segunda-feira, 20 de abril de 2009

VETO CHAVISTA ESVAZIA DOCUMENTO FINAL DA CÚPULA

"Apesar do clima de otimismo expressado pela maioria dos líderes, a declaração final da Cúpula das Américas foi divulgada apenas com a assinatura do anfitrião, o premiê de Trinidad e Tobago, Patrick Manning. A ausência dos outros 33 líderes foi a solução encontrada pelas comitivas para salvar o documento de 97 pontos negociados por oito meses, mas vetado pelos países da Alba (Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América), bloco comandado pelo venezuelano Hugo Chávez. Os países "bolivarianos" se recusaram a assinar, entre outras críticas, porque o documento não menciona Cuba nem faz uma análise crítica da crise financeira mundial.
Esses e outros temas apareceram no resumo dos debates do encontro, também a cargo de Manning. Ali, o trinitário afirmou que houve um "claro consenso" sobre a reintegração de Cuba ao sistema interamericanos e que as declarações de Barack Obama geraram "otimismo" para uma solução "num futuro não tão distante".
Manning também mencionou que a capitalização do Banco Interamericano de Desenvolvimento foi colocada "no alto da agenda" anticrise.
Outro tema discutido foi o aumento da ajuda regional ao Haiti, o país mais pobre das Américas. Manning afirma que o assunto será retomado na Assembleia Geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), em junho.
Mesmo sem o consenso para o documento, alguns líderes usaram o termo "ponto de inflexão" para descrever a cúpula, sobretudo em referência à mudança da relação com os EUA."

(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: