sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

GOVERNO QUER INCREMENTAR TURISMO RELIGIOSO EM CANINDÉ



O governador Cid Gomes e o Secretário do Turismo, Bismarck Maia, assinam, na próxima sexta, dia 30, a ordem de serviço para a execução do projeto Caminhos de Assis. Orçada em R$ 2 milhões, a obra irá estruturar 136,43 km de estrada ligando os municípios de Maranguape e Canindé.

O projeto Caminhos de Assis é um roteiro turístico religioso destinado aos romeiros que se dirigem a pé para Canindé. O município recebe 2,5 milhões de visitantes por ano, a maior parte na época dos festejos de São Francisco. Ao longo do percurso será preparado um cenário religioso em que os peregrinos tenham uma boa acolhida e a segurança necessária para o prosseguimento tranqüilo de sua viagem.

O projeto, cujo prazo de entrega está previsto para final do mês de julho, prevê melhorias na estrada, na sinalização, e a construção de paradouros para repouso diurno e pernoite (com banheiros, dormitórios, local para refeição e oratórios).

De Maranguape até Canindé, o trajeto passa, respectivamente, pelas localidades de Tabatinga, Penedo, Papara, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga e Caridade. Com este projeto o Governo do Estado prevê um aumento de 20% no fluxo de turistas além do incremento de R$ 20 milhões na economia local.

Com informações da Setur.

4 comentários:

Anônimo disse...

Canindé é um Turismo Religioso vergonhoso. Uma exploração da Fé a Céu aberto.
A Cidade revela total falta de estrutura para receber fiéis, romeiros, peregrinos, visitantes, pesquisadores, enfim uma infinidade de pessoas.
Na frente da estátua de São Francisco não oferece nada para acolher as pessoas, nenhuma cobertura, apenas um rstaurante/bar (com tudo que se acha nos grandes centros, biscoitos, salgados, latas de refrigerantes), nenhuma criatividade, crianças, homens e senhoras ambulantes e pedindo esmola logo qd se chega existe a abordagem para se vender santinhos, terços, etc.
O Governo, Prefeitua deveria fazer um espaço coberto, com bares, rerstaurantes - com culinária e ambiência da região - banquinhas para se comercializar os santinhos entre outras coisas.
Um museu que nos mostrasse toda a história de São Farncisco e consequentemente a história de Canindé.
Em frente da Básilica vemos a mesma coisa, a feira que existe é muito precária. Não exsitem banheiros públicos ao redor, os restaurantes são péssimos.
A impressão que se tem é claríssima: é lucro manter a iamgem da pobreza, do pedinte, da miséria...
Não deveria ser assim, a Igreja, a Prefeitura e Governo podem em uma ação conjunta fazer de Canindé um lugar muito melhor, afinal os fiéis deixam muito dinheiro.
Mas é fácil a exploração da Fé.
É um absurdo o que se vê ali, e uma vergonha!

Carlos Frederico Gomes disse...

Grande iniciativa: Há muito tempo os devotos de São Francisco sonhavam com um projeto como esse.

Anônimo disse...

Eu queria saber qual o critério utilizado para dizer que 2,5 milhões de pessoas visitam,por ano,Canindé.Não acham que é demais ?500.000 é mais do que uma estimativa realista.

Ismael Luiz disse...

Fui uma vez,à referida festa,prá nunca mais.Não existe um restaurante decente para se comer,um hotel que condiga com o nome,falta segurança,lixo espalhado por tudo o que é lugar,e muita,muita exploração.São Francisco,me perdoe,mas seus discípulos,em Canindé,estão como o diabo gosta.