sábado, 14 de julho de 2007

BRASIL ECODIESEL DE CRATEÚS COM AÇÕES EM ALTA NA BOVESPA

O biodiesel pode não atrair a mesma atenção que o etanol na busca por combustíveis mais limpos, mas, pelo menos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), é o que mais se destaca. Das três empresas de biocombustíveis listadas no pregão paulista, a Brasil Ecodiesel, maior produtora nacional de biodiesel, é a que apresenta o melhor desempenho nos últimos meses. Já a Cosan e a São Martinho, voltadas à produção de etanol, sofrem com a depreciação do preço do açúcar no mercado mundial – ainda a maior fonte de receita dessas companhias.
Na última quinta-feira (12/7), as ações ordinárias (com direito a voto) da Brasil Ecodiesel fecharam cotadas a 14,45 reais. Se considerado o pior momento dos papéis, quando chegaram a ser cotados a 8,80 reais em 22 de março, a alta acumulada é de 64,2%. No mesmo período, as ações da Cosan acumularam baixa de 14,8% e as da São Martinho, de 12,5%.


A valorização dos papéis mostra que a Brasil Ecodiesel superou sua tumultuada estréia no mercado de capitais. Após uma oferta inicial de ações complicada, com dúvidas no mercado sobre a governança corporativa da empresa, os papéis saíram com um preço inicial de 12 reais, bem abaixo do valor mínimo avaliado pelos coordenadores (17 reais).

BRASIL ECODIESEL?


Fundada no segundo semestre de 2004 pelo empresário Daniel Birmann – hoje afastado do controle - a empresa apresentou-se aos investidores bem menor do que é hoje. Quando foi ao mercado, contava com apenas uma usina de biodiesel em atividade – a de Floriano, no Piauí, com capacidade instalada de 45.000 metros cúbicos por ano. Desde então, a empresa inaugurou mais quatro unidades: Porto Nacional, em Tocantins; Crateús e Iraquara, no Ceará; e Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. Sua capacidade de produção subiu para 520.000 metros cúbicos. Até o final do ano, a empresa espera atingir uma capacidade de 800.000 metros cúbicos, com a inauguração de novas usinas e a duplicação da planta de Floriano.


Do Portal Exame leia aqui

Nenhum comentário: