quarta-feira, 10 de outubro de 2007

PRESIDENTE DA OAB NACIONAL PEDE EM NOTA A SAÍDA DE RENAN CALHEIROS


O presidente da OAB nacional, Cezar Britto, divulgou nesta quarta-feira uma nota à imprensa, onde faz críticas ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que insiste em continuar no cargo mesmo sob protesto de todos da Casa.. Confira a íntegra da nota:

"A grave crise que atinge o Senado da República, decorrente da insistência do senador Renan Calheiros em permanecer na sua Presidência, indiferente ao clamor da sociedade civil brasileira, ultrapassa o limite do bom senso e da compostura. Configura por si só nova quebra de decoro.
A crise política decorrente de seu gesto se arrasta desde maio, quando a primeira das cinco denúncias que ele hoje enfrenta veio à tona. São cinco meses de resistência injustificada. Até os seus aliados de primeira hora já admitem que sua permanência no cargo prejudica não apenas a imagem, mas o próprio funcionamento do Senado e do Congresso Nacional.
A OAB, desde o primeiro instante, refletindo pensamento dominante na sociedade brasileira, posicionou-se pelo imediato afastamento do senador.

Sendo réu, não pode simultaneamente estar no comando do rito de seu próprio processo, nomeando e afastando relatores, ameaçando colegas, valendo-se, em suma, do cargo em proveito próprio. É um despropósito e uma imoralidade - e soa como deboche à cidadania.
A OAB associa-se desde já às manifestações da sociedade civil brasileira em prol do imediato afastamento do senador Renan Calheiros da presidência do Senado Federal - em nome da ética e em defesa da integridade moral da República.

O Senado da República não merece ser confundido com seu presidente. Mas, se os senadores assim não compreenderem estarão, perigosamente, contribuindo com aqueles saudosistas que querem extinguir o próprio parlamento. Restabelecer a dignidade do Parlamento brasileiro é tarefa urgente e fundamental para aqueles que defendem o Estado Democrático de Direito.
O Brasil é maior do que os seus parlamentares. Espera-se que os atuais representantes da cidadania brasileira também assim compreendam".

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanta perda de tempo da OAB. Enquanto ele tiver os seus pares na mão através de dossiês comprometedores não tem quem o tire de lá.