segunda-feira, 9 de julho de 2007

LULA DEFENDE NO RÁDIO O PROGRAMA DO BIODIESEL. NO CEARÁ, ECODIESEL ESTÁ SUSPENSA

"Em seu programa semanal de rádio “Café com o presidente”, nesta segunda-feira, Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a mais nova matriz energética nacional: o biodiesel. Ele disse que foi a Portugal e à Bélgica, recentemente, para informar que o Brasil está fazendo a sua parte para salvar o planeta e para avisar que o país não se renderá às pressões dos países desenvolvidos.

“A viagem foi importante porque o Brasil mudou de patamar na União Européia. Estamos apresentando ao mundo uma alternativa para combater a emissão de gases que causam o efeito estufa no planeta, um produto que diminui a emissão de CO2”, afirmou Lula. “O que o Brasil não irá aceitar é um cartel dos poderosos do mundo tentando impedir que o Brasil se desenvolva e se transforme em uma grande nação”.

O presidente também rebateu as críticas de jornais europeus, que disseram que o biodiesel é um combustível sujo, que a plantação pode invadir a Amazônia. “O Brasil não pode abrir mão, em hipótese alguma, de defender a sua matriz energética revolucionária já comprovada há 30 anos, que é o etanol e agora o biodiesel”, disse."

DETALHE

Um adendo a essa questão do biodiesel: a Justiça de Crateús suspendeu as operações da empresa Brasil Ecodiesel, sob suspeita de ela estaria poluindo o rio Poty, naquela banda do Ceará. Seria o ônus desse progresso?

(Portal G1)

Nenhum comentário: