizendo isso, que se indentifique e dê "nome aos bois".

O fato de estarmos chateados com a nomeação frustrada do nosso colega Renan é natural, mas não acho que isso nos dê o direito de fazermos acusações apócrifas contra as pessoas da Mariana, Dra. Angélica, Francilene e outras.

Menos anonimato e mais coragem.
Mostremos nossas caras!!!

Roberta Quaranta

Anônimo disse...

A DRA. MARIANA TEM QUE APRENDER MUITO PARA TER O CARISMA E A LIDERANÇA DA DRA. FRANCILENE GOMES. BEM NA VERDADE, LIDERENÇA NÃO SE APRENDE, SE CONQUISTA. E ISSO, PELO QUE TO VENDO NA DRA. MARIANA NÃO VEM ACONTECENDO. ELA FALTA SE COMUNICAR MAIS COM OS COLEGAS. EM VEZ DE FICAR MANDANDO EMAIL, DÁ UMA LIGADINHA POR TELEFONE, COMO FAZIA A DRA. FRANCILENE, É SINAL DE VALORIZAÇÃO DO COLEGA, E, QUE SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE. O RESULTADO DESSA DIREÇÃO "RIGH TEC" FOI O QUE ACONTECEU NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NA VOTAÇÃO DAS EMENDAS. EU NÃO FUI, MAS ME DIGAM, QUANTOS DEFENSORES PÚBLICOS FORAM? PELO QUE SEI, SO O DR. RENAM , DRA. FRANCILE E OUTRA. ENTÃO, E COMO ERA NO TEMPO DA DRA. FRANCILENE GOMES? PELO MENOS UNS 20 DEFENSORES PUBLICOS ESTARIAM PRESENTE. DRA. MARIANA,NÃO FIQUE VISLUMBRADA COM HOLOFOTES E FLASH NÃO, FAÇA A ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA A PRIMEIRA QUIZENA DE JANEIRO/2008, OU SUA DIREÇÃO NA ADPEC VAI SE AFUNDAR MAIS AINDA!!!!

Anônimo disse...

Por qual motivo entao, ela não realizou ainda uma Assembléia Geral Extraordinária? Ademais, tudo que está sendo posto aqui não está ferindo a honra e nem a moral da dra. mariana, mas o que se questiona aqui é a sua capacidade de direção. ok?

Anônimo disse...

Se algum dos colegas realmente desejam a realização de uma Assembléia Extraordinária para prestação de contas ou elaboração de plano de gestão, porque não lançam a idéia no email: defensoresceara@googlegroups.com, um grupo de discussão por email que congrega mais de uma centena de defensores públicos estaduais. O interessado expõe seus motivos e solicita a assinatura eletrônica dos colegas, todos são identificados nos emails. É um pleito que encontra ressonância do Estatuto, não sei porque tanto prurido, se alguém achar que é necessário, que levante a hipótese.

Abs e um Próspero Ano Novo.

Bheron

Anônimo disse...

Caríssima roberta, por qual motivo aina não foi feita uma Assembléia Geral Extraordinária? O próprio Cid Gomes já disse que o seu compromisso com a Defensoria Pública do Ceará é só em preencher até a metade de vagas ociosas para o cargo de defensor publico. Temos que nos armar contra esse governo que nos enganou. Aliás, niguém, aqui, está denegrindo imagem de nenhuma dessas pessoas citadas por você não. Acontece que tem algo que não está correto! Senão vejamos, como é que uma pessoa assume a presidencia da ADPEC e não convoca nenhuma Assembléia Geral Extraordinária para expor os seus projetos e ouvir à classe? A segunda, por qual motivo a dra. mariana ( na pessoa da gestora e na da pessoa)vem realizando reuniões isoladas? Não seria mais proveitoso que todos participassem e que o leque de temas fosse mais amplo? O que foi acordade , com a dra. Francilene para que o amigo e batalhador RENAM CAJAZERIAS fosse preterido em detrimento da Dra. Maria Angélica, haja visto que até então, ela não fez parte da chapa que venceu, tampouco dos movimentos que os Defensores Públicos vem desenvolvendo nos últimos 03 anos. Qual foi a moeda de troca para essa armação?

Anônimo disse...

Gente, vamos manter a calma! A administração mal começou na DPG/CE. A Mariana acabou de assumir a Presidência e desde que era vice já vinha fazendo um trabalho brilhante. Quem está perto dela sabe como ela vem sacrificando o convívio familiar e a própria vida pessoal em prol das nossas lutas institucionais. O mesmo pode se dizer acerca da Francilene. As reuniões em grupos pequenos, na minha opinião, são mais produtivas do que aquelas em que comparecem milhares de pessoas e ninguém acaba decidindo nada. De qualquer forma, irei sugerir à Mariana que coloque no email institucional todas as reuniões da Adpec ou mande mensagens para quem se interessar comparecer e acompanhar o que vem sendo feito pela Adpec. Apesar de ser da Associação, estou bastante afastada, mas reconheço o esforço e dedicação da Mariana. Não estou defendendo a Dra. Angélica, nem a Mariana e nem a Francilene, apenas não acho certo se esconder sob o manto do anonimato para ficar fazendo insinuações de tais pessoas. Por que não se faz um requerimento escrito para a Adpec pedindo a prestação de contas atualizada ou até mesmo explicações sobre estas???? Acho que tal solução seria mais fácil para resolução do impasse. Temos que manter a integridade e unidade institucional e não nos desunirmos nesse momento. Se juntos já está difícil com o Governo Cid, quem dirá separados.

Abraços,
Roberta

Anônimo disse...

O QUE SE SERIA DA DEMOCRACIA SE NÃO PUDÉSSEMOS EXERCER NOSSA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O USO DO ANONIMATO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, NÃO É MESMO CARO ELIOMAR? ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Concordo com você Roberta, agora seria melhor realizar uma Assembléia Geral Extraordinária,pois, só assim, todos nós teríamos a oportunidade de participar de tudo o que está acontecendo e decidírmos em conjunto. Até porque toda decisão de categoria ou classe só tem legalidade jurídica se tomada em Assembléia Geral Extraordinária e não em reuniões isoladas. Não vejo motivos para não haver uma Assembléia até porque seria uma forma da dra. Mariana acalmar os ânimos e expor o seu trabalho diante desse governo. Já que é próxima da presidente da ADPEC converse com ela, e , veja a possiblidade de uma Assembléia Geral Extraordinária para janeiro/2008. E é até bom que acontecça essa Assembléia e não reuniões isoladas, pois assim , o pessoal da Casa Civl do GOVERNADOR CID GOMES , irá tomar conhecimento do nosso movimento. Terá um viés político diferente do que ocorre eum uma reunião isolada. É bom contar com você para enriquecer esse debate em prol da categoria.

Anônimo disse...

Tem algo na postagem da dra. Roberta Quaranta que não concordo. Ela disse que nas Assembléias Gerais Extraordinárias realizadas comparecem "milhares de pessoas". Já fui a algumas assembléias, e pelo que minhas lentes oculares puderam captar , pelas minhas contas, não passava de 25 defensores públicos. E aonde está o restante dos "milhares de pessoas"? É a única categoria onde não há a presença maciça de seus associados! Esse vácuo institucional não seria um voto de protesto ? O papel de protestar, de se indignar e de se revoltar não é da Defensora Pública Geral não, pois ela está defendendo o seu governo, seu "patrão". Cabe à presidente da ADPEC sair da cena de coadjuvante e passar a ser o papel principal dessa novela que se chama DEFENSORIA PÚBLICA DO CEARÁ. Ha, colega Bheron, ainda não tive o prazer de conhecê-lo, seus posts são racionais e lógicos, contudo, o senhor acha que está correto não haver uma Assembléia Geral para debatérmos a atitudde desse governador para com a categoria dos Defensores Públicos do Ceará. Como disse um colega acima, os defensores públicos do RS conquistaram seu subsídio de forma escalonada. O Piauí , colega do lado, estado mais pobre que o Ceará, há muito tempo já houve a equiparação. ALIÁS,NÃO ESTA HAVENDO NEM ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA,QUANTO MAIS EXTRAORDINÁRIA!!!!

Anônimo disse...

RENAM, candidate-se à presidência da ADPEC nas próximas eleições. Te garanto que se você for o primeio, ninguém garfará o seu posto!!!

Anônimo disse...

OLHA AÍ PESSOAL, DEPOIS O GOVERNADOR DIZ QUE NÃO TEM DINHEIRO: CONCURSO PARA PROCURARDO DO ESTADO DO CEARÁ R$ 11.895,00 ( INICIAL, FORA AS GRATIFICAÇÕES POR META, E ADVOCACIA PARTICULAR). QUAL A CONCLUSÃO QUE SE PODE TIRAR DISSO? QUE O GOVERNADOR DO CEARÁ TÁ POUCO SE LIXANDO PARA QUEM DEFENDE ( DEFENSORES PUBLICOS) OS POBRES!!!!!! COM A PALAVRA DRA. FRANCILENE E DRA. MARIANA......

Anônimo disse...

Quero saber porque tanto segredo na posse que será dada hoje para a nova siubdefensora geral, Dra. Angélica Ximenes. Terá algo de escondido nisso? Por que nao fazer uma festa de arromba como foram as festas da Dra. Francilene e a Dra. Mariana na ADPEC?
Alguém tem algo a esconder?
Não será um ato público e com a participaçãpo de todos nós?

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

veja como o Estado do Ceará faz um tratamento desigual e irracional entre os profissionais juristas que defendem a Máquina (ou o interesse público secundário, segundo os melhores doutrinadores no assunto)e os profissionais juristas que defendem o próprio povo (interesse público primário).

Assim, para os Procuradores do Estado, a remuneração é de R$ 11.895,00 e para os Defensores Públicos a remuneração é de R$ 5.861,09, menos da metade daquela, ou seja, para defender a máquina, boa remuneração, para acusar (Ministério Público, boa remuneração, para julgar (Juízes), boa remuneração. E para defender o Povo, para levá-lo ao Tribunal para exigir seus direitos?? Aí a remuneração já não é digna.

Ainda tem mais, há mais exigência para ser um Defensor Público do que para ser um Procurador do Estado. Para a Defensoria tem prova oral e a exigência de 2 anos de atividade forense, o que não é requerido para a Procuradoria, e olhe que ambos os concursos serão feitos pela CESPE - UNB.

E ainda, o Procurador, além de ter o salário mais de duas vezes maior do que o de Defensor Público, ainda pode advogar, e ganhar muito por fora, como de fato acontece, é só procurar saber quem são os Procuradores de Estado e quais os grandes escritórios em os mesmos trabalham.

Para piorar, os Procuradores que vão para o interior têm ajuda de custo, enquanto que os Defensores, não têm absolutamente nada.

Tudo o que estou afirmando consta nas leis orgânicas estaduais de ambas as carreiras, bem como nos editais dos concursos que estão abertos.

"EDITAL N.º 1 – PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO CEARÁ, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007:

1.2 A seleção para o cargo de Procurador do Estado – 3.ª categoria, constante deste edital, será composta das seguintes fases:
a) exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de prova objetiva e de prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório;
b) avaliação de títulos, de caráter classificatório.

2.1 REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) .
2.3 REMUNERAÇÃO: a remuneração do Procurador do Estado será composta de vencimento-base,gratificação de defesa judicial e consultoria jurídica da Administração direta e gratificação de aumento de produtividade, podendo chegar a R$ 11.895,35 (onze mil e oitocentos e noventa e cinco reais e trinta e
cinco centavos). Aos Procuradores lotados nas Procuradorias Regionais também será concedido auxíliomoradia,na forma do artigo 84 da Lei Complementar Estadual n.º 58/06. "

"EDITAL N.º 1 – DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DO ESTADO DO CEARÁ, DE 31 DE OUTUBRO DE 2007:

1.2 A seleção para o cargo de Defensor Público Substituto, constante deste edital, será composta das seguintes fases:
a) provas de habilidades e conhecimentos mediante aplicação de prova escrita preliminar objetiva e de provas escritas específicas, de caráter eliminatório e classificatório;
b) inscrição definitiva, de caráter eliminatório;
c) prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
d) prova de títulos e entrega de currículo, de caráter classificatório.

2.1 REQUISITOS BÁSICOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de
graduação em Direito, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, registro na
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência mínima de dois anos de prática profissional como advogado ou em estágio profissional em Direito, desde que oficial e reconhecido .

2.3 REMUNERAÇÃO: R$ 5.861,09 (cinco mil e oitocentos e sessenta e um reais e nove centavos)."


Magistrados e Promotores, justamente por não puderem advogar, ganham um pouco mais que Procuradores, cerca de R$ 14.500,00. Magistrados ainda têm casa no interior, para residir.

O que quero dizer é que a remuneração de Procuradores é justa, e o trabalho de defender a Máquina é importantíssimo, assim como aquele desenvolvido por Juízes e membros do Ministério Público. Entretanto, a remuneração de Defensor Público não condiz com a complexidade, a dignidade e a grandeza do cargo, merecendo rápira e merecida adequação, que o que pleiteamos justamente deste Governo, do próprio Governador Cid Gomes.

O Estado do Piauí, economicamente mais frágil que o Ceará, através da lei estadual 5.505, de 26 de outubro de 2005, já resolveu este problema, concedendo aos defensores de lá a adequação vencimental que a própria Constituição Federal já prevê. O mesmo ocorreu com demais Estados brasileiros, como por exemplo o Rio de Janeiro, Mato grosso do Sul, etc.

Sabemos que uma adequação deste porte, e por conta de anos e anos de descaso, não pode ser feita de uma única vez, por isso já foram realizados estudos para que ocorra em dois ou três anos, de maneira que, até o fim do Governo Cid Gomes, sendo esta a vontade política do Governador, o que ainda confiamos que seja, esta discrepância esteja resolvida.

Abs

Bheron Rocha
Defensor Público

Anônimo disse...

O Bheron também acredita em papai noel,nas estórias da carochinha e na palavra da Francilene Ferreira Gomes de Brito Bessa?
Se acreditar,deve acreditar também nessa adequação,depois daspalavrasproferidas pelo Governador na Assembléia Legislativa.

ACORDA BHERON!!!!!!!!!!!!
Greve já!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

JÁ VENHO DIZENDO HÁ ALGUM TEMPO E SÓ TENHO RECEBIDO CRÍTICAS POR PARTE DE ALGUNS DEFENSORES PÚBLICOS. ESTÁ NA HORA DE REALIZÁRMOS UMA ASSEMBLÉLIA GERAL PARA DELIBERÁRMOS SOBRE UMA GREVE DE 24HORAS. AGORA VOCÊ VIU , NÃO É AMIGO BHERON? TÁ VENDO QUE ESSE GOVERNO TÁ POUCO SE LIXANDO PARA OS DEFENSORES PÚBLICOS, NÃO É? E AINDA VOCÊ DEFENDE ESSAS REUNIÕES ISOLADAS QUE A PRESIDENTE DA ADPEC VEM REALIZANDO EM VEZ DE ASSEMBLÉIAS GERAIS. ELA , DRA. MARIANA, JÁ MARCOU MAIS UMA "assembleiazinha", reunioes isoladas, para deliberar sobre certos assuntos da categoria. PRECISAMOS REALIZAR COM A MÁXIMA URGÊNCIA UMA ASSEMBLÉIA GERAL DA CATEGORIA. PESSOAL NÃO SOU CONTRA A DRA. MARIANA NÃO, EM A CONHEÇO PARA FAZER UM JUÍZO DE VALOR SOBRE A SUA PESSOA, ACONTECE QUE JÁ VAMOS PARA 60 DIAS DE NOVA DIREÇÃO DA ADPEC E NEM SEQUER SABEMOS DOS SEUS PLANOS, ADEMAIS, É UM DIREITO DA CATEGORIA TER UMA ASSEMBLÉIA GERAL. A DRA.FRANCILENE SEMPRE REALIZOU ASSEMBLÉIA MESMO SABENDO QUE IRIA SER QUESTINADA. TÁ VENDO POR QUE EU DIGO QUE A DRA. MARIANA NÃO TEM MATURIDADE POLÍTICA PARA RECEBER CRÍTICAS OU ENFRENTAR DEBATES!

Anônimo disse...

A questão é muito simples: a dra. mariana está fazendo o jogo do governador cid gomes, ou seja, não está realizando assembléia geral para não ser deflagrada uma greve da categoria. Dra. Mariana Albuquerque a senhora não pode, sozinha, deliberar acerca das nossas vontades não. A senhora não está sendo correta com os associados. Não queremos saber de festas e/ou eventos. Queremos exercer nosso direito de ter realizada uma Assembléia Geral.

Anônimo disse...

Tenho a profunda certeza, de que, se a dra. mariana albuquerque se candidatasse para o cargo de presidente da ADPEC não seria eleita. Ela só está presidente da ADPEC por que herdou da dra. Francilene gomes. Dra. Mariana Albuquerque queremos uma Assembléia Geral e não reuniões de grupinho de amigos para trocarem figurinhas não! A Senhora não está respeitando o estatudo do ADPEC. Por que foges a um debate franco e aberto? O que há por trás dessa sua atitude em não realizar Assembléia Geral? Por que a senhora se cala diante de tanto questionamento sobre a sua gerência a frente da ADPEC?

Anônimo disse...

Essa ADPEC que está aí é pra inglês ver. É prá fazer caras e bocas em reuniões fora do Estado do Ceará e prometer o que não pode ser cumprido.
Que é isso Dra. Mariana? A senhora está epnsando que nós somos tolos? Somos não senhora. Apesar de mais novos na Defensoria Pública somos muito sagazes e já estamos nos sentindo enganados pelo Governo e pela Defensora Geral. Não aumente o rol de nossa decepção não pois temos o poder até de convocar assembléia geral extraordinária para fazer o que queremos, inclusive para destituí-la do cargo de Presidente da ADPEC.
Olho vivo Dra. Mariana.

Anônimo disse...

O interessante é que ao acessar o site da ADPEC ( www.adpec.org.br) tem um link só para mostrar as fotos das festas e confraternizações. Convoco a todos os defensores públicos novos, contudo experientes e sabedores dos seus direitos junto à ADPEC, que façamos desse espaço virtual para cobrármos dessa presidente da insitituição que nos representa a realizar de imediato uma Assembléia Geral , seja ela ordinária ou extraordinária. A dra. Mariana Albuquerque está dislumbrada com as entrevistas e telefonemas de políticos. Somos uma instituição autônoma e independente. Não queremos ser tutelados por nehum político ou que a faça às vezes. O que me intriga, é que a dra. mariana tá pouco se preocupando o que estamos debatendo nesse blog. Já está no site da Adpec uma nova convocação para outra reunião de amiguinhos para trocarem figurinhas. Queremos uma Assembléia Geral já! É nosso direito realizármos uma assembléia geral. Já se vão mais de 40 dias de posse da dra. mariana a frente da adpec e nada de uma assembléia geral. E o que dizer dessa gratificação de 80% face ao salário mínimo vigente, que a presidente da adpec recebe em viagens. Se ela viaja para tratar de assuntos da nossa categoria é função dela. Ela foi eleita para isso. Isso aí é um assalto aos nosso bolsos. Como disse o colega, se caso a dra. mariana resista a uma convocação de uma Assembléia Geral,vamos fazer uso dos nossos direitos usar o que o estatuto da ADPEC dispõe e convocar uma Assembléia Geral Extraordinária. Nunca tinha visto antes uma presidente da ADPEC tão sem representatividade e presença como essa que aí está. A contar pelo cargo que herdou. Já viram o concurso para procurador de estado? Dinheiro tem, não queremos mais desculpas. Estamos cansado de tanta promessa. Em agosto de 2007, numa assembléia geral realizada, a própria mariana disse que já estava tudo pronto para o envio a Assembléia Legislativa da mensagem do governador, e, que, só estavam esperando a posse da Francilene, e agora Dra. Mariana, por que não vamos para uma Assembléia. Do que temes?