sábado, 25 de agosto de 2007

LULA DIZ QUE PROCESSO CONTRA ZÉ DIRCEU NÃO AFETA GOVERNO

"A volta do mensalão ao noticiário causa algum desconforto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Um dia isso vai acabar", desabafou ele na primeira entrevista exclusiva ao Estadão desde que chegou ao poder, em 2003. Mas Lula afirma que não há impacto sobre seu governo, nem mesmo na hipótese de o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir processo penal contra o amigo e ex-ministro José Dirceu. "Causa impacto para ele. No governo, nenhum."

O que ficou da investigação do mensalão, no seu primeiro mandato?

Ficou o seguinte: quem erra paga. Houve uma denúncia, que foi apurada. Saiu do Congresso e foi para o Ministério Público, que fez a sua parte. O MP pediu indiciamento. Foi para o Supremo, que decide ou não se acata o indiciamento. E aí as pessoas serão processadas em função de novas provas e novas investigações. Tem gente que acha que isso é um trauma. Para mim, não. Para mim, isso é um canal de desobstrução da democracia brasileira.

Quem errou, presidente?

Eu não sei quem errou.

O PT errou?

O PT não errou. Eu acho que pessoas do PT podem ter errado.

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) errou?

Não me perguntem, eu não sou juiz. Eu acho que quem errou pagará pelo erro que cometeu. Agora, o que eu quero para mim, para os meus amigos e para os meus adversários é que todos tenham direito à defesa.

Até hoje, o sr. não disse quem o traiu.
Nem vou dizer. Porque não é necessário. O PT não merecia passar pelo que passou. E isso faz parte da história contemporânea do País. Não faz parte do passado, não.

Este julgamento no STF pode ser considerado um julgamento do seu primeiro mandato?

O governo já foi julgado (nas urnas). E vitoriosamente.

O sr. teve indícios do mensalão?

Não. Não. Eu quero ver o resultado do julgamento, quero ver o processo. Isso vai terminar um dia. Eu acho determinadas coisas abomináveis. Entretanto eu, como presidente da República, sou obrigado a esperar para ver. Eu fico imaginando alguém imaginar que o Professor Luizinho, que era líder do governo, precisava de receber dinheiro para votar com o governo. Mas, como ele pegou R$ 20 mil, ele entrou no mesmo bolo, como entraram outros. Eu acho isso abominável.

(No Estadão deste domingo)

2 comentários:

Eliomar de Lima disse...

O Lula vai ter muita dificuldade de escolher o seu sucessor. Bem que ele quer Ciro Gomes, mas o pT dele vai deixar?

Anônimo disse...

Caro Eliomar, o Lula tem que rezar pra terminar o seu governo em paz, porque a sorte dele é que a crise munidal estabilizou mesmo. Não daria pra enganar por tanto tempo só com o Bolsa Família.