quarta-feira, 22 de abril de 2009

PARQUES DE DIVERSÃO VIRAM "MICO" ENTRE INVESTIDORES NO BRASIL

"Parques de diversões, tidos como máquinas de fazer dinheiro nos Estados Unidos, transformaram-se num "mico" sem precedentes entre experientes investidores brasileiros. Playcenter, Terra Encantada, Water Park e Hopi Hari são exemplos de empreendimentos que desafiaram a lógica de fundos de private equity e de pensão: o investimento feito não retornou em dobro. Em poucos casos, aliás, retornou em alguma dimensão. O mais curioso é que investidores e administradores continuam sem saber o que deu errado. Alguns culpam a estratégia de marketing, outros culpam os próprios investidores que não quiseram dar um pouquinho mais para fazer o negócio funcionar. Há quem acuse o brasileiro por suas opções de entretenimento, trocando um dia no parque por um passeio no shopping center ou um dia inteiro na frente da TV.
Independente da causa, muitos desses fundos continuam na composição societária de parques de diversões, seja por falta de comprador ou expectativa de reverter parte do prejuízo. No caso do Wet'n Wild, as duas versões são válidas. A Fundação dos Economiários Federais (Funcef), fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, pode estar perto de receber, pela primeira vez, retorno financeiro de um investimento que fez há quase 13 anos - e só lhe rendeu dor de cabeça. O fundo entrou como o maior debenturista da sociedade Serra Azul, controladora do parque Wet'n Wild, na cidade paulista de Itupeva, na distribuição feita em 1996. À época, bancos e fundos adquiriram os papéis de dívida perpétua, total de R$ 54 milhões, parte da estrutura de financiamento para construção do complexo de lazer."

(Gazeta Mercantil)

4 comentários:

Anônimo disse...

Será que o mote serve para transmitir algum aprendizado aos planejadores do nosso AQUARIUM PARK ?

Anônimo disse...

Eliomar, o sucesso dos parques está ligado à existência de uma classe média robusta que sirva de clientela e possa pagar o preço dos ingressos. O pessoal do nosso Governo do Estado que cuida do investimento do aquário deveria ler essa notícia com atenção redobrada.

Anônimo disse...

Será que vão botar também MICO LEÃO GIGANTE dentro do ACCUARIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO?????

Anônimo disse...

O Dr Arialdo sabe muito bem da situação dos parques temáticos,pois já foi sócio e gestor de um deles. É estranho que com essa experiência aventure-se na construção do Aquário.