quarta-feira, 5 de setembro de 2007

LÚCIO ALCÂNTARA ANALISA CRISE DA SAÚDE E CRITICA GOVERNO CID GOMES


Em seu Blog o ex-governador Lúcio Alcântara faz um diagnóstico do que considera fatores que provocam o quadro de crise na área da saúde no País e, claro, no Ceará. Confira:

Algumas causas estruturais:

- Do financiamento

. Congelamento do valor do "teto" de recursos do SUS transferidos para o Estado, o qual não é reajustado ha vários anos.
. Baixo valor per capita estabelecido para efeito de cálculo dos valores repassados ao Estado. A quantia é menor que a de vários estados brasileiros.
. Congelamento da tabela de preços dos procedimentos. Não é reajustada há anos.

- Da demanda

. A introdução de novas tecnologias e medicamentos onerando mais o sistema.
. O aumento da violência, congestionando hospitais e encarecendo o atendimento.
. O envelhecimento da população, com atenção mais custosa aos idosos.

Ações ou omissões do Governo do Estado:

. Instabilidade gerencial. A interinidade prolongada de gestores da saúde do Estado, inclusive diretores de grandes hospitais, produziu um clima de insegurança que afetou a gestão do sistema.
. O desmonte do programa "Saúde mais perto de você", que comprometeu seriamente o atendimento à população nos hospitais polos do interior e aumentou o fluxo de pacientes para Fortaleza.
. A redução dos gastos com saúde, inclusive do repasse aos grandes hospitais especializados de Fortaleza, causando desabastecimento, redução de horas de trabalho de profissionais da saúde e precarização do atendimento às pessoas.
. A não colocação em funcionamento da UTI do Hospital Geral de Fortaleza, deixada pronta pelo governo anterior.
. A não convocação dos profissionais aprovados em concurso público, apesar da notória carência da rede estadual de saúde.

7 comentários:

Anônimo disse...

Que saudades temos do Governo Lúcio Alcântara, um homem competente, sério e honesto que fez muito por este estado.Ainda vamos ter muitas saudades de seu governo, o tempo dirá.

Anônimo disse...

Aguardamos Dr. Lúcio para prefeito em 2008.Pois do jeito que a prefeitura está se tiver segundo mandato ela acaba com nossa cidade.

Anônimo disse...

A análise do Ex-Governador é extremamente pertinente e com dados inquestionáveis.Pena que nossa imprensa quase que em sua totalidade comprometida com os governos não trazem tudo isso à tona.Parabéns Eliomar,por trazer-nos a boa e verdadeira informação através de seu blog.Vá em frente pois tu tens se mostrado um profissional de muito valor.

Anônimo disse...

até parece que ele foi melhor! fácil jogar pedra, cobrar...será que ele nao lembra que o seu telhado tb é de vidro? ô bando de politicos saf......s! tudo a mesma panelinha.

Anônimo disse...

Muito oportuna e importante a análise do Dr. Lúcio. Por formação e como profissional da área ele está altamente capacitado para esta análise, inda mais que conhece mais do que ninguém esta pasta da saúde.
Em outras áreas, a falta de gestão até que incomoda mas passa despercebidas. Mas na saúde, a má administração traz consequências como as que temos visto por aqui ultimamente: puro caos.
O fato é que o povo se vende por qualquer dez mil reis, né? Agora é tarde, e fiquemos só na saudade de um governador simples, competente e comprometido com o povo.

Parabéns, Eliomar, seu blog é realmente a expressão da imprensa livre e confiável. Faz bem para os cearenses.

Bruno

Anônimo disse...

Se o problema fosse só na saúde tava até legal mas o governo Cid está parado, ou melhor na dança do siri de um lado para outro sem sair do lugar.

Anônimo disse...

DR. LÚCIO, O SENHOR JÁ ESQUCEU QUE DEIXOU A SAÚDE DO SEU GORVENO UMA MISÉRIA. DE POLÍTICOS BONZINHOS, O INFERNO E A IGREJA UNIVERSAL TÁ CHEIO...NÃO OLHE PRA O RABO DOS OUTROS, POIS O SENHOR PODE PISAR NO SEU!