quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

UNICEF DESTACA LUTA DO CEARÁ CONTRA MORTALIDADE INFANTIL


Tasso comemora o reconhecimento.

"A política de erradicação da mortalidade infantil desenvolvida pelo Governo do Ceará desde 1988 ganhou reconhecimento mundial. O relatório Situação Mundial da Infância 2008, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revela que, entre 1991 e 2006, o Estado obteve o maior percentual de redução no índice de mortalidade de crianças com até um ano de idade do Brasil (-56,7%). A taxa caiu de 71,1 óbitos por mil nascidos para 30,8 por mil. O segundo maior percentual ficou com o estado do Piauí (-52,7%). A experiência cearense foi citada no relatório mais amplo, divulgado ontem em vários países, em diversas línguas. O enfoque nos agentes de saúde comunitários foi positivo, apontando que a ação deles resultou em "melhorias impressionantes" nas condições de saúde das crianças. Um dos coordenadores da Unicef nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Patrício Fuentes, elogiou os cearenses pelo feito. "As pessoas no Ceará se interessam pelo assunto, se mobilizam e se comprometem", destacou. Para o então secretário da Saúde no Ceará nos anos de 1987 e 1988, durante o primeiro governo de Tasso Jereissati, o médico Carlile Lavor, os agentes de saúde desempenham papel fundamental. Conforme ele explica, os profissionais pertencem à comunidade, conhecem todas as famílias, têm a confiança delas e sabem de seus problemas. Mas só isso não basta. Ele ressalta a importância da capacitação constante desses profissionais e a ampliação das equipes à medida que a população cresce."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui

DETALHE - Pesou nessa história a criação dos agentes de saúde. Pontos para o chamado Projeto Mudancista implantado no Ceará a partir de 1986 por Tasso Jereissati e reforçado por Ciro Gomes e demais governos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Nada como a história para revelar que o governo Tasso não era esse monstrengo que o PT dizia. Taí um dado positivo mais do que relevante. Não sou tassista e detesto rótulo, mas isso todos têm que reconhecer no galego.

Anônimo disse...

ELIOMAR VOCÊ JÁ ESTÁ DE VOLTA??/

Anônimo disse...

Parabéns ao doutor Tasso Jereissati, pois tudo começou com ele.

Anônimo disse...

Grande político. Grande realizações

Anônimo disse...

O que será que a imprensa lulista vai dizer destes inegáveis avanços dos governos de Tasso? Não são promessas, não são manipulação, não são quimeras, são fatos constatados por entidades respeitáveis. E mais, que significam preservação de vidas humanas. Isto sim, é conquista social. Aprendam, petralhas.

Anônimo disse...

A propósito, salvar vidas através de redução da mortalidade infantil é projeto de governo de direita ou de esquerda?

Anônimo disse...

Como diz sempre em seu blog o Governador Lúcio Alcântara: "Continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento".
Nada disso teria sido possível se não fosse a continuidade e aprimoramento das ações.

Anônimo disse...

E por acaso o Ceará só teve o Imperador Dom Tasso III de governador?E o outros não fizeram nada?Tomem tento e deixem de ser puxa-sacos desse galego prepotente!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo 23 de Janeiro de 2008 18:17: O sr(a) viu o período do estudo? Fala dos ultimos 20 anos. E em 12 anos o Tasso era governador. Outra ponto: puxar saco de quem? Quase todo mundo é "anônimo" e, mesmo que não fosse assim,o Tasso não está na discussão. Vai servir pra que? É reconhecimento do trabalho dele mesmo.

José Sales disse...

Caros amigos blogueiros. A proposta foi tão na mosca, que passou a ser adotada pelo Governo Federal e está em continuo aprimoramento, mesmo nestes tempos de "cumpanheiros acusadores". O Dr. Carlile Lavor, hoje está em Angola, coordenando um megaprograma a convite do Governo Angolano e da UNICEF, igualzinho ao se conseguiu implantar e consolidar aqui na Pronvincia do Siarah. Enquanto isto, os "cumpanheiros" permanacem ressabiados e ressentidos, sempre dispostos a enxovalhar com quer que seja. Porque não apresentar algum servicinho relevante, como este?

José Sales disse...

"Monstrengo" mesmo deve ser uma proposta de Governo, ou "desgoverno", que "compra" a peso de outro alianças de todos os naipes, como esta recente, que levou à nomeação do Ministro Edison Lobão no Ministério das Minas e Energia e levará o Edison Lobão Filho ao Senado Federal, mesmo com quase duas dezenas de processos nas costas, dois por falsidade ideológica e com um dívida com o IR da ordem de 42 milhões de reais. E que provavelmente vai ser acolhido com honras por alguma partido da base aliada, com "todas as honras que tem direito". Isto é que bom exemplo de Governo. E contra isto ninguém se insurge. Hoje: a "banda estranha" do PMDB comanda cinco grandes Ministérios na estrutura federal e "resolve" como lhe mais conveniente. E pronto, estamos conversados, em nome da governabilidade!!!!!

José Sales disse...

Caro Anonimo de 23 de Janeiro de 2008 18:17, quem é mesmo prepotente? O nosso "cumpanheiro" Presidente, que comparou a reunião de seu Ministério à Santa Ceia? Porque existem tantos anonimos emitindo opiniões, medo do que? Da autocensura dos "cumpanheiros"?

Anônimo disse...

Parabéns ao povo cearense e ao Tasso, que recebeu o Estado como o segundo mais miserável do Brasil e vice-líder em mortalidade e o 'entregou' disputando com PE a décima melhor colocação financeira do Brasil.