segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BOLSA FAMÍLIA: ADESÃO DE BENEFICIÁRIOS A PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É BAIXA

A adesão dos beneficiários do Bolsa Família ao programa de qualificação profissional - lançado pelo governo no primeiro semestre de 2008 - é considerada baixa pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O tema está sendo discutido por cerca de 200 secretários municipais de Assistência Social reunidos em Brasília.

Segundo a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Lúcia Modesto, o ministério ainda não fechou o percentual de adesão dos beneficiários até o momento. O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) quer qualificar 184 mil trabalhadores na área da construção civil e outros 25 mil na do turismo. Após a capacitação, os alunos trabalhariam em obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para o ministro Patrus Ananias, a baixa adesão ocorreu em função do período eleitoral de 2008. “Nós lançamos a campanha quando muitos prefeitos já estavam encerrando seus mandatos. Nós vamos buscar maior envolvimento dos gestores estaduais e municipais e aperfeiçoar os mecanismos de divulgação e de contato com as família”, afirmou Patrus.

O presidente do Congemas, Marcelo Garcia, acredita que faltou uma “negociação” direta com os beneficiários do programa. “Nós precisamos perguntar para as família se o que a gente desenvolveu é uma necessidade delas. Por isso, essa reunião será importante, para discutir isso”, defendeu. Marcelo também critica o mecanismo utilizado pelo MDS, a carta, para informar os beneficiários sobre o curso de qualificação. Ele acredita que os Conselhos Regionais de Assistência Social (CRAS) precisam estar envolvidos no processo.

(Agência Brasil)



Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe qual é o problema??? O assistencialismo eleitoreiro de programas tipo Bolsa Família transforma o indivíduo em vagabundo. Quem quer trabalhar, se não tem que pescar o peixe, recebe ele de graça?

Como já dizia o grande Gonzagão:
a esmola vicia o cidadão.

Bruno