sábado, 5 de abril de 2008

ALÔ, CEARÁ! LULA VAI LIBERAR UMA REFINARIA PARA O MARANHÃO


Eis uma nota da coluna Radar, da Veja desta semana, que deixará os cearenses mais do que indignados:

De Lula para Sarney

Lula decidiu fazer um afago a mais em José Sarney. A pedido de Lula, a Petrobras fará uma refinaria no Maranhão – e um pedido de presidente é mais que um pedido. Ao contrário do que ocorre em Pernambuco, a refinaria será feita sem parceria com Hugo Chávez, em quem Sarney anda batendo acertadamente nos últimos tempos.

VAMOS NÓS - Há anos que o Ceará sonha com projeto do gênero. Tecnicamente, sempre foi viável, mas politicamente perdeu substância e força de pressão nos últimos anos. Tanto que para montar uma siderúrgica, precisou espernear muito contra a Petrobras. Ao final, saiu o empreendimento, mas de cunho privado e sem o gás natural da Petrobras que, agora, boazinha como nunca está com o Maranhão de Sarney. Ter bancada federal fraca parece ser nossa sina.

10 comentários:

Anônimo disse...

Essa nossa classe política cearense vive de raras exceções como um Tasso, um Ariosto, um Eudes Xavier, este grata revelação, além do carrancudo Pimentel. O resto é puro interesse pessoal ou fisiológico.

Robério Soares disse...

Não acredito nada que sai na VEJA e aconselho o mesmo aos leitores do Blog.

Anônimo disse...

Que conversa é essa!!! E então por que Pimentel, Eudes Xavier, Inácio Arruda, Guimarães, Airton Cirilo, Chico Lopes, Patrícia Saboya, o amigão Ciro Gomes e Tasso não resolvem??? Fora dos aliadíssimos do PMDB, sob a batuta de Eunício?Acha pouco, é? No Maranhão, é só Sarney, não precisa de exército não. Não tente tapar o sol com uma peneira não que não dá, cumpanheiro.

O que vocês, petralhas, não querem enxergar é o pouco-caso que o presidente Lulla demonstra com o Ceará. Pra nós, só migalhas. Que grande obra ele fez até agora, já no segundo mandato? Ao contrário, abortou a Ceará Steel no Pecém e nunca deu um tostão pro metrô ser concluído, embora tenha liberado US$ 107 milhões para as obras do metrô de Caracas, na Venezuela do amigo Hugo Chávez, com dinheiro do BNDES, banco de desenvolvimento do Brasil, ou seja, com dinheiro dos "BRASILEIROS". Verifique em (www.terra.com.br/istoedinheiro/390/economia/escolhas_bnds.htm).

Fernando Henrique, que todos vocês odeiam, era muito mais amigo do Ceará. Foram verbas do governo dele que possibilitaram obras como o Castanhão, o novo aeroporto, e a siderúrgica foi viabilizada, com toda a estrutura construída. O Lulla foi quem inviabilizou-a, não permitindo que a Petrobrás mantivesse o acordo feito pra fornecimento do gás, já pensando na de Pernambuco.

Estes petralhas são tão cegos e fanáticos por Lulla que não enxergam o óbvio: Lulla não gosta do Ceará. Ele só engana, porque precisa dos votos dos tontos daqui. Afinal, aqui tem prefeito petista na capital e governador de partido aliado. Não tem nada a ver com a base no congresso. Se fosse assim, cadê o grande Ciro Gomes, que se diz amigão e pupilo do presidente, e não consegue nada pro Ceará?

Conta outra. Essa não cola. Se o cearense tivesse vergonha na cara, mandava essa presidente que escarra a gente pastar.

Carol

Anônimo disse...

Eliomar,

o ailton tem razão. Agora, onde está o prestigio do governador?

Anônimo disse...

Não só uma bancada federal fraca, mas um governador fraco, prefeita de capital fraca. Fracos e subservientes.

Anônimo disse...

E o cara ainda tem 80% de aprovação no Ceará...Que falta de vergonha a dos cearenses!

Anônimo disse...

Ailton Luz:

mas esses petralhas são engraçados mesmo... se o governo é do PT, porque você não cita a inutilidade de políticos aliados como o Zé-cuecão Guimarães, o Airton Cirilo, o Eudes Lins Ximenes, o Pimentel, o Inácio, o Chico Lopes, os capachildos do PMDB... Pergunte a eles o que fazem lá, além de puxar o saco dos governantes de plantão?

Anônimo disse...

Antes de qualquer coisa quero dizer que não sou adepto de nenhum partido político.
O que esperar de uma senadora que só aparece no senado nos dias de votação de matérias de interesse do governo e de um senador que é visivelmente capacho do governo federal, que faz de tudo numa CPI para encobrir as falcatruas das ONGS? Uma só pensa em concorrer a prefeitura de Fortaleza e o outro, sem ter muita consistência gasta o tempo em pedir a reconstrução do prédio da UNE no Rio de Janeiro.
Podem prestar atenção nos discursos dos senadores. A maioria quando vai a tribuna sempre está tentando angariar alguma coisa para os seus estados de origem, mas os da bancada cearense não fazem nada pelo Ceará.
Políticos cearenses do calibre de Virgílio Távora e Tasso foram os únicos que fizeram alguma coisa pelo Estado. Os atuais são puro fisiologismo.
O Ceará foi um dos estados que mais apoiaram o presidente Lula nas últimas eleições e não tem tido o menor retorno em obras estruturantes. Bolsa família é apenas um paliativo, não promove crescimento sustentável no médio e longo prazo.
Pode observar que o tal propalado PAC utiliza mais recursos nas regiões sul e sudeste, regiões já ricas. Para o norte e nordeste só coisas de pequena monta, uma espécie de pirulito para enganar crianças.
Infelizmente o nordeste, pelo tamanho do eleitorado, serve como massa de manobra para políticos inescrupulosos que compram as consciências em tempo de eleição. ( O mesmo curral eleitoral, apenas repaginado via marking político).
Ninguém tem interesse em promover o desenvolvimento do nordeste porque isso significa perder votos com uma população mais esclarecida e ciente dos seus direitos como cidadãos.
Chega dessa tutela inescrupulosa do Estado brasileiro. Queremos crescer e nos desenvolver. Estamos cansados de sermos cidadãos de segunda classe nessa república.

Anônimo disse...

Grande Fernando Veras, você disse tudo!!!

O que dá nojo é ver a ignorância desses seres rastejantes, que ainda ficam enxergando em Lulla a figura de um Sassá Mutema Salvador da Pátria, sem se dar conta do mal que ele faz aos nordestinos. Na sua empulhação e esperteza, Lulla tem certeza de que não precisa fazer mais nada pelo nordeste: graças a extrema ignorância e fanatismo do povo do nordeste, seu curral de votos já está garantido aqui.

E segue por aí mentindo, que é o que ele mais gosta de fazer ultimamente.

O povo devia acordar e começar a cobrar dele promessas mentirosas que ele fez e faz toda hora.

Anônimo disse...

CADÊ O TÃO PROPALADO PRESTÍGIO DO CIRO GOMES EM BRASÍLIA?....