quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

OBAMA ORDENA FECHAMENTO DA PRISÃO DE GUANTÁNAMO

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta quinta-feira o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba. A base militar americana localizada na ilha foi transformada em prisão de suspeitos de terrorismo pelo governo anterior, de George W. Bush. O fechamento da prisão deve ocorrer em até um ano. Obama assinou também decreto que proíbe a tortura e métodos coercivos em interrogatórios de prisioneiros feitos pelos EUA.

"Fechar o centro de detenção de Guantánamo é parte da política externa, dos interesses dos EUA e dos interesses da Justiça", disse Obama, em entrevista coletiva. Ele afirmou, contudo, que não há um plano sobre o que fazer com os 245 prisioneiros que ainda estão em Guantánamo. "Discutiremos mais tarde o que fazer", disse, em resposta a um jornalista.

Poucos minutos depois, cercado de seus assessores de política externa, Obama assinou outro decreto que proíbe o uso de métodos coercivos em interrogatórios, prática comum nos interrogatórios de suspeitos de terrorismo presos pela CIA (Central de Inteligência Americana).

"Pelo poder a mim concedido pelos Estados Unidos da América, para promover o tratamento seguro e humano dos cidadãos sob poder dos americanos e dos nossos militares, para obedecer as leis dos EUA e da Convenção de Genebra [que estabelece leis de prisioneiros de guerra]", disse Obama, "assino ordem que efetivamente garante que [...] qualquer interrogatório terá que ser de acordo com os estabelecimentos do Exército"."

(Folha Online)









Presidente Barack Obama oficializa anúncio do fechamento da prisão de Guantánamo

3 comentários:

Anônimo disse...

Como modesto professor de história aplaudo daqui estas primeiras medidas. Tomara sejam elas o início de um novo tempo.

João Teles

Carlos Frederico Gomes disse...

Valeu Obama! Agora há luz no fim do túnel.

Anônimo disse...

Será que esse povo de lá vem pedir asilo no Brasil?? Afinal, o país virou o paraíso de assassinos, ladrões e terroristas do mundo, depois que o governo do PT se instalou. Olivério Medina, terrorista das FARC, conseguiu se refugiar aqui, e agora o assassino e terrorista italiano Cesare Battisti foi beneficiado também. Fogem todos pra cá, pois sabem que aqui não é mais só a casa do Genro não: viramos a CASA DA SOGRA.

Mas não surpreende: petistas são também chegados a ditadores, narcotraficantes e guerrilheiros, né? Cultuam assassinos como Fidel Castro, são associados dos narcoterroristas das FARC, entregam nosso patrimônio ao cocaleiro boliviano, ajudam o fanfarrão Chavez a instalar sua ditadura, votam na ONU contra a condenação do Sudão, mesmo diante do genocídio de 300.000 pessoas naquele país... é demais!

Portanto, quem já acha muito a ação do PCC e CV por aqui, prepare-se: os selvagens de Guantánamo estão chegando.

Carol