terça-feira, 21 de abril de 2009

SURGE PRIMEIRO PRÉ-CANDIDATO A PRESIDENTE DA OAB DO CEARÁ


E surge o primeiro pré-candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará. Trata-se do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace), Valdetário Monteiro, que contaria com o apoio do grupo do ex-presidente da entidade, Paulo Quezado, e de setores ligados ao grupo do ex-procurador-geral de Fortaleza, Deodato Ramalho.
Por enquanto, Valdetário evita definir-se como postulante, mas vem realizando trabalho na Caace em busca de maior visibilidade.
O atual presidente da OAB, Hélio Leitão, nada comenta sobre o assunto, por considerar muito cedo qualquer tipo de articulação eleitoral.
Também não confirma a informação de que poderia tentar um novo mandato.
A eleição na entidade ocorrerá só em novembro próximo. Mas, até lá, haja articulações de bastidores.

19 comentários:

Pedro Albuquerque disse...

Eliomar, se o Hélio Leitão for candidato à reeleiçao, já antecipo meu voto: meu voto será dele. Pedro Albuquerque, OAD No. 16.224.

Anônimo disse...

Como defendiamos a OAB Coragem, meus parabéns ao Valdetario que tem coragem de se dizer candidato. Pelo que dá a entender é que o Hélio Leitão quer ver o circo pegar fogo envolvendo o nome do Deodato, quando não há ligação entre nós e o Valdetário. No Conselho dele, Hélio Leitão, a divisão está grande contra um terceiro mandato. Este ano a noticia é de que não fez uma sessão por falta de quórum. A história do "Hélio Chaves" ganhou os fóruns faz tempo.

Anônimo disse...

Isso não tem nada a ver com o Deodato Ramalho.

Anônimo disse...

O Dr Valdetário vem desenvolvendo um excelente trabalho na Caixa, estou com ele!

Anônimo disse...

Amigo blogueiro Eliomar, agora que entendendo a piada no fórum sobre o Hélio Chaves. Um é bom, dois pode ser melhor e três é demais. O Hélio Leitão colocou esse rapaz na Caixa e agora não sabe se o apoia. Esquisito! Parace que a mosca azul picou um leitão.

Cliente disse...

Esse moço tem como sócio em escritório de advocacia o filho de um ministro do STJ, meu caro Eliomar? Alguém sabe responder?

Anônimo disse...

O trabalho que o Dr. Valdetario vem fazendo na CAACE o credencia de longe a ser o futuro Presidente da OAB/CE. Estamos com ele.

Anônimo disse...

Conheço Valdetário Monteiro, desde 2000, rapaz de origem humilde e um dos melhores advogados tributarista do Ceará. Sócio do Dr. Erinaldo Filho, Dr. Carlos Sintra ou do Dr. Caio Rocha sempre nos atende de forma atenciosa e prestativa. O trabalho desenvolvido na caixa é uma verdadeira revolução. Voto e defendo o nome do Dr. Valdetário Monteiro para presidente da OAB. CAETANO OAB 17595

Anônimo disse...

Quer dizer que o Hélio Leitão quer ser candidato de novo? Se isso se concretizar será, pelo que sei, a primeira vez que teremos alguem tentando o terceiro mandato na OAB-CE. Isso vai contra o espirito democrático que tanto a instituição prega e defende. E um dos pilares da democracia é a rotatividade no poder.... a renovação. Valdetário é uma jovem liderança que vem fazendo um excelente trabalho à frente da CAACE. Devemos apoiá-lo.

Lourival Chaves - Corretor de Seguros disse...

Estou com o Valdetário pq conheço o trabalho que ele vem desemvolvendo junto a CAACE e sei que ele será capaz de Presidir a OAB Ceará, Parabéns Valdetário vc tem futuro.

Anônimo disse...

Qual a posição de Hélio Leitão e Valdetário acerca do "Pacto" que pretende "facilitar o acesso do povo à justiça"?

E sobre a atuação de Gilmar Mendes ao investir contra a independência do ministério público e do poder judiciário? Não dá para disfarçar que não está ocorrendo algo muito grave. Pelo menos abrir a discussão a OABCE devia.

Assis Aderaldo OABCE 14.873

Anônimo disse...

Nas eleições passadas P. Quezado incentivou por longo tempo a candidatura de Paulo César Feitosa, que fazia um belo trabalho à frente da CAACE.

Bem próximo das eleições, quando achou que não ia dar ficou no mesmo lugar ao lado de Hélio Leitão. Valdetário, você também vem fazendo ótima administração na CAACE, prestenção.

Anônimo disse...

Dr. Valdetário tem plenas condições de fazer uma boa gestão. Já foi secretário geral junto com o Dr. Hélio Leitão e agora vem fazendo a primeira gestão em sintonia com a OAB na Caixa.

Deodato Ramalho disse...

Caro Eliomar de Lima,
Mesmo "consultando" diariamente o seu prestigiado blog, confesso que passei batido nessa postagem sobre a próxima eleição na OAB. Mesmo considerando o fato de você não haver mencionado que eu estaria propenso a apoiar a possível candidatura do Dr. Valdetário, já que referiu apenas a um pretenso apoio de advogados e advogadas a mim ligados, quero dizer que, da minha parte, não há a menor possibilidade desse apoio. A atual direção da OAB/CE, da qual faz parte o Dr. Valdetário, não reúne as condições de independência necessárias para conduzir a entidade. Ao contrário, a Ordem encontra-se totalmente inerte diante das enormes dificuldades no exercício da advocacia no Ceará.
Eventuais medidas de cunho clientelista, promovidas com dinheiro da categoria pela CAACE, no meu sentir, ao contrário de credenciar seus dirigentes, os descredenciam, especialmente diante da omissão quanto aos reais problemas da categoria, que vão desde a avassaladora ação de "grandes" escritórios, comandados por falsos iluminados, numa cabala de clientela desleal, até o simples, porém necessário, atendimento prestado aos advogados na secretarias de Varas, passam bem longe da preocupação do Dr. Hélio Leitão e de seu fiel escudeiro Valdetário. Eventuais desentimentos entre ambos é apenas um jogo de cena, bem próprio dos dois, como restou comprovado na gestão anterior.
Da minha parte, na verdade, tudo farei para despertar na Classe uma vontade coletiva de construir uma Ordem altiva, independente, capaz, portanto, de discutir os graves problemas da advocacia cearense, cujo ponto fundamental é a luta por um Judiciário verdadeiramente republicano.
Estou cada vez mais convencido que a presidência da OAB deve ser ocupada por um advogado ou advogada que não carregue consigo nenhum tipo de conveniência, já que, para mim, esta é única condição de termos uma OAB capaz de enfrentar as mazelas dessa relação advocacia-judiciário.
Fortaleza, 22 de abril de 2009
Deodato Ramalho

Anônimo disse...

Eliomar, você é o águia da “blogalização”,
Fiquei espantado com a serenidade do comentário feito pelo Deodato Ramalho, parabéns a ele, tá maduro, muito bom.
Sou militante da advocacia há mais de vinte anos. Já vi de tudo: Quezado que apoiava Candido, Candido que brigou com Quezado, Quezado que apoiou Paulo Cesar/Hélio Leitão/Valdetário/Deodato, que brigaram entre si e depois se juntaram uma parte com Alberto e outra com Quezado e até já vi o Feliciano Junior, intelectual de boa estirpe, que entrou no rolo e ai brigaram todos.
Como se vê agora, a novela se repete, Hélio Leitão dá uma de Quezado (mas longe de ter a sua liderança na classe, o bicho com memoria de elefante, parece que tem sete vidas) dá as costas ao Valdetário e o entrega aos leões, só pra lembrar o que disse acima o Deodato, os dois eram unha e carne até a hora do almoço.
A situação é preocupante, Deodato quase vereador, Hélio Leitão quase deputado, e na OAB o Quezado que não é bobo está correndo por fora da raia.
Pode anotar, esse Valdetário será o próximo presidente da OAB, todas as ações que leva pra caixa/adv tem tido repercussão nos advogados militantes que encontro nos fóruns, (no final, somos nós que vamos decidir mesmo), o menino é simples e jeitoso e se fizer a tal casa do advogado vai agradar o jovem que não tem escritório, maioria da advocacia de hoje.
Eita nós!
Abelardo Ferreira

Anônimo disse...

Jesussss... O grupo do estimado e atuante presidente Hélio Leitão ainda tem mais dois candidatos lançados e pedindo votos, o Dr. Mario Barata e o Dr. Edson Santana, todos dois dizem ter o apoio do Dr. Hélio Leitão e que se eleitos o apoiarão para deputado federal pelo PCdoB. Gente, temos que manter nossa unidade!
Washington

abreupalhano@hotmail.com disse...

Sinceramente o Deodato não se manca mesmo...NÃO TEM NENHUMA AUTORIDADE para criticar quem quer que seja...Foi eleito Vice-Presidente no primeiro mandato do Hélio Leitão e simplesmente abandonou nossa OAB, trocando-a pelos gabinetes da Prefeitura de Fortaleza, para ser Procurador Geral do Municípcio....Mais tarde, viciado pelo conforto do poder, não hesitou em ir comendar uma das Secretarias Regionais...Brincadeira...
Mais tarde, empolgado, candidatou a vereador e ficou numa amarga suplência, como não te deram chance de assumir, agora vc vem querer meter a colher na sucessão da OAB....Peraí Deodato...Não venha nos dizer que agora quer ser presidente da OAB que não dá pra acreditar...A OAB não pode ter coloração partidária e vc é um petista de carteirinha...carreirista. Quem abandonou a VICE PRESIDENCIA DA OAB para ser Chefe da PGM não merece NEM MESMO SER ESCUTADO...
Poupe-nos Deodato...
Quanto ao terceiro mandato do Hélio, nem vou me extender sobre isso, afinal NINGUÉM ACEITA, a rejeição a isso é total (quer virar um Hélio "Calheiros" é? - Tem que largar a cadeira e permitir a renovação - a classe precisa disso)...Que surjam os nomes e vamos avaliá-los...

Hozanan Linhares disse...

Particularmente, venho fazer uma critica aos atuais comandantes da OAB no Ceará. Sou Advogado em Sobral-CE e não vejo com bons olhos a reeleição de Hélio e nem outro colega que tenha passado pela presidencia de Nossa OAB. A situação da Subsecção de Sobral-CE é gritante e assutadora. A sede abandonada, as humilhações que colegas passam nas diversas varas judiciárias diariamente, a falta de apoio institucional da OAB na Região, a falta de interação da subseccional de Sobral com os anseios dos colegas que militam na região bem como o total desprovimento de ações no sentido de alavancar e edificar propostas em favor do reordenamento da democracia e da respeitabilidade das prerrogativas do Advogado na Região Norte do Estado do Ceará. Ou seja OAB só existe em época de campanha!! Fica aqui meu pesar aos demais colegas.

Que apareçam novos nomes sem nenhum tipo de coligação ou comprometimento com classes politicas ou entidades que não seja a nossa, Precisamos fazer valer a força da Sigla OAB (Ordem), para que não pairamos numa desordem a beira de CAOS.

HOZANAN LINHARES GOMES
ADVOGADO OAB/CE 18.981
Sobral-CE

Anônimo disse...

Hélio Chaves... quem diria? como o poder modifica o caráter das pessoas não? antes, Hélio Chaves era desafeto do Ex-presidente da CAACE Paulo César Feitosa, nem mesmo as verbas que eram destinadas a CAACE o Hélio repassava. Nesta época CAACE e OAB eram indiferentes, rivais... daí, passam-se os anos, chegam as novas eleições e Helio Chaves fica amigo e parceiro politicamente de Paulo César para seu 3° mandato a MONARQUIA, Paulo César que tantou sofreu pelas barrações e entraves do Hélio Chaves agora será seu vice-presinte... e meus caros colegas, me digam o que o Hélio Chaves e o Paulo César fizeram pela classe? Nadaaaaaa... subseções caindo aos pedaços, sem nenhum amparo a classe.
Valdetário, você sim é digno de ocupar a presidência da OAB e mostrar o que pdoe ser feito com o valor altíssimo que classe paga anualmente, pois pelo pouco que recebe da CAACE, realizou e concretizou ações que em 2 anos de mandato Hélio Chaves jamais conseguiu, afinal, Hélio Chaves não tem idéias...
Essa é sua vez Valdetário...
Conte com todos!