terça-feira, 22 de janeiro de 2008

ESTATÍSTICA DA SEGURANÇA NO CEARÁ É AMADORA, AFIRMA SECRETÁRIO

"Não temos na Secretaria nenhum estatístico. É uma fragilidade terrível". Confirmando a pouca confiabilidade dos números divulgados pelo setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o secretário Roberto Monteiro reconhece que a estatística da pasta é "amadora". Na edição de ontem, O POVO mostrou que a Secretaria informa, com base em números da Coordenadoria Integrada de Operações Policiais (Ciops), que aconteceram 987 homicídios em Fortaleza e Região Metropolitana em 2007, enquanto levantamento feito a partir de dados do Instituto Médico Legal (IML) da Capital aponta 1.316 mortes, 33,3% a mais.
Na entrevista exclusiva, realizada na manhã da última sexta-feira, Roberto Monteiro demonstrou de início não acreditar na discrepância constatada pelo O POVO. Tanto que mostrou uma estatística arquivada no computador de seu gabinete que apresentava o número de 987 mortes. Numa série de telefonemas feitos a partir de seu celular para assessores, no entanto, o secretário vai descobrindo, no decorrer da entrevista, que os dados da Ciops não levam em conta uma série de situações, como alguns casos de homicídios realizados em cidades da Região Metropolitana e mortes de pessoas após atendimento médico em hospitais. E que, por isso, a estatística não reflete a realidade de violência na Grande Fortaleza.
Ao perceber o erro, Roberto Monteiro diz que o dado da Ciops, repassado ao O POVO pela assessoria de imprensa da Secretaria, não deve ser mais considerado como oficial. De acordo com o secretário, apenas a Coordenadoria de Inteligência (Coin), que checa dados de outros órgãos ligados à Secretaria, seria fonte fidedigna. Ele admite que o Estado perde por ter usado por muito tempo os números da Ciops como oficiais. "A estatística é uma base não só para políticas públicas, mas também para operações", explica.

(Jornal O POVO)

Leia entrevista completa aqui

CÁ ENTRE NÓS

O que os secretários anteriores têm a dizer sobre isso? Será que o Ceará vinha se baseando em dados amadores durante todo esse tempo? (RM)

5 comentários:

Anônimo disse...

Este secretário é um homem sério e do ramo. Se ele falou isso, é porque sabe o que está dizendo.

Anônimo disse...

ESSE SECRETÁRIO DEVIA ERA DEIXAR DE DISCURSO PROLIXO ,TIRAR ESSA GRAVATINHA RIDÍCULA DE BORBOLETA,DEIXAR DE TANTA CONVERSA E IR TRABALHAR DE VERDADE POIS ELE JÁ PEGOU UMA SECRETARIA TODA ARRUMADA PARA ELE ADMINISTRAR.AGORA FICAR COM CONVERSA MOLE E SÓ OLHANDO PARA OS ANTECESSORES PARA JUSTIFICAR A INOPERANCIA DE HOJE NÃO DÁ!!!

Anônimo disse...

Bote amadorismo neste Governo Cid Gomes....

Anônimo disse...

Ô tática nojenta, a desse povo!

Quando inauguram obras ou rebatizam programas do governo anterior, assumem como deles o mérito. Mas quando são flagrados na empulhação, na fraude, não assumem o erro e, cinicamente, tentam "dividir a fatura" com o governo anterior. Estão sempre querendo colocar o pepino que produzem no colo do antecessor.

Querem dizer o que? Que apenas deram continuidade à gestão anterior? Será que este governo não tem identidade própria?

Canalhice é pouco, pra qualificar
tais atitudes.

Cris

Anônimo disse...

Cris,como sempre você diz tudo!Parabéns!Esse governo é de uma canalhice e de um cinísmo jamis visto por essas bandas.Vôôôte!!!