quarta-feira, 11 de julho de 2007

ACESSIBILIDADE JÁ! OAB GANHA LIMINAR CONTRA GOVERNO E PREFEITURA PRÓ-DEFICIENTES FISICOS

"O juiz Luiz Alves Leite, da 4ª Vara da Fazenda Pública, concedeu, nesta quarta-feira, liminar à OAB-Ceara em ação civil pública impetrada com o intuito de assegurar que Prefeitura de Fortaleza e governo do Estado façam a adaptação das instituições públicas de ensino para garantir a ampla acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. A ação solicitou ainda que sejam assegurados recursos nosorçamentos para que essa adaptação seja executada.

O presidente da Ordem, Hélio Leitão, ressaltou que a acessibilidade tratada na ação não está limitada à questão da adaptação física das escolas, mas sim à garantia de uma infra-estrutura completa que torne viável o aprendizado dos portadores de necessidades especiais, incluindo a compra de livros em braile e a de softwares para facilitar o ensino aos deficientes visuais e auditivos.

Na decisão, o juiz afirma que concedeu a liminar "em obediência aos princípios consagrados em nosso ordenamento pátrio e por considerar imperativo a participação das pessoas portadoras de deficiência em todos os ambientes, sejam públicos ou privados, para que possam exercer integralmente suas atividades básicas". O juiz concedeu um prazo de 120 dias para que o Poder Público tome asprovidências devidas e estipula uma multa diária de 10 mil para o caso de descumprimento da decisão".

(Do site da OAB-Ceara)

Nenhum comentário: