segunda-feira, 3 de setembro de 2007

TREMORES DE TERRA NA ÁREA DA BARRAGEM DO CASTANHÃO SERÃO DEBATIDOS EM BRASÍLIA


Por solicitação do deputado federal José Nobre Guimarães (PT), o açude Castanhão (253 Km de Fortaleza), com capacidade de represar 6,7 bilhões de metros cúbicos de água, será tema de audiência pública nesta terça-feira, a partir das 14 horas, na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Guimarães explica que a iniciativa é necessária porque a obra está sendo objeto de preocupação para a sociedade cearense, e, especialmente, para a população residente nos municípios à jusante da barragem.

“A causa da apreensão é a ocorrência de tremores de terra, com intensidade de até 2,3 na escala Richter, que podem vir a comprometer a estrutura da barragem”, explica o parlamentar. Para ele, é necessário ouvir o órgão responsável, assim como técnicos especializados tanto na área da engenharia como da geologia, além da empresa que elaborou o EIA/RIMA da obra. Estão com presenças confirmadas na audiência: o diretor geral do Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes Neto; presidente da construtora andrade Gutierrez, Rogério Nora de Sá; e o professor da Universidade Federal do rio Grande do Norte, Joaquim Mendes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é só tremor de terra que causa preocupação para a população. Propina em cueca tabmém causa preocupação. A diferença entre os dois episódios é que o tremor se for grande mata mais rápido e a propina vai matando mais lentamente e mais dolorosamente.