domingo, 12 de abril de 2009

LULA - PAC É PRIORIDADE PARA GERAR EMPREGOS EM ÉPOCA DE CRISE


"A crise econômica mundial reforça ainda mais esse esforço de manter as obras do PAC em andamento, porque na hora que se enfrenta uma crise econômica é a hora de se gerar empregos. Foi o que disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (12/04), ao participar no Recife dos funerais do deputado federal e ex-governador Carlos Wilson. O presidente disse que o Brasil nunca esteve preparado para fazer obras de infra-estrutura: “Eu estou fazendo essas reuniões de avaliação nas áreas de infra-estrutura mais importantes, porque o Brasil estava desabituado a fazer obras de infra-estrutura. Eu digo sempre que os bancos públicos tinham desaprendido a emprestar dinheiro, o BNDES foi preparado, durante 10 anos, apenas para privatizar e não para viabilizar grandes investimentos”.
Durante a entrevista, o presidente citou o governador Eduardo Campos para dar um exemplo de como a máquina pública brasileira estava despreparada para realizar grandes projetos. “Eduardo disse que um bom projeto faz o dinheiro. E se você tiver dinheiro e não tiver o projeto, não acontece nada. A maioria das prefeituras não tem projetos, não estão preparadas para esse momento”, afirmou. “Você para fazer obra de infraestrutura precisa ter os projetos. E não havia projetos. Agora, como PAC, estamos fazendo obras e construindo prateleiras de projetos. Eu tenho certeza que Eduardo Campos quando deixar o governo de Pernambuco e quando eu deixar a presidência, os ministérios e as secretarias ligadas à área de infra-estrutura vão ter projetos prontos”, disse. Lula disse ainda que está realizando um grande esforço para que sejam cumpridos os prazos das obras do PAC. “Nós, agora, entramos numa fase de conclusão de obras do PAC. Eu estou fazendo reuniões com até 12 horas de duração, porque nós estamos chegando na fase final de obras importantes que precisam ser concluídas”, falou o presidente.
Segundo ele, algumas obras têm problemas, ora no Tribunal de Contas ora no Ministério Público ora com uma empresa concessionária. “Para resolver tudo isso, nós estamos fazendo uma espécie de operação-padrão para que a gente possa concluir as obras até 2010”, disse."

(Blog de Jamildo/Foto - JC)

Nenhum comentário: