domingo, 7 de outubro de 2007

EX-PRESIDENTE DO STF, NELSON JOBIM AVALIA QUE VOTO É DO CANDIDATO E NÃO DO PARTIDO


"O ministro da Defesa, Nelson Jobim, discorda da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira, que impôs a fidelidade partidária e determinou que o parlamentar que troque de partido pode perder o mandato. Ex-deputado constituinte, ex-ministro da Justiça e ex-presidente do STF, ele avalia que o voto, tal como está montado o sistema eleitoral no Brasil, é do candidato e não da legenda. Jobim ressalva que decisão do STF 'tem que ser cumprida' e vê um lado positivo, que resume assim: 'Antes não se fazia a reforma política porque os parlamentares podiam transitar de um partido para outro, levando seus votos. Agora não se pode transitar nem também ficar congelado.' Por isso, ele acha que o Congresso pode finalmente se mobilizar para fazer a reforma política.

Com relação ao ministério, Jobim diz ter com os militares uma relação de transparência absoluta. 'A relação é ótima. E tem uma coisa que já aprenderam: eu sei dizer não. Outra coisa importante é ter capacidade decisória. Você não pode ter uma relação em que banque o esperto. A relação é de absoluta transparência, com tranqüilidade.' Ele confirmou que os dias de Milton Zuanazzi no comando da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão contados. "

Trechos da entrevista aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Se o voto pertence ao candidato então para que serve o partido?

Anônimo disse...

Essa de que o voto do candidato pertence ao partido, foi uma manobra dos partidos de oposição PSDB, PFL e PPS que até hoje não conseguiram balançar o governo do Presidente Lula, então arriscaram mais essa, entraram com o pedido ao Supremo para trazer de volta seus filiados e o Supremo deu parecer favorável.Vai começar agora a guerra para trazer de volta os deputados fujões e com isso tentar enfraquecer a base aliada do governo, é a eterna luta do mal contra o bem na política. – Façanha de Fortaleza - Brasil

Anônimo disse...

ATÉ PARECE QUE NUNCA HOUVE TROCA-TROCA DE PARTIDO NO BRASIL...É MUITA HIPOCRISIA PRO MEU GOSTO!