sábado, 5 de abril de 2008

TERAPIA COMUNITÁRIA DO PIRAMBU AGORA É POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA DO GOVERNO


"A terapia comunitária, experiência que surgiu em 1987 numa favela de Fortaleza (CE), vai integrar a partir deste ano o Programa Saúde da Família (PSF), do Ministério da Saúde. Convênio firmado com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura destinará mais de R$ 2 milhões para a formação de 1,1 mil terapeutas comunitários. O treinamento será dado a partir deste mês em centros de capacitação espalhados pelo País. O objetivo é conseguir uma aproximação ainda maior da comunidade, diz a representante do departamento de Atenção Básica do ministério, Carmem di Simoni. O PSF oferece hoje atendimento médico na área de prevenção, serviço odontológico, mas ainda não contava com a área de saúde mental. As sessões de terapia comunitária têm regras simples: um após outro, os participantes dão seus depoimentos. Desfiam histórias de angústia, depressão, violência e solidão. Depois, uma das histórias é escolhida para virar tema de um debate entre os participantes. Hoje, mais de 12 mil terapeutas já trabalham após serem treinados para conduzir as sessões. São médicos, psicólogos, enfermeiros e agentes de saúde que atuam em comunidades carentes, salões paroquiais, postos de saúde, hospitais e empresas. O lema é o mesmo para todos: "Quando a boca cala, os órgãos falam." Os casos mais freqüentes são estresse, conflitos familiares, dependência de álcool e drogas, questões ligadas ao trabalho, depressão e violência. Não é necessário ter formação superior para ser terapeuta comunitário nem atuar na área da saúde. O trabalho desses terapeutas passa longe da intervenção clínica, o foco está na diminuição do sofrimento e promoção da saúde mental. "A terapia comunitária acolhe, escuta, cuida e direciona melhor as demandas permitindo que só sigam para os níveis secundários de atendimento as que não foram resolvidas nesse primeiro nível de atenção", diz o psiquiatra Adalberto Barreto, criador da terapia."

(Estadão)

* Sobre a Terapia Comunitária, saiba mais aqui.

VAMOS NÓS - Eis o trabalho do médico Adalberto Barreto, desenvolvido na Comunidade Quatro Varas, no Bairo Pirambu, ganhando dimensão nacional. Merecidamente, pois com resultados práticos. Parabéns, doutor Adalberto!

3 comentários:

Anônimo disse...

Conheço esse homem trabalhador e devotado, um senhor do povo, que dedica sua vida a uma causa. Exemplo de vida o professor Adalberto Barreto.

Anônimo disse...

Conheço esse homem trabalhador e devotado, um senhor do povo, que dedica sua vida a uma causa. Exemplo de vida o professor Adalberto Barreto.

luizinho disse...

conheço esse doutor. Podem ficar certos. esse e o cara. Parabens ao programa de saude.