quarta-feira, 22 de agosto de 2007

LULA É INFORMADO DE QUE STF DEVE ACOLHER DENÚNCIA SOBRE MENSALÃO

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado por assessores que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá acolher a denúncia do procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza contra políticos, empresários e lobistas acusados de envolvimento com o mensalão. Mas a expectativa dentro do governo é de que o STF rejeite a denúncia referente a alguns crimes, como formação de quadrilha. Entre os acusados estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o deputado José Genoino (PT-S) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Uma das etapas mais importantes de qualquer investigação criminal, o recebimento da denúncia marca o início do processo judicial. O ato indicaria que, em análise preliminar, o STF considerou consistentes os indícios de crime apontados pela polícia e pelo Ministério Público. A partir daí, os acusados são clas$formalmente como réus. Segundo um interlocutor do presidente, Lula considera praticamente inevitável o recebimento da denúncia, mesmo que de forma diferenciada do texto original de Antonio Fernando.
Mas o presidente não vê a apreciação do caso pelo STF, a partir de hoje, como um julgamento moral do governo. Para ele, os crimes estão sendo atribuídos a colegas de partido e não especificamente ao governo.
— Para o presidente algumas pessoas cometeram erros e terão que se explicar por isso — disse um dos mais freqüentes interlocutores de Lula".

(O Globo)

Nenhum comentário: