terça-feira, 10 de julho de 2007

PROJETO ITATAIA TERÁ ESTUDOS AMBIENTAIS SOB RESPONSABILIDADE DA SEMACE


O deputado estadual Tomás Figueiredo Filho (PSDB) informou nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa, que a polêmica entre o Ibama e a Semace em torno da exploração do fosfato na jazida de Itataia, em Santa Quitéria, chegou ao fim. Segundo disse, a exploração do minério poderá agora ser iniciada, tão logo seja realizada a concorrência pública para definir quem fará a extração do fosfato.

Tomas Filho explicou que a Semace, o órgão estadual do meio ambiente, ficará responsável sobre levantamentos e estudos acerca de possíveis impactos ambientais relacionados à exploração do minério, enquanto o Ibama tratará do acompanhamento relacionado ao urânio, que é o rejeito mineral daquela jazida.

O parlamentar destacou o papel do presidente Lula no assunto, ao anunciar a reativação do programa nuclear brasileiro e a construção da Usina Angra III. A atitude do presidente, conforme Tomás, mostra que hoje até mesmo os ambientalistas concordam que a energia nuclear é uma fonte limpa, que evita o aquecimento global. “De grande vilã, passou a solução. A energia nuclear só precisa ser bem manuseada para ser limpa. É preciso saber isolar e acondicionar o lixo nuclear”, disse.

(Com informações da Assessoria do Poder Legisaltivo)

Nenhum comentário: