sábado, 8 de setembro de 2007

QUE VERGONHA! PRIMA POBRE, DEFENSORIA PÚBLICA APELA PARA DOAÇÕES

Eis uma manifestação que, sem sombra de dúvida, causará algum tipo de reação da parte do governador Cid Gomes e sua gestão de milhões para o Ronda do Quarteirão. Confira:

"Prima pobre do Ministério Público e do Judiciário, a Defensoria Pública do Ceará está apelando para o inusitado com o objetivo de conseguir algum dinheiro. Quem entrar na página da Defensoria na internet (http://www.defensoria.ce.gov.br/ ) terá acesso a um comunicado assinado pelo defensor público-geral, Luciano Simões, que explica a história. Em resumo, é o seguinte: O defensor público-geral resolve "1- Dar a máxima publicidade à existência do Fundo de Apoio e Aparelhamento da Defensoria, bem como aos números de suas contas correntes de arrecadação com a finalidade de captar recursos através de subvenções, doações, auxílios, contribuições... 2 - Os colaboradores, pessoas físicas ou jurídicas, órgãos, entidades federais, estaduais, municipais e privadas, ao efetivarem seus depósitos para o Fundo terão seus nomes publicados na nossa homepage, na qualidade de apoiadores, relação esta que será permanente e atualizada quinzenalmente". Trocando em miúdos, na penúria em que vive desde que foi criada, a Defensoria apela até para doações de pessoas físicas. A Defensoria faz a advocacia gratuita para os pobres. Não duvidem, é por isso que vive num intensa e eterna penúria. Para quem quiser melhorar as condições de nossa gloriosa Defensoria, vão aí as contas bancárias: Fundo de Apoio e Aparelhamento da Defensoria Pública, Banco do Brasil, agência 008-6, conta 1.702.833-7 ou Caixa Econômica Federal, agência 0919-4, conta 06000153-3."

Da Coluna Política de Fábio Campos, do POVO, leia aqui

22 comentários:

Anônimo disse...

Méritos para o Fábio Campos, que aborda um assunto há muito discutido que é o abandono dos defensores públicos. Essa categoria é, realmente, tratad a pão e água, porque serve aos pobres sem condição de contratar advogado. Que o governador cid Gomes avalie essa questão, torcemos.

Anônimo disse...

Defensor público é um zero à esquerda neste Estado. Xô,Governo Cid!!

Anônimo disse...

Ser defensor neste Estado, e como nso demais pra fazermos justiça, é padecer num paraíso. Isso, porque é muito maior do que dinheiro a satisfação de vermos no rosto do pobre a conquista e o respeito aos seus direitos vez em quando usurpados. Mas, ninguém vive só de brisa ou elogios nem de sobrecargas de trabalho. Que o governo Cid Gomes reveja esse quadro.

Anônimo disse...

O GOVERNADOR CID GOMES E O SEU IRMÃO IVO GOMES, NELSON MARTINS, SÁVIO PONTES, ARTUR BRUNO, ZEZINHO ALBUQUERQUE E TODA TURMA DESSES, ASSUMIRAM PUBLICAMENTE QUE A DEFENSORIA PÚBLICA DO CEARÁ IRIA SER TRATADA DE FORMA DIFERENTE. REALMENTE, ESTÁ MESMO, ESTÁ SENDO TRATADA PIOR DO QUE ERA TRATADA NO GOVERNO LÚCIO ALCÂNTARA. UMA INSTITUIÇÃO EM QUE FALTA PAPEL, CLIPS, CARTUCHO DE IMPRESSÃO E, AS VEZES, ATÉ TELEFONE, REALMENTE NOBRE GOVERNADOR ESTÁ SENDO TRATADA DE FORMA DIFERENCIADA, SÓ QUE PARA BAIXO. DUVIDO SE O MINISTÉRIO PÚBLICO E O TRIBUNAL DE JUSTIÇA, NOS SEUS PALACETES E EVENTOS GLAMUROSOS PRECISAM "ESMOLAR" PARA DOAÇÕES. O DEFENSOR GERAL FOI CORAJOSO, POIS MOSTROU REALMENTE COMO É QUE A DEFENSORIA PÚBLICA SOBREVIVE A CADA DIA QUE PASSA. AONDE ESTÁ A ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS QUE NÃO SE MANIFESTA DIANTE DESSE CAOS? AONDE ESTÁ A PALAVRA DO GOVERNDOR, QUE RECEBEU NO ANO PASSADO A COMENDA "AMIGO DO DEFENSOR PÚBLICO" EM HOMENAGEM AO SEU FALECIDO PAI, QUE ERA DEFENSOR PÚBLICO. FOI NESSE DIA QUE O CID FOI APRESENTADO AO CEARÁ! O CID GOMES USOU A LUTA DOS DEFENSORES PÚBLICOS PARA A SUA ELEIÇÃO E AGORA, BANANA E MAIS BANANA. ENQUANTO ISSO, AS HILUX ESTÃO AÍ, TODAS ZERADAS COM ARCONDICIONADA, BANCO DE CORVIN, ABS, CÂMBIO AUTOMÁTICO E OS CAMBAL. OS DEFENSORES PÚBLICOS DEVEM SE MIRAR NA CORAGEM DO DEFENSOR GERAL E MOSTRAR COMO É QUE O CID GOMES TRATA A DEFENSORIA PÚBLICA. ESSE GOVERNO, É UM GOVERNO DE FAZ DE CONTAS!! DEFENSORES PÚBLICOS SE FAÇAM RESPEITAR PARA SEREM RESPEITADOS!! A SOCIEDADE ESTÁ AO SEU LADO....

Anônimo disse...

A presidente da Associação dos Defensores Públicos, Drª Francilene Gomes, enquanto fica silente quanto a esse problema, pois não quer entrar num embate político com o GOVERNADOR CID GOMES, o DEFENSOR GERAL, DR. LUCIANO SIMÕES, mostra-se um homem de caragem e, assim, está conquistando o respeito de TODOS os Defensores Públicos por dar a "CARA A TAPA"e assumir sem medo de represálias políticas, a VERDADEIRA LIDERANÇA DE UMA CLASSE que ha muito tempo vem sendo maltrada e desprestigiada. O que está acontecendo com a Associação dos Defensores Públicos, que até hoje não se manifestou acerca do tratamento do governo cid gomes para com a DEFENSORIA PÚBLICA? O que há por trás de todo esse SILÊNCIO e APATIA da presidência da ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS. A associção dos defensores públicos, está perdendo espaço para a CORAGEM DESSE DEFENSOR GERAL, que agora sim, ESTÁ ASSUMINDO DE VEZ A LIDERANÇA DA INSTITUIÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA. DEFENSORES PÚBLICOS, O VERDADEIRO LÍDER É AQUELE QUE FICA AO LADO DA SUA CLASSE MESMO CONTRA UM ALIADO POLÍTICO ( leia-se Francilene Gomes , presidente da ADPEC, e Cid Gomes - governador apoiado pela Associação dos Defensores Públicos do Ceará.

Anônimo disse...

Eu nunca vi, promotor de justiç, procurador de estado, juiz e desembargador apelar para ESMOLA, para trabalhar!!! Tá na hora dos Defensores Públicos entratem em greve. Até no Piauí, um estado mais pobre do que o Ceará, a Defensoria Pública é tratada com respeito e dignidade.Já aqui, os defensores públicos são enrolados pela sua Associação e pelo governador Cid Gomes. Eita, o que um jogo político não é capaz de fazer, hein? Lembram da presidente da Associação dos defensores no governo do lúcio alcântara, era uma LEOA, pois é uma pessoa capaz, digna, honesta e lutadora. Drª Francilente , a sua história não condiz com esse seu silêncio. A sua LIDERANÇA é notória, contudo não é ETERNA. A eternidade é alimentada pela luta dia após dia, e não por acordos e conveniências políticas!!!

Anônimo disse...

é o grande salto que os DEFENSORES PÚBLICOS ganharam ao apoiarem em peso o governo do CID GOMES!!! Vocês caíram no conto do vigário. Como foram capazes de serem igênuos a esse ponto? Vocês, Defensores Públicos, são pessoas inteligentes, advogados de alto nível com especializações, mestrados, doutorados. Recentemente, o Dr. Emerson Castelo Branco lançou um execelente trabalho na área penal, dentre outros tantos DEFENSORES PÚBLICOS, que são professores universitários, e os que assumem o trablho de dois ou mais defensores, pois estão assoberbados de trabalho. Tem defensor público, que responde por três varas de secretarias. Agora , me pergunte se tem algum promotor de justiça que assuma outra vara que não seja só a sua, ou seja, uma única e pronto. FAÇAM GREVE e mostrem para a população do Ceará que o CID GOMES ENROLOU, ENGANOU, LUDIBRIOU E FEZ DE POUCO SOBRE A CLASSE DOS DEFENSORES PÚBLICOS!!!!

Anônimo disse...

CARO ELIOMAR, você acha que o Governado CID GOMES irá mexer alguma palha para tirar a Defensoria Pública dessa penúria? Olha, já to cansado de ouvir dos DEPUTADOS ESTADUAIS que são sensíveis à causa dos Defensores Públicos. Quem não se lembra dos discursos inflamados e estéridos do NELSON MARTINS que criticava o tratamento que a DEFENSORIA PÚBLICA recebia do governo lúcio alcantara. E agora, aonde está o NELSON MARTISN, sumiu! tomou doriu! Nenhuma palavrinha sequer ele deu sobre a situação dos defensores públicos do ceará. É nelson maritns, tem nada não, o senhor "ESTÁ" DEPUTADO, seu cargo não é vitalício não, viu! NADA MELHOR DO QUE UM DIA APÓS O OUTRO. ISSO SERVE PARA VOCÊ TAMBÉM CID FERREIRA GOMES!!!

Anônimo disse...

Duvi-d-o-dó, que O CID GOMES se manifestará sobre isso. Acho que ele se esqueceu do episódio da Assembléia Legislativa, em que os DEFENSORES PÚBLICOS ficarm acampados por 30 dias em frente a assembléia. Outra coisa não, ouvi dizer que no FORTAL, tinha neguinho vindo de sobral para o fortal de helicóptero por conta do governo. É NEGRADA, AONDE ESTÁ A VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA DOS DEFENSORES PÚBLICOS. ESTÁ NA PROPOSTA DE GOVERNO DO ENTÃO CANDIDATO CID, TA LÁ. " ESTABELECER UMA POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DIGNA PARA OS DEFENSORES PÚBLICOS". E, ENTÃO AGORA, GOVERNADOR CID GOMES, VOSSA EXCELÊNCIA JÁ SE ESQUECEU DA SUA PROPOSTA DE GOVERNO?

Anônimo disse...

Quer dizer então que a Presidente da Associação está contra a idéia do Defensor Geral de construir a SEDE PRÓPRIA DA DEFENSORIA PÚBLICA?Quer dizer então que ela vai questionar a Lei que criou esse Fundo da Defensoria na Justiça ou está só dando um tiro no pé por ser tão politiqueira e parcial? O que ela vem fazendo a não ser viver nas Bahamas e coisas e tal às custas da Associação? Recado para a Francilene: Boas idéias têm de ser respeitadas e acatadas, ainda que a gente seja adversária política SRA PRESIDENTE. Querer construir uma Sede própria para a Defensoria é uma idéia que não pode e nem deve ser subestimada e nem atacada por nenhuma hipótese. Tome tento Sra. Presidente. A propósito: Por que a senhora perdeu metade da carga horária na UNIFOR? Estou de olho viu? Nossos colegas vítimas da senhora também estão.

Anônimo disse...

Estou abismada com a superficialidade da Presidente da Associação dos Defensores Públicos. Argumentos tolos e insustentáveis os seus. Caro Eliomar: A Casarão do Dr. José Lourenço foi totalmente restaurado às expensas da OI. O Governo do Ceará não gastou absolutamente nada. Aé eu pergunto: Isso faz com que a Procuradoria do Estado não acione a OI caso haja necessidade? Ficaria impedida de fazê-lo porque a OI bancou o Casarão? Os Defensores Públicos não estão bem representados não...

Anônimo disse...

Muitos de nós Defensores Públicos sabemos que a Presidente da Associação como profissional é uma negação! Nós Defensores Públicos mais antigos sabemos que a Dra. Francilene vivia, isso sim, de licença médica...sua contribuição para a população carente assistida pela Defensoria foi muito pouca ou quase nada. Ser presidente dessa associação é ficar sem trabalhar em prol da sociedade e sim de si mesma??

Anônimo disse...

Não sou expert em orçamento, porém tenho conhecimento de que na Defensoria Pública do Ceará existem duas unidades orçamentárias, ou seja, uma do FAADEP (Fundo de Apoio e Aparelhamento da Defensoria Pública) e a outra da própria Defensoria Pública. Lembro de ter visto publicação no DO de correção solicitada pelo próprio Defensor Geral da época, não sei se ainda a Dra. Amália, solicitando correção a fim de que o FAADEP não fosse prejudicado sem poder fazer aplicações, pois havia dotações da fonte 00 incluida no FAADEP, o que não poderia ser. De todo modo, sem razão a Francilene que, em total irresponsabilidade falou do que não tinha conhecimento e foi desmentida pela própria rede de televisão, ao finalizar a reportagem, esclarecendo que a Secretaria da Fazenda não confirmava o dito por ela. Lastimável comportamento de uma Presidente de Associação de Classe. A pr´opósito e fazendo o papel de advogada do diabo: A Dra. Francilene, que antes arrancava os cabelos pela falta de uma sede própria para a Defnsoria agora está contra? Não dá para acreditar. Tome tino Dra. Francilene Gomes de Brito Bessa.

Anônimo disse...

Não votei no Luciano e sim no Renan, pq achei que ele seria melhor para a Defensoria. Fui muitas vezes para a assembléia e não fiz baderna no dia da votaçãoporque nao comungo com esse tipo de coisa. Devo dizer também que acho o Luciano muito senhor de si, porém, querer a PRESIDENTE DA ADPEC tomar posição contra uma campanha que visa construir nossa tão sonhada sede própria é a maior canalhice que já vi na minha vida. Souve hoje que o Luciano pagou do bolso uma publicação que vai distribuir pras autoridades e defensores com o intuito de fazer a sede própria. Tenha paciência Dra. Francilene. Façamos oposição quando necessário, mas assim é demais. A sede também dará dignidade ao Defensor Público e ainda mais ao assistido. Vou colaborar sim porque sou Defensor Público e gosto de trabalhar em local digno.

Anônimo disse...

Irei na próxima sexta feira a mais uma Assembléia Geral Extraordinária da ADPEC. Dessa vez espero que a assembléia exiga respeito da Presidente e discuta e vote coisas concretas e não contos da carochinha, como o conto que a Francilene quis aplicar na categoria dizendo ter conseguido a vaga para o conselho da mulher e foi desmentida pela Ana Cristina que narrou tudo tintim por tintim e eu própria asisti na tv assembléia que foi o Deputado Adahil Barreto quem propOs a emenda. Soube depois por email do Defensor Geral que fora a seu pedido e anexou inclusive oficio do Deputado...Vamos votar estado de greve pelos subsídios DRA Francilene?

Anônimo disse...

Será possível que a nossa classe de Defensor Público vai cair na "lábia" da Presidente da Associação? Pura FALÁCIA!
Que decepção com a Dra. Francilene, se ela entende tanto de orçamento e prestação de contas, porque então a prestação de contas da Associação não vem sendo feita regularmente?
FALE MENOS E CONTRIBUA MAIS COM ATITUDES CRIATIVAS!

Anônimo disse...

Governador Cid Gomes, procure saber a história profissional da Dra. Francilene....
Na eleição para Defensor Geral não votei no Dr. Luciano e sim no Renan, mas quero aqui, de público, parabenizar o Defensor Geral pela coragem de desmentir a Francilene na Tv.
Que absurdo ela vem fazendo, desmoralizando a nossa classe.

Anônimo disse...

RECEBI O LIVRO "A DEFENSORIA SOMOS TODOS NÓS", DE AUTORIA DO DEFENSOR GERAL LUCIANO HORTENCIO. PARABÉNS DR. LUCIANO PELA IDÉIA MARAVILHOSA E INOVADORA.
COM CERTEZA A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS FRANCILENE BESSA VAI ENCONTRAR MIL DEFEITOS, NO ENTANTO, PELO QUE TENHO CONHECIMENTO, ELA NÃO TEM CAPACIDADE DE TER UMA IDÉIA DESSA.

Anônimo disse...

Dra. Francilene, por gentileza faça um favor a nossa classe, mostre idéias boas, coisa que a Sra. não vem fazendo como presidente da ADEPEC, já que pretende candidatar-se ao cargo de Defensor Geral.
Ser presidente de uma associação não é só lutar por salários melhores...

Anônimo disse...

O Defensor Geral Dr. Luciano é arrogante, prepotente, as vezes até mesmo grosseiro, mas vou dar a mão a palmatória, O HOMEM TEM CORAGEM!

Anônimo disse...

O Defensor Geral é realmente antipático, mas além de trabalhador é uma fera prá trabalhar em favor dos desassistidos. Logo depois de publicar um livro de sua autoria sobre Defensoria Pública, em que teve a idéia de solicitar apoio financeiro para o FADEP, ele já estava, hoje de manhã, mandando distribuir entre os delegados do PPA uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha, de autoria da Defensora Ana Cristina, do Núcleo da Mulher. As cartilhas foram distrivuidas pela Dra. Amália e não chegaram prá quem quis. Se antipatia não for defeito este Defensor Geral tá fazendo uma boa administração, podem crer. Duas publicações em menos de um mês...........Não vou me identificar prá não ficar na lista negra da Francilene.

Anônimo disse...

E tem mais que eu havia esquecido. O HOMI arrancou a forceps a publicação da dispensa de licitação que estava na Casa Civil e soube que o Edital está no forno quase no ponto de sair......É mole?Agora antipático ele é....Parece que no Governo CID isso é moda pois o Arialdo desarreda.