sexta-feira, 4 de abril de 2008

ARQUIVO DA CASA CIVIL EXPÕE DOSSIÊ ANTI-FHC


"O que é isso, companheiros?"

"Uma cópia de arquivo extraído diretamente da rede de computadores da Casa Civil mostra que o dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da sua mulher, Ruth, e de ministros tucanos saiu pronto do Palácio do Planalto, revela reportagem de Leonardo Souza e Marta Salomon publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
O documento, a que a Folha teve acesso, afasta a possibilidade de que tenha havido adulteração nos dados arquivados pela Casa Civil que o governo chama de base de dados.
O conjunto das planilhas, com 27 páginas, revela que a pasta começou a lançar dados de prestações de contas da Presidência de FHC em 11 de fevereiro, data em que a investigação de despesas do governo Lula com cartões corporativos já havia se tornado inevitável.
Foram agrupadas as despesas de Ruth Cardoso, de dois dos ministros mais poderosos do Planalto na época, Eduardo Jorge (Secretaria Geral da Presidência) e Clóvis Carvalho (Casa Civil e Desenvolvimento), além de Arthur Virgílio, senador tucano que exerceu o cargo de secretário-geral da Presidência, e até da chef de cozinha Roberta Sudbrack."

* Sobre Casa Civil, leia nota aqui.

(Folha de São Paulo)

7 comentários:

Robério Soares disse...

A Folha tem muita credibilidade!

Anônimo disse...

A questão é simples, qualquer acadêmico de direito sabe disso. Pelo ordenamento jurídico brasileiro, configuram-se crime, no caso, a divulgação dos dados sigilosos e a chantagem. Segundo a mídia - Folha, Veja, Globo e cia. - não houve chantagem. Dizem apenas que os dados saíram da casa civil. A mídia de má-fé fez o inadmissível no direito, intuiu a possibilidade da ocorrência de um crime que não ocorreu e puniu, sem provas, a culpada do suposto crime que poderia ser praticado. Qual seja: a divulgação de dados sigilosos para fins de chantagem.

O direito não admite isso. Não posso intuir que quem usa uma arma, mesmo que sem o porte, irá cometer um crime de morte, por exemplo ou mesmo tentativa. Alguns poderão dizer que porte de arma sem autorização é crime. A lei não tipifica o conhecimento de dados sigilosos como crime. No caso, os dados em poder, segundo a mídia, de Dilma, ministra da casa civil, não configura crime nenhum. É questão de lógica, o governo Lula ter acesso aos dados do governo anterior que sucedeu.

Por que o PIG - midia - e alguns de seus membros insistem com essa informação? O óbvio dos óbvios, para queimar a Dilma, impedindo-a de ser o poste candidato de Lula.

Os tucanos Serra e FHC têm inúmeros antecedentes criminais. Podemos citar a candidatura de Roseana Sarney que virou picolé.

Então, no caso, qual ato a lei tipifica como criminoso? A divulgação dos dados sigilosos e O furto destes.

OU SEJA, quem divulgou para a mídia é o culpado. Quem divulgou e surrupiou os dados sigilosos? Alvaro Dias, Veja e Folha,, réus confessos

O RESTO É RESTO.

As ilações dos colaboradores da mídia, produtores de jornalismo de esgoto do PIG, ficam por conta das mentes desonesta que pululam no caso.

A questão não é política, nem partidária.

Se existem caluniadores e difamadores devem que ser punidos em ações criminais competentes.

O PIG não diz que houve a chantagem. Fez bem, como bem disse o ondbusman da Folha em artigo criticando o veiculo de comunicação. Porque o pseudo chantageado teria que provar o dia, a hora, o mês da chantagem e todos os outros detalhes. FHC jamais disse isto.

Cabe ao ofendido do crime de calunia, contra todos os ofensores, postular judicialmente ação de reparação por danos morais.

Ao governo Lula compete responder na mesma altura os ataques recebidos. Terminantemente quem possui 73% de aprovação não é fraco.

Já os 73% podem agir sem estardalhaço e manifestações nas ruas.Explico, a mídia falada e escrita necessita dos telespectadores e leitores que são em um país capitalista, antes de tudo, CONSUMIDORES. Ela sobrevive dos anúncios das grandes corporações. Os 73% consumidores de produtos têm o poder de boicotar os produtos e serviços dos que anunciam na mídia. Portanto, temos o poder. E um grande veículo, a internet a nosso favor na articulação de um movimento capaz de atingir a mídia, onde é mais vulnerável, no bolso. É um dos poderes do povo. Não precisa nem sair às ruas em manifestações.

Quanto a Lula, ele tem poder de fogo, querendo é só usar o enorme prestígio que angariou, sem precisar a usar a mão PODEROSA do Estado para destruir seus oponentes.

A tendência, pelo encaminhamento que se está dando a questão, é o povo soberano postular um terceiro mandato para Lula. É só propor uma PEC para modificar a Constituição Federal por emenda.

Sempre penso que, até nos piores momentos da vida, está presente a vontade de Deus. Pelo visto a midia esta sendo instrumento de Deus para um TERCEIRO MANDATO DE LULA.

O ex-presidente Fernando Henrique, ao aprovar a emenda da reeleição, mostrou os caminhos das pedras e a possibilidade da emenda nesse sentido. Não se trata de cláusula pétrea.

Devemos, diante da seriedade do que esta ocorrendo, pensar seriamente na possibilidade de um terceiro mandato para Lula. Ele liquidaria a oposição fácil, fácil, no primeiro turno, com 75% dos votos.

E o Judiciário e o Supremo? A vontade do povo SOBERANO irá se sobrepor com a força
necessária aos membros do Judiciário partidários do golpe midiático.

Anônimo disse...

Eliomar,

Abaixo, final do excelente texto do Professor de Ética do Departamento de Filosofia da UNICAMP, Roberto Romano.

Nele, Romano faz uma análise das mentiras de regimes autoritários, traçando um paralelo entre a cultura totalitária que reúne "os camaradas ou companheiros estalinistas e nazistas" numa mesma saga de espionagem e estado policial:
(...)
"Muitos petistas hoje no poder foram educados naquela escola. Quando na oposição, espionavam (com apoio logístico de sindicalistas) os adversários e associados a “jornalistas” em redações estratégicas, forçavam escândalos, caluniavam e injuriavam, mas vestiam a máscara da ética. Nos palácios usam a mesma espionagem, os mesmos jornalistas amigos, idênticas maneiras de atacar a vida alheia, para disfarçar o seu controle social e político. A consciência que montou o dossiê contra Serra, recebeu afagos do presidente, que a batizou de “aloprada”, opera no escândalo atual. Mentiras distraem a opinião pública. Assim, a tese do Planalto é que existe dossiê, mas que ele não seria usado contra opositores. A lógica é desobedecida, na pseudologia palaciana.

Um regime policial está sendo gerado no país. A sua mão-de-obra foi bem treinada, e seu número é imenso, pois emprega os cérebros lavados nas máquinas totalitárias e os oportunistas, cuja espinha se curva diante das ditaduras tendo em vista sua carreira pessoal ou interesses de grupo. Os sinais do Estado sicofanta são evidentes, só não os enxergam os cegos de alma e os cúmplices dos espiões militantes. Estamos no alvorecer do Estado sicofanta, a República dos alcagüetes"

Cris

Anônimo disse...

A distorção dos fatos sempre esteve na cabeça dos canalhas. Assim eles sobrevivem, na digressão, na empulhação, na prática da má-fé, da adulteração dos dados, da fraude em si.

O assunto já começa abordando o crime como uma "questão simples", que é pra descaracterizar de imediato sua gravidade. Isso é tática de qualquer criminalista, envolvido na dificil tarefa de amortizar os efeitos do crime perante a opinião pública e, posteriormente, perante os tribunais.

O fato é inegável, incontestável, irrecorrivel, claro como a luz do sol: fabricação de dossiê, já ASSUMIDO pelo governo, é crime típico de estado policial, este que já tivemos uma vez durante a ditadura militar.

"É impressionante que o esforço investigativo seja voltado para as fontes que denunciaram o crime, não para a investigação do crime.

- CRIMINOSO É FAZER DOSSIÊ. E A CASA CIVIL FEZ;
- CRIMINOSO É USAR O DOSSIÊ PARA CHANTAGEAR.

Que o governo tente distorcer, mentir, falsificar os fatos, vá lá... Está se defendendo. Que parte do jornalismo compactue da sujeira é, até onde sei, coisa inédita na democracia. Só se viu antes coisa parecida nos períodos de exceção, quando a imprensa estava sob censura.

Repito: NÃO VAI INTERESSAR NADINHA À CASA CIVIL QUE SEJA REVELADA A IDENTIDADE DE QUEM PRODUZIU O DOSSIÊ – NEM QUE O AUTOR REVELE AS INSTRUÇÕES QUE RECEBEU... E DE QUEM AS RECEBEU!

- CRIME É FAZER DOSSIÊ.
- CRIME É TENTAR INTIMIDAR COM DOSSIÊ.
- QUANDO UM DOSSIÊ É REVELADO, ELE PERDE SEU PODER DE INTIMIDAR. PORTANTO, REVELAR A EXISTÊNCIA DE UM DOSSIÊ EQUIVALE A NEUTRALIZÁ-LO...

Se havia algo parecido com chantagem, as vítimas eram as oposições." (R.Azevedo).

Portanto, cabe a pergunta do Mainardi:
"se houvesse um tucano infiltrado na Casa Civil, por que o imbecil recolheria dados sobre os gastos de FHC, em vez bisbilhotar os gastos de Lula?"

Elementar, não é? Só burro ou mal-intensionado não enxerga.

Carol

Anônimo disse...

Só pra complementar: como a oposição pode temer Dilma, uma pretensa candidata que, apesar de toda a força que o presidente vem lhe dando em seus comícios de PAClanque, detém MÍSEROS 2% nas pesquisas de opinião?

Inventem outra. Essa não cola nem com araldite.

E a propósito: como os petralhas gostam de enganar, né? O homi obteve 58% nas últimas pesquisas, e o aloprado já infla pra 73%... Isso é que se chama compulsão pra mentira.
Pra seu governo, em índices de popularidade Lulla está atrás de Tabaré Vasques do Uruguai, de Cristina Kirshner da Argentina, de Felipe Calderon do México, de Álvaro Uribe da Colômbia...
E assim constroem eles mesmos a teia de descrédito do PT junto à população. Odeiam a Verdade!!!
VÔTE!

Carol

Anônimo disse...

O anônimo n.2 fala que querem "queimar a Dilma, impedindo-a de ser o poste candidato de Lula." Só se for o POSTE candidato de Lulla mesmo. Com 2% nas pesquisas, apesar de todo investimento PACdérmico nela, né?
A mulher, além de arrogante, parece um poste mesmo. Gostei (hehehehe)

Anônimo disse...

Olha, Eliomar, espero que o rapaz n. 2 não passe de um estafeta sem nenhum poder.

Aliás, se ele tiver feito curso de Direito, precisa fazer um serviço de utilidade pública, informando onde, para as pessoas não passarem nem na porta. Que defesa ruim do governo, hein? Aliás, até dou desconto: deve ser mesmo difícil defender o indefensável...

Mas chamo atenção para o arreganho autoritário do rapaz, quando termina seu conturbado texto dizendo: "E o Judiciário e o Supremo? A vontade do povo SOBERANO irá se sobrepor com a força necessária aos membros do Judiciário partidários do golpe midiático."

Golpe, camarada petralha, são vocês que estão armando. Suas palavras falando em força já denunciam isso. Passamos vinte anos fortalecendo a democracia, as instituições e construímos o estado de direito, por isso estamos vigilantes às manifestações no mínimo ilegítimas de arrufos autoritários como esses seus. Vá pra Cuba, Venezuela, ou China. Lá você poderá exercitar esse seu lado fascista sem problema, protegido pelos ditadores e pelos regimes de exceção que se implantaram lá. Aqui não, jacaré.

Carol