segunda-feira, 13 de abril de 2009

SEMINÁRIO DEBATE A FORTALEZA ONTEM E HOJE

Tudo pronto para o I Seminário Fortaleza - Ontem e Hoje, uma promoção que mobilizará alunos do Colégio Liceu do Ceará, a partir desta terça-feira. O evento integra-se à festa dos 283 anos da cidade e surge como mais uma contribuição ao debate por uma cidade justa e mais humana. O programa já está definido, segundo o professor Auriberto Cavalcante, coordenador-geral.

DIA 14 - 8 horas - Abertura

8h20min - Palestra-Debate "Fortaleza - Ontem e Hoje" por José Sales, arquieto, urbanista e professor da UFC; e Paulo Tadeu, jornalista, folclorista e professor da Uece

14 horas - Palestra-Debate "O Passeio Público e sua Importância Histórica", com Zelito Magalhães, jornalista, historiador e escritor
Debate "Fortaleza - Ontem e Hoje" com Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez.

Palestra-Debate " A Política Cultural de Fortaleza" com representante da Secretaria de Cultura de Fortaleza; Auriberto Cavalcante, professor, jornalsita, poeta e coordenador do Grupo Chocalho; e escritores convidados.

DIA 15 - Quarta-feira

8 horas- Palestra-Debate "O Trânsito em Fortaleza" com Carlos Henrque, diretor de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de ortaleza (AMC).

14 horas - Palestra-Debate "Uma Visão jornalistica - Fortaleza, Ontem e Hoje com Eliomar de Lima, jornalista, professor e radialista e convidados.

DIA 16 - Quinta-feira

8 horas - Palestra-Debate "A Educação em Fortaleza", por autoridade das secretarias da Educação do Município e do Estado, professores, estudantes e Sindicato Apeoc.

14 horas - Palestra-Debate "A Segurança Pública em Fortaleza" por autoridade da SSPDS, professores, estudantes e convidados.


SERVIÇO

Local - Colégio Liceu do Ceará
Informações - (85) 91 42 31 95 - 31 01 22 62 (Liceu do Ceará)
E-mail - auribertocavalcante@ig.com.br

4 comentários:

Prof.Luiz Lopes Correa disse...

Acredito que faltou ai o nome do Narcelio Limaverde.Além de ser o mais completo memorialista da cidade ainda tem o acervo do pai que cultivsava os fatos e as coisas da cidade durante 43 anos tempo em que o programa Cousas Que o Tempo Levou esteve no ar na velha PRE9.O Narcelio sabe mais sobre Fortaleza do que todos os pseudos "entendidos" sobre a cidade e seus causos...Um debate sobre a nossa cidade fica capenga sem a presença dele.

Lauro Jaya Junior disse...

Alguem pode explicar a ausencia do Narcelio Limaverde? Pelo que eu sei o tal Nirez só entende daqueles discos velhos em 78 RPM e os outros que estão listados nunca ouvi falar..

Leninha Andrade disse...

Os comentaristas que sentiram a falta do Narcelio Limaverde estão inteiramente com a razão.O Narcelio é o mais completo memorialista da cidade.Uma palestra dele sobre Fortaleza é de se cobrar ingresso e não reclamar.Ele pode falar sobre a nossa cidade durante 3 dias e 3 noites e ninguém cansa....

Prof.Carlos de Alencar Castelo Branco disse...

Uma vez numa mesa de bar ouvi o Narcelio contar as estórias do Bode Yoyô e foi a coisa mais interessante que já ouvi na minha vida.No desfilar de "causos" sobre Fortaleza ele fala sobre figuras famosas da cidade como o Dr.Batérico.Perguntem a ele sobre a estória do palitó do dr. Baterico!Tem também as estórias sobre os nascimentos de frases e ditados tais como:"Queima Raparigal!"-"Ai da Base!"-"Desce daí Baltar!" e muitas outras que não recordo agora.Estão também no acervo de sua memória as estórias sobre politicos como Parsifal Barroso, Acrisio Moreira da Rocha, Severino Sombra,Bonaparte Pinheiro Maia, Pontes Neto, Dorian Sampaio etc..etc..etc..
Quando ele quer falar sobre colegas de profissão é bom perguntar prá ele sobre o Peixoto de Alencar, o Edesio Amorim, João Ramos, Mozart Marinho, Augusto Borges,Guilkherme Neto, Aneide Maia,Aderson Braz..Todas essas figuras fizeram a cidade de Fortaleza ser uma cidademais alegre e bem humorada.Para finalizar se vocês tiverem oportunidade um dia peçam ao Narcelio prá falar sobre a Feira de Amostras, a Praça do Ferreira, a Paixão de Cristo no Teatro José de Alenar e sem esquecer as sessões das 4 do Diogo e leves pinceladas sobre o Cine Centro e Cine Rex.Ele também tem estórias maravilhosas sobre o Cine Familiar que era administrado pelos frades alemães e as tertulias do Suerdick e Maguari...Ouvir o Narcelio é reviver os melhores momentos de Fortaleza...