segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

PORTADOR DE HANSENÍASE TERÁ DIREITO A PENSÃO

"Aos 102 anos, José Garcia da Cruz, será o primeiro brasileiro a receber indenização do governo pela violação de direitos que sofreu ao ser internado compulsoriamente, há 66 anos, no Hospital São Julião, em Campo Grande. O hospital havia sido inaugurado um dia antes e se destinava a abrigar pessoas com diagnóstico de hanseníase, doença que, na época, era chamada de lepra.Garcia vai receber pensão especial vitalícia de R$ 750 por mês. Já debilitado pela idade avançada, ele disse que achou “bom” ser o primeiro beneficiado com a pensão.
Da década de 1920 até 1986, as pessoas com diagnóstico de hanseníase eram obrigadas pelo Estado a se isolarem ou se internarem em hospitais-colônias para evitar o contato com outras pessoas.
Após tantos anos de confinamento, afastado da família e do círculo social, atualmente José Garcia recebe apenas a visita de uma cunhada, que chegou a levá-lo para morar em sua casa. Porém, Garcia não se habituou e após alguns meses retornou ao hospital. Como o benefício é retroativo a maio deste ano, data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto instituindo a pensão, Garcia, a exemplo dos demais beneficiados, receberá cerca de R$ 5,5 mil na primeira parcela. Inicialmente foram aprovados 56 requerimentos de pensão que deverão ser pagos até o final de janeiro de 2008. Na próxima semana, um grupo de 22 pessoas começa receber o valor mensal. A Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que ente 3 e 4 mil pessoas tenham direito ao benefício."

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: