"Fechar o centro de detenção de Guantánamo é parte da política externa, dos interesses dos EUA e dos interesses da Justiça", disse Obama, em entrevista coletiva. Ele afirmou, contudo, que não há um plano sobre o que fazer com os 245 prisioneiros que ainda estão em Guantánamo. "Discutiremos mais tarde o que fazer", disse, em resposta a um jornalista.
Poucos minutos depois, cercado de seus assessores de política externa, Obama assinou outro decreto que proíbe o uso de métodos coercivos em interrogatórios, prática comum nos interrogatórios de suspeitos de terrorismo presos pela CIA (Central de Inteligência Americana).
"Pelo poder a mim concedido pelos Estados Unidos da América, para promover o tratamento seguro e humano dos cidadãos sob poder dos americanos e dos nossos militares, para obedecer as leis dos EUA e da Convenção de Genebra [que estabelece leis de prisioneiros de guerra]", disse Obama, "assino ordem que efetivamente garante que [...] qualquer interrogatório terá que ser de acordo com os estabelecimentos do Exército"."
(Folha Online)
Presidente Barack Obama oficializa anúncio do fechamento da prisão de Guantánamo |
3 comentários:
Como modesto professor de história aplaudo daqui estas primeiras medidas. Tomara sejam elas o início de um novo tempo.
João Teles
Valeu Obama! Agora há luz no fim do túnel.
Será que esse povo de lá vem pedir asilo no Brasil?? Afinal, o país virou o paraíso de assassinos, ladrões e terroristas do mundo, depois que o governo do PT se instalou. Olivério Medina, terrorista das FARC, conseguiu se refugiar aqui, e agora o assassino e terrorista italiano Cesare Battisti foi beneficiado também. Fogem todos pra cá, pois sabem que aqui não é mais só a casa do Genro não: viramos a CASA DA SOGRA.
Mas não surpreende: petistas são também chegados a ditadores, narcotraficantes e guerrilheiros, né? Cultuam assassinos como Fidel Castro, são associados dos narcoterroristas das FARC, entregam nosso patrimônio ao cocaleiro boliviano, ajudam o fanfarrão Chavez a instalar sua ditadura, votam na ONU contra a condenação do Sudão, mesmo diante do genocídio de 300.000 pessoas naquele país... é demais!
Portanto, quem já acha muito a ação do PCC e CV por aqui, prepare-se: os selvagens de Guantánamo estão chegando.
Carol
Postar um comentário