quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ÉPOCA CHEGA ÀS BANCAS LANÇANDO NOVA CARGA CONTRA EX-MINISTRO CIRO GOMES


E a Revista Época desta semana trará mais chumbo contra o presidenciável Ciro Gomes e seu "amigo-problema" como define o diretor afastado do BNB, Víctor Samuel. Confira:

"Buraco na defesa

Juiz do Piauí desmente versão de Ciro e nega ter mandado reduzir dívida de empresa com BNB Rodrigo Rangel

Há um mês, um amigo, apadrinhado político e arrecadador de campanha do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) virou alvo de investigações na Polícia Federal e na Controladoria-Geral da União (CGU). Victor Samuel da Ponte, diretor-administrativo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), atualmente afastado do cargo, é acusado de ter assinado ilegalmente um contrato de redução de R$ 65 milhões para R$ 6,6 milhões da dívida da empresa Frutas do Nordeste do Brasil (Frutan) com o banco. Segundo as acusações, ao assinar o contrato, Ponte contrariou o estatuto do BNB e normas da Advocacia-Geral da União (AGU). Essas normas proíbem acordos de redução de dívidas celebrados fora da Justiça, em caso de empréstimos com dinheiro de fundos constitucionais. Em defesa do amigo, Ciro Gomes disse que o acordo com a Frutan foi celebrado para cumprir uma decisão da Justiça Estadual do Piauí.

Na semana passada, essa versão foi desmentida pelo juiz da 1a Vara Cível de Teresina, Antenor Barbosa de Almeida Filho. Ele foi o responsável por uma sentença, em janeiro deste ano, que extinguiu uma ação da Frutan contra o BNB. Nela, a empresa exigia o cumprimento do contrato de redução da dívida assinado por Ponte e sob suspeita de irregularidade. "O Banco do Nordeste e a Frutan fizeram uma composição, da qual eu não participei, e me trouxeram o acordo feito por eles, assinado", disse o juiz a ÉPOCA. "Só competia a mim homologar o acordo." Na sentença, Almeida Filho escreveu que o acordo entre a Frutan e o BNB foi extrajudicial.

O processo que originou a decisão do juiz Almeida Filho foi obtido por ÉPOCA. Nele há uma descrição detalhada de como, em 31 de agosto de 2006, a Frutan entrou na Justiça para fazer valer o acordo de redução da dívida assinado dois meses antes por Victor Ponte. Uma cópia do contrato sob suspeita de irregularidade foi a principal peça da ação judicial da Frutan. Os documentos mostram também como a direção do BNB se comportou de forma suspeita depois da assinatura do contrato por Victor Ponte. Segundo auditores do banco, a diretoria do BNB deveria ter acionado de pronto a AGU para anular o contrato. Isso não foi feito. Em 26 de setembro de 2006, três meses após Ponte assinar o contrato de redução da dívida, a diretoria do banco se reuniu para referendar o acordo sob suspeita.

Na auditoria interna do banco, constam mensagens eletrônicas enviadas pelo superintendente jurídico do BNB, Nicola Moreira Miccione, a advogados e dirigentes do banco no Piauí. Nessas mensagens, Miccione determinou a formalização do acordo com a Frutan para sua homologação pela Justiça. Sua justificativa era que a diretoria do banco, inclusive o presidente Roberto Smith, referendara o contrato de redução da dívida. Em vários processos de redução de dívida semelhantes ao da Frutan, o BNB pediu a intervenção da AGU. No caso da Frutan, não houve nenhuma solicitação. Agora, a AGU diz que poderá recorrer à Justiça contra a redução da dívida. "Em tese, podemos propor a anulação do acordo e processar os diretores do banco por improbidade administrativa", disse a ÉPOCA o procurador-geral da União, Luís Henrique dos Anjos. Ele afirma aguardar orientação do ministro-chefe da AGU, José Antônio Toffoli, para decidir as providências a adotar no caso."

VAMOS NÓS - Pois é, Ciro está pagando por ter partido muito cedo na corrida presidencial. Grande parte da mídia nacional não gosta dele e, assim, aproveita qualquer situação para tentar desgastá-lo. A Política é dinâmica, como diria o ex-governador Gonzaga Mota. Nós acrescentamos: E, vez em quando, nojenta.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar!.Não é só uma parte da mídia que não gosta e nem engole o Ciro Peitudo Gomes não, tem mais gente por aí exemplo: essa foto do Ciro ilustrando a matéria, não tem nada haver com ele, foi tirada talvez num momento de contrariedade ou tensão não está legal, (e como eu não suporto o Ciro, vai essa foto mesmo sem retoque) Geralmente nas redações de jornais e noticiários existem arquivos de fotos de personalidades em diversas tomadas e ângulos, só escolher. Reproduzo um trecho do seu comentário: A Política é dinâmica, como diria o ex-governador Gonzaga Mota. Nós acrescentamos: E, vez em quando, nojenta, e eu completo e acrescento usando as palavras saídas da boca do Paulo Henrique Amorim. É mídia “Conservadora e Golpista”. - Façanha de Fortaleza – Brasil.

Anônimo disse...

O CIRO GOMES TEM UM DEFEITO, É IGUAL PEIXE, MORRE PELA BOCA! NÃO ERA A HORA DELE COMEÇAR A CORRIDA ELEITORAL NÃO. AINDA ESTÁ LONGE, SERÁ QUE ELE TERÁ FÔLEGO POLÍTICO ATÉ LÁ? ENQUANTO ISSO, ELE É O ÚNICO ALVO DA MÍDIA PARA A PRESIDÊNCIA, HAJA VISTO QUE OS OUTROS CANDIDATOS ESTÃO NA ENCOLHA. FOI DE UM AMADORISMO TAMANHA ESSA POSIÇÃO DELE SE LANÇAR À PRESIDÊNCIA. ESTÁ PAGANDO UM PREÇO MUITO ALTO.

Anônimo disse...

quem são os donos das frutas do brasil s/a?

www.blogueisso.com/norton...