terça-feira, 9 de outubro de 2007

CLIMA ANDA CARREGADO E O "FORA RENAN" AMADURECE

"O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acaba de contar a Carol Pires, repórter do blog, que 20 senadores de diversos partidos, com os quais esteve reunido até há pouco no gabinete de Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB, decidiram pedir a Renan Calheiros que se afaste de imediato do cargo de presidente do Senado.
Farão isso, um por um, em discursos da tribuna tribuna do Senado, esta tarde. O primeiro a fazê-lo foi Jefferson Perez (AM), líder do PDT.
- Renan não tem mais condições de continuar presidindo o Senado - declarou Perez em nome do seu partido.
Dos 19 senadores, apenas três são do PT. São 81 senadores no total. Metade deles não está no plenário.
Os rebelados estipularão um prazo que se esgotará no dia 2 de novembro próximo para que o Conselho de Ética do Senado julgue os demais processos por quebra de decoro que correm ali contra Renan. Do contrário, passarão a obstruir as votações no Senado (alô, alô, CPMF!).
(Atualização das 16h33 - Renan assumiu a presidência da sessão. Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, está começando a falar.
- Chegamos a uma situação que não sei mais para onde iremos. O que importa não são mais os processos que existem contra Vossa Excelência. É a situação do quadro político de Vossa Excelência que se agravou. Chegamos a um ponto onde não podemos ir mais além. Agora temos um assessor de Vossa Excelência (Francisco Escórcio) que se envolve em um episódio [de espionagem] contra os senadores Demóstenes Torres e Marcone Perillo. Esperei que Vossa Excelência se afastasse do cargo de presidente do Senado depois de ter sido absolvido por 46 colegas seus em recente processo.
(Virgílio já falou com mais desenvoltura. Parece medir as palavras.)
- O Senado vive uma situação anômala. E hoje, depois de ter me comportado com muita sobrieade ao ongo de todo esse período, digo a Vossa Excelência que fui eu que segeri bloquearmos todas as votações daqui para frente, inclusive nas comissões. Mas outra foi a posição tomada coletivamente. Estou aqui às ordens para quem queira julgar minha vida pública [não dá para entender direito o que ele quis dizer]. Eu estou de acordo que Vossa Excelência não tem mais condições de continuar presidindo esta Casa.)
(Atualização das 16h53 - São os 19 ou 20 senadores de sempre. Que pedem há muito tempo a saída de Renan da presidência do Senado. E que continuarão pedindo.
Talvez consigam, no máximo, o afastamento do cargo de Francisco Escórcio, vulgo Chico Escórcio, assessor especial de Renan, envolvido na tentativa de espionar os senadores Diógenes Torres, DEM-G), e Marcone Perillo, PSDB-GO."

(Do Blog do Noblat)

Nenhum comentário: