sexta-feira, 17 de abril de 2009

BANCADA SULISTA QUER "MELAR" CRIAÇÃO DA UNILAB


O projeto de lei 3891-A/2008, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) corre sério risco de ser barrado na Comissão de Educação da Câmara. Segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), é inquestionável para o Ceará e para o Nordeste a necessidade dessa matéria ser aprovada, pois fortalecerá o intercâmbio cultural entre comunidades de língua portuguesa, mas há um dado preocupante.
Conforme o parlamentar, o relatório apresentado pelo depuado federal Antônio Carlos Biffi (PT-MTS) teve pedido de vistas pelo deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), alegando a indefinição da alocação dos recursos no Orçamento da União, demonstrando que muitas universidades sulistas estão fechando cursos por falta de verbas. A Unlab também é questionado no tocante ao projeto pedagógico e porque ainda não se tem garntido para a União a titularidade do terreno onde será instalado o Campus da Instituição. Há um custo estimado de R$ 189 milhões para a obra.
Como membro da Comissão de Educação, Gomes de Matos iniciou articulação contra essa ofensiva, anunciando que na próxima quarta-feira, haverá trabalho de pressão por parte de setores do Nordeste. "Essa é uma questão nacional e não só de Nordeste", acentua o parlamentar tucano. Ariosto Holanda (PSB), também dessa comissão e da base governista, iniciou reação.

Um comentário:

ferreira disse...

Dep.Federal Lobbe Neto (PSDB/SP) - De onde, senão do PSDB/SP, poderia vir atitudes como essa? Para os tucanos paulistas, à frente o José Serra, o Brasil se resume a S.Paulo. Fora dalí é resto. Elejam o Serra e verão como ele tratará o Nordeste.