quarta-feira, 8 de agosto de 2007

POLÍCIA FEDERAL ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR CEARÁ STEEL

"A Polícia Federal iniciou inquérito criminal contra o projeto Ceará Steel, complexo siderúrgico de US$ 830 milhões e que prevê produção de 1,5 milhão de toneladas de placas de aço ao ano. O Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) confirmou hoje que o encaminhamento de ação ordinária contra o projeto na Justiça do Rio deu origem a um inquérito criminal na PF. A entidade é contrária aos moldes atuais do projeto que prevê "uso de gás subsidiado" na avaliação do vice-presidente executivo do instituto, Marco Polo de Mello Lopes. "Se mudarem a rota tecnológica do projeto, com uso de carvão e não de gás subsidiado, nós do IBS não teremos nada contra à Ceara Steel", disse o executivo, frisando que o instituto não é contrário a empreendimentos siderúrgicos.

Segundo o advogado Marcelo de Paula Marcillac, constituído para defender os interesses do IBS em suas representações na Justiça contra o suposto uso de gás subsidiado no empreendimento, o inquérito criminal tem um prazo de 30 dias para análise e investigação, por parte da PF. Se depois desse prazo a Polícia concluir que há informações suficientes, será instaurada uma ação criminal contra o empreendimento. Ainda de acordo com o advogado, as razões para a abertura de um inquérito criminal se devem ao fato de que foram encontradas "sinalizações" de ações criminosas ligadas ao empreendimento. São elas: crime contra ordem econômica; concorrência ruinosa; e crime tributário."


(Portal Exame)

Um comentário:

José Sales disse...

Pelo que se vê esta Polícia Federal serve para tudo mesmo, até para verificação de adequabilidade de Políticas de Atração Industrial levadas a cabo pelos Estados. E o Pacto Federativo foi para "as cucuias" mesmo. Outra que causa espécie do IBS é esta imposição de determinar até a matriz energética do empreendimento. Se for carvão mineral, altamnente poluentem, pode. Se for gás não pode. Tem que ser "estilo Cubatão" e pronto! Onde é que estamos, meus senhores, na Alemanha Oriental, antes da queda do Muro de Berlim, um dos países mais poluidores da História da Humanidade?