segunda-feira, 9 de julho de 2007

MINISTRO DA SAÚDE ADMITE NOVOS INVESTIMENTOS EXTERNOS NA PRODUÇÃO DE REMÉDIOS


"No seu primeiro encontro público com um grande laboratório, após a quebra de patente do medicamento Efavirenz (Merck Sharp & Dohme), há dois meses, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão (E)afirmou que o caso foi circunscrito e que o governo federal está aberto a novos investimentos no País. A declaração foi feita nesta manhã, na fábrica da Novartis, em Resende, Estado do Rio de Janeiro, na presença do Presidente Mundial da companhia Daniel Vasella (D).
A unidade de Resende da Novartis é uma planta estratégica para a empresa, envolvida na produção das fases mais importantes do processo de síntese química da matéria-prima do Diovan®, anti-hipertensivo líder mundial de vendas. Além da matriz, na Suíça, apenas outros quatro países — dos 140 em que a Novartis está presente — produzem o medicamento.

Vasella anunciou investimentos de R$ 223 milhões no Brasil e disse que a empresa será a maior exportadora de medicamentos do País. A expectativa da Novartis é de triplicar o volume exportado até 2012. Ele acrescentou ainda que é interesse da companhia fazer PPPs com o governo para combater doenças infecto-contagiosas. “Nós planejamos expandir nossas parcerias público-privadas com o governo brasileiro para melhorar a saúde dos cidadãos, por meio de ações efetivas de combate à doenças como malária e lepra. Essas parcerias são essenciais para aumentar o acesso dos pacientes aos remédios”.

Durante a visita à planta de Resende, Vasella recebeu convidados como o Vice-governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, o Prefeito do município Silvio de Carvalho, o Presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Alessandro Teixeira, entre outras autoridades. Os embaixadores do Brasil na Suíça, Eduardo dos Santos, e da Suíça no Brasil, Rudolf Bärfuss, também prestigiaram o evento."

(Fonte - AT Consultoria Comunicação - Foto Orlando Brito)

Nenhum comentário: