sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

LULA DIVULGA CARTA SOBRE CASO BATTISTI

"O governo da Itália divulgou nesta sexta-feira, em nota oficial, o conteúdo da carta enviada ao presidente do país, Giorgio Napolitano, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a concessão do status de refugiado político ao ex-ativista Cesare Battisti. Segundo o comunicado, Lula defendeu na carta a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, alegando que ele se orientou por sólidas bases jurídicas brasileiras e internacionais. As informações são da agência Ansa.
Battisti, acusado de ter cometido quatro assassinatos entre 1978 e 1979, foi condenado à prisão perpétua na Itália. Na semana passada, ele recebeu do governo brasileiro o status de refugiado político.
"Lula quis exprimir a plena consideração de seu País com a magistratura italiana e com o Estado de direito democrático vigente na Itália, e confia no caráter democrático, humanitário e legítimo do nosso sistema jurídico", diz o texto do governo italiano."

(Portal Terra)

3 comentários:

Anônimo disse...

Por curiosidade, quanto tempo demorou para esse assassino de receber asilo? Usando o processo normal que leva cerca de 6 meses.

Eu já a fornecer uma carta da polícia no meu país a dizer que eu nunca tinha cometido um crime. Efetivamente, Battisti recebe um visto melhor do que eu. Talvez eu devesse ter assassinado algumas pessoas.

Você pode imaginar o que o governo brasileiro teria dito, se as vítimas tinham sido brasileiros?

Anônimo disse...

Um "processo normal" meios um visto de permanência.

Anônimo disse...

Está certo o governo brasileiro. Aliás, essa decisao é uma praxe do Estado brasileiro que aqui abrigou o ditador Marcelo Caetano que pediu asilo após a Revoluçao de 25 de Abril que derrubou a ditadura fascista salazarista, assim como recebeu outro ditador, o sanguinário ditador do Paraguai, o general Alfredo Strossner. Tanto essas duas decisões que protegeram os ex-ditadores, como a que protegeu Cezare Batistti foram decisões corretas porque assentadas na tradição brasileira de dar guarida aos perseguidos políticos independentemente de suas ideologias. Essa tradição só foi quebrada na ditadura sanguinária brasileira de 1964 que, ao invés de dar proteção, matou, torturou, exilou, expatriou brasileiros e foi a única ditadura latino-americana a não fornecer passaporte aos seus exilados. Quem se coloca contra o asilo a Batistti o faz de forma ideológica ou por ignorância. Pedro Albuquerque.