terça-feira, 21 de abril de 2009

ENTIDADE ESTUDANTIL SOLIDÁRIA À PREFEITURA E CONTRA AUMENTO DAS PASSAGENS

O Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza (CMJ) encaminhou, nesta terça-feira, para o Blog nota sobre o aumento das passagens de ônibus. O reajuste está em discussão entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sindiônius. Confira:

AUMENTO DAS TARIFAS DO TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA
A JUVENTUDE DIZ NÃO!

O congelamento do valor das tarifas do transporte urbano de Fortaleza por quatro anos e a implementação da tarifa social aos domingos representam políticas avançadas, pois garantem aos jovens o acesso a espaços que fazem parte da formação plena do indivíduo, como: escola, universidade, teatros, cinemas, museus, circos, eventos esportivos, e inclusive ao trabalho. A discussão que iniciou-se no momento em que o cartel dos empresários de ônibus pressionaram a prefeitura de Fortaleza a aumentar o valor das tarifas, vem preocupando os mais de 700 mil jovens que vivem em nosso município.
A argumentação do empresariado é em cima da necessidade de obter maiores lucros, explorando cada vez mais os profissionais do sistema de transporte público, extorquindo os usuários com coletivos cada vez mais lotados e aumentando abusivamente o valor das passagens em Fortaleza.
O Conselho Municipal de Juventude – CMJ de Fortaleza entende que dentro do sistema capitalista, o qual, diga-se de passagem, vive uma grave crise, os ataques do capital sobre os trabalhadores são inevitáveis, porém, aplicar o aumento da tarifa do transporte hoje significa atingir o elo mais frágil desse sistema: os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras que com seu suor constroem o Brasil.
Aumentar o valor da passagem restringirá o princípio básico de ir e vir dos cidadãos fortalezenses, principalmente dos jovens que ainda hoje estão à margem das políticas públicas. Além disso, em momento algum é apresentada qualquer contrapartida em termos de melhoria na qualidade do transporte coletivo municipal.
Constituir um conselho regulador do sistema de transporte público de Fortaleza pode ser uma ação para garantir o controle social do mesmo. Democratizando o debate acerca do transporte urbano e tornando as decisões de cunho social e não meramente técnico e burocrático. O CMJ defende o controle social do transporte e a participação da juventude nesse debate e se posiciona contra qualquer proposta de aumento de tarifa e o pagamento da crise pela juventude.
Lutemos em defesa da juventude e dos trabalhadores!

Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza

10 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar, o blog não deveria publicar notinhas de entidades laranja. Ou se for o caso, como manda o bom jornalismo, deve explicar ao leitor a quem a entidade está atrelada.

Anônimo disse...

Só lembrando qoe os membros do referido conselho ´são petistas ou representantes de ONGs que mamam nas tetas dos cofres públicos

CURADOR DAS ALAMS PENADAS DO SOCIALISMO disse...

Essa é uma entidade pelega, oficial e, como tal, acompanha a demagogia do poder. Ô esquerda de direita é essa esquerda da Luiziane e cia. É uma entidade que só aparece quando o poder lhe permite aparecer para legitimar a face fétida desse mesmo poder. Sao um bando de profissionais de entidades que viraram ONGs sob o patrocínio dos ex-comunistas do PC do B, dos ex-socialistas da Luiziane, dos socialistas de fachada dos Morais, dos oportunistas de palnatao. Vão plantar batata bando de fio-d'umas-égua. CURADOR DAS ALMAS PENADAS DO SOCIALISMO

ericodias disse...

Olha só o que a mobilização e insatisfação dos estudantes os forçou a fazer...

daqui a pouco isso os obrigará até a participarem de atos e manifestações públicas.

Em tempo: desde o a campanha já se falava desse aumento e sempre foi negado pelas autoridades da prefeitura em campanha.

Devemos lembrar que é a prefeitura que autoriza o aumento e não o simples desejo dos empresários, ainda que a insatisfação dos últimos se sobressaia sobre os primeiros.

O que os atuais casos de aumento de tarifas de transporte, não só na capital alencarina, e o recente escandã-lo da supervia mostram é que como essas empresas tem como cliente o estado (na verdade os politicos)o seu compromisso é prestar um bom serviço a eles e não a população.

Ivo Braga disse...

Esclarecimento aos desinformados!
O Conselho Municipal de Juventude - CMJ, não é uma entidade! É um órgão ligado ao Gabinete da Prefeita e criado no sentido de democratizar o debate das Políticas Públicas de Juventude em Fortaleza. Existem Conselhos de Juventude em vários municípios e estados, além é claro de existir o Conselho Nacional de Juventude, do qual o presidente é o jovem cearense Davi Barros, do IJC.
Então, aconselho que antes de sair jogando palavras ao vento, procurar se informar dos assuntos!

O Conselho Municipal de Juventude acompanha a execução das políticas públicas da Prefeitura e é um aglutinador dos movimentos de juventude da cidade.

As entidades que compõem o CMJ são Associação Santos Dias, Grupo de Jovens Fala Sério, Coletivo de Juventude da CUT, Pastoral da Juventude (PJ), Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (ESCUTA), Fábrica de Imagens, Fundação Marcos de Bruin, Instituto de Juventude Contemporânea, INTEGRASOL, Juventude Alternativa Terrazul, Juventude Negra Nação Iracema, LAFEME, Liberdade de Amor entre as Mulheres no Ceará (Lance), Associação Cearense do Rock (ACR), Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), União Brasileira de Mulheres (UBM), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO), Dois representantes do Orçamento Participativo, representantes do Gabinete da Prefeita, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Funcet, Secretaria Municipal de Saúde.

Segue aqui a Lei que cria o Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza:
http://www.juventude.fortaleza.ce.gov.br/images/stories/lei_n._9.204_de_19_de_abril_de_2007.pdf

Anônimo disse...

vôti...

Anônimo disse...

O Conselho Municipal de Juventude não é uma entidade estudantil, e ao que parece, estranho seria o conselho não se pronunciar sobre o possível aumento da passagem...

Anjo disse...

idem


parabéns ao curador! só MILAGRES de DEUS pra essas almas...

DAVID COELHO disse...

JOVEM A universitária Francisca Nádia Nascimento Brito: O crime ocorreu
>> em frente à Praça da Cruz Grande, na Avenida Paranjana, Serrinha.... a
>> praça fica antes da UECE, devido a GRANDE REDUÇÃO DE TRANSPORTE COLETIVO
>> DE FORTALEZA, todos que trabalham ou estudam na UECE sabem da falta de
>> ônibus após 20:00 horas,procuram as paradas de ônibus antes da UECE.
>> devido a grande quantidade de passageiros esperando o precário
>> transporte em frente a UECE.
>>
>>
>>
>> ATENÇÃO DCE - UECE: todos estudantes da UECE..tem que exigir da
>> PREEITURA MUNICIPALDE FORTALEZA +ETUFOR ..transporte suficiente para
>> todos que TRABALHAM E ESTUDAM na UECE...LINHA ESPECIAL: do CAMPUS DO
>> ITAPERY/TERMINAL DE ANTONIO BEZERRA/CAMPUS ITAPERY(COM URGENCIA)
>>
>>

Rudiney disse...

Parabenizo a bravura dos companheiros dos companheiros do Conselho Municipal de Juventude em ter lançado esse moção. Como falou o Ivo essas mesmas entidades que constitui o CMJ está nas ruas no dia 30 de Março junto com os estudantes na Defesa da Meia Cultural, Contra o aumento de passagens e contra o desemprego causado pela crise do Capitalismo. O CMJ tem que opinar sim sobre o transporte público de Fortaleza, foi importante colocar essa questão da tarifa social e sobre o congelamento da tarifa, mas queremos mais, queremos o congelamento das passagens por mais 04 anos, queremos melhoria no transporte público da capital, para isso, precisamos mobiliza os estudantes reconhecer a importância das nossas entidades estudantis, e de imediato temos que ocupar as ruas de Fortaleza.
Não adianata ficar aqui tentando arananhar a imagem dessas entidade estudantis, que são fundamentais para as lutas estudantis e para as lutas do nosso povo cearense.
Saudações estudantis!!!