terça-feira, 18 de dezembro de 2007

ANATEL FAZ LEILÃO DO CELULAR TERCEIRA GERAÇÃO. CEARÁ TERÁ COBERTURA

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) faz nesta terça-feira o leilão de freqüências da chamada terceira geração de celulares (3G), que permitirá maior velocidade na transmissão de dados e o acesso à internet banda larga pelo aparelho. A licitação garantirá a cobertura em todos os municípios do país até 2010, já que prevê um cronograma para que as operadoras ofereçam o serviço. O leilão será feito na sede da agência, em Brasília. Pela quantidade de lotes, a expectativa de técnicos da agência é de que a disputa pode durar mais de um dia.
Oito operadoras participarão da licitação: Vivo, Claro, TIM, Oi, Brasil Telecom, CTBC, Telemig e Nextel. Serão leiloados quatro bandas de freqüências em 11 regiões do país. O preço mínimo de todas as freqüências é de R$ 2,8 bilhões mas, como ganha a empresa que oferecer mais, a expectativa é de ágio nas regiões mais concorridas, como São Paulo.
A Anatel estabeleceu que quem comprar freqüências 3G terá que garantir a cobertura inclusive em cidades pequenas. A estimativa da agência é de que existem 1.836 localidades sem o serviço. As empresas são obrigadas a cobrir todos os municípios menos de 30 mil habitantes até o início de 2010. Além disso, a agência fez uma espécie de venda casada de freqüências, que no mercado ganhou o apelido de "filé com osso". Quem comprar faixas na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, terá obrigatoriamente que levar freqüências no Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima. A operadora que vencer a disputa pelo interior de São Paulo terá que ficar com bandas no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas."

(Folha On Line)

Um comentário:

RÉGIS REIS disse...

No Brasil, no Ceará, não tem política de Telecomunicações nem de Comunicações...tudo só chega atrasado e com muitas dificuldades, apesar das privatições, o governo era para ter deixado pelo menos uma empresa pública, tanto dinheiro gerado pelas vendas das faixas de frequências e nós consumidores pagando tudo isso...só apenas 4% , os brasileiros tem acesso a internet, e temos recursos do FUST nunca usado para as políticas de inclusão digital....isso sem falar nas cidades do interior, em que a situação é crítica e preocupante....esse é nosso BRASILLLLLLL !!! RÉGIS REIS (DIRETOR PRESIDENTE DA MAXXTELECOM)