terça-feira, 1 de abril de 2008
DUAS COMPORTAS DO AÇUDE CASTANHÃO SÃO ABERTAS PREVENTIVAMENTE
Foto - Edmar Soares
Duas comportas de um total de 12 do açude Castanhão, o maior do Ceará e que fica situado na cidade de Alto Santo (Vale Jaguaribano), foram abertas nesta terça-feira. Isso, como uma medida preventiva adotada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), já que o açude, com capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos chegou ao limite emergencial de 5 bilhões de metros cúbicos. O Castanhão atingiu a cota 101 e a vazão liberada na altura de 72 metros é de 588 metros cúbicos por segundo. A água vai para o rio Jaguaribe e de lá para o mar.
A última vez que as comportas do Castanhão foram abertas foi em janeiro de 2004.
AÇUDES SANGRANDO
E por falar em Cogerh, o órgão informou que de 136 açudes sob sua responsabilidade, 37 já estão sangrando. Nesta terça-feira, mais nove sanfraram.
As chuvas fortes provocaram também o transbordamento do rio o Poty, em Crateús, deixando seis bairros inundados e prejuízos para cerca de mil pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública.
Em Pacujá, as chuvas trouxeram problemas para cerca de 300 famílias, que chegaram a abandonar suas casas. Foram quase 12 horas de muita chuva.
Sobre enchentes, leia mais no O POVO aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A questão dessa dicução era que estavam querendo abrir 6 comportas, se isso acontecer a cidade de tabuleiro do norte fica ilhada.
Postar um comentário