segunda-feira, 20 de abril de 2009

ECONOMIA SOLIDÁRIA PODE SER SAÍDA PARA A CRISE, DIZ PAULO SINGER



"Se a crise econômica bate mais forte para os mais pobres, é também nas comunidades carentes que surgem iniciativas que provocam maior dinamismo para as atividades comerciais locais. Clube de trocas, cooperativas de trabalhadores e de consumidores e bancos comunitários são fenômenos da chamada economia solidária que vêm experimentando no Brasil um verdadeiro boom e têm dado condições de sobrevivência a comunidades das periferias das grandes cidades, do campo e de cidades menores. O economista Paul Singer está a frente da Secretaria de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele avalia que, em momentos de dificuldades, há a tendência de que as pessoas busquem alternativas ao modo de produção excludente. “O que menos se troca em um clube de trocas é mercadoria. Troca-se afeição, trocam-se histórias”, cita o economista em entrevista à Agência Brasil, destacando o caráter inclusivo da economia solidária. “O desemprego é horrível porque ele tira as pessoas do meio social delas”, considerou Singer em entrevista à Agência Brasil.

* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um dos maiores empregadores no Brasil são os condomínios pois contam com 3 ou 4 porteiros e 1 zelador. Assim como fizeram o Simples para pequenas empresas deveriam pensar em um Simples para condomínios.
Da mesma forma como o contrato com empregados domésticos foi simplificado deveriam adotar a mesma medida para os condomínios, que assim poderiam até contratar mais zeladores, por exemplo. Poucos sabem as regras e por isso ninguém quer ser síndico. Mas se as regras fossem as mesmas para empregados domésticos a simplificação e a redução dos custos seriam enormes.
Moramos em condomínios para facilitar nossas vidas e os empregados deveriam ser como os de nossa casa. Até mesmo a conta telefônica de um condomínio é taxada da mesma forma que a de uma grande empresa, cobrando-se a assinatura não residencial.

Paulo Marcelo Farias Moreira

VIGIA DAS ALMAS DO SOCIALISMOS disse...

Paul Singer foi um dos militantes radicais de esquerda. Hoje o que ele propõe é um remendo no capitalismo. pobre esquerda radical, seu destino é moribundo porque o poder lhe corrói a convicçao porque sua convicçao foi sempre imagética. VIGIA DAS ALMAS DO SOCIALISMO