quinta-feira, 12 de julho de 2007

NA PESQUISA DO O GLOBO, SÓ UM SENADOR DO CEARÁ NÃO QUER SAÍDA DE RENAN

A maioria dos senadores que votaram em enquete feita ontem pelo GLOBO no plenário do Senado considera que a permanência do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo prejudica a imagem da instituição: dos 59 senadores que votaram, 37 afirmaram que sua permanência atrapalha o Parlamento. A maior parte dos senadores também avalia que é motivo para cassação do mandato a comprovação de irregularidades fiscais na contabilidade de seus empreendimentos agropecuários, apresentada pela defesa de Renan como prova de que tem recursos próprios e que não teve contas pessoais pagas por empreiteira.

Essa foi a posição adotada por 33 senadores, contra 15 que responderam não, indicando que os senadores avaliam que problemas fiscais podem constituir quebra de decoro a ser punida com cassação.
— Desde que esses problemas fiscais configurem um ato deliberadamente ilícito para não agir de acordo com a lei e evitar a transparência dos negócios, fica caracterizado que houve quebra de decoro. Isso é diferente de um equívoco na declaração de Imposto de Renda — disse José Nery (PSOL-PA).

A enquete, realizada entre 16h e 20h de ontem, revelou que os senadores estão divididos sobre se o presidente do Senado deveria renunciar ao cargo em decorrência da representação do PSOL, das suspeitas de que teve despesas pessoais pagas por um lobista e da constatação de que há irregularidades na contabilidade de seus negócios. Houve um racha: 23 senadores votaram pela renúncia e outros 23 votaram contra sua saída. As explicações de Renan ainda não convenceram um contingente importante de senadores. Dos que responderam à enquete, 21 não se convenceram ainda de que ele não recebeu dinheiro da Mendes Júnior para cobrir despesas pessoais. Outros 16 disseram acreditar em Renan.

E POR AQUI?

Dos três senadores do Ceará, con forme o Globo, apenas Inácio Arruda (PcdoB) não quer a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado. Inácio é da base aliada.

5 comentários:

Anônimo disse...

O que é isso Inácio? Que representante nossso estado foi eleger? Você ao invés de defender os interesse da população que o elegeu está defendendo os interesses de grupos políticos e de corruptos? Ah se arrependimento matasse!!!!!!!

Anônimo disse...

babão!

Anônimo disse...

Inácio e Renan: eles se merecem; cedo caiu a máscara do nosso senadorzim.

Anônimo disse...

eita demora na postagem

Anônimo disse...

O Presidente do Senado - Renan, não paga suas contas envia a lobistas , e o Senador Inácio apóia esse tipo de atitude, é vergonhoso . INACIO topa tudo para babar os poderosos! ATÉ envergonhar os cearenses diante da NAÇÃO