quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ENTERRO DE JURACI REÚNE ALIADOS E DESAFETOS

"Sob a fina chuva de uma quarta-feira bastante cinzenta, o corpo do ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, foi sepultado no cemitério Parque da Paz, por volta das 18 horas de ontem. “Ele lutou muito contra a doença. Não foi por falta de luta. Foi cansaço”, disse, com a voz embargada, o filho Magalhães Neto. O movimento de pessoas em torno do caixão chegou a atrapalhar os funcionários do local, o que gerou empurra-empurra em alguns momentos. Emocionada, a viúva Zenaide Magalhães não conseguiu acompanhar todo o sepultamento.

Nos últimos dias, Juraci foi mantido sedado na UTI, onde respirava com ajuda de aparelhos, sob efeito de analgésicos. “Não era para ele ter morrido assim. Ele achava que a cidade ainda não havia o reconhecido pelo que tinha feito”, lamentou o vereador Carlos Mesquita (PMDB), que por oito anos foi líder do ex-prefeito na Câmara Municipal.

Distante do caixão e com lágrimas nos olhos, Mesquita lembrou emocionado a última visita que fez ao amigo, no fim de dezembro. “Ele estava triste e me disse: ‘Rapaz, quando você está no poder, você é uma coisa. Depois que sai, vira nada. Antes, minha casa vivia lotada. Hoje, ficam aí me criticando’”, relatou o vereador, acrescentando que, mesmo sendo aliado da atual prefeita Luizianne Lins (PT), continuará defendendo os feitos de Juraci.

Também estiveram presentes no velório os personagens históricos do PMDB: o ex-deputado federal Paes de Andrade e o deputado federal Mauro Benevides. “No sábado, fui ao hospital visitá-lo. Só consegui trocar alguns acenos com ele. Mas ele vai se projetar a partir de agora como um homem que lutou muito por Fortaleza”, disse Benevides.

Além de amigos, o auditório do Legislativo reuniu também antigos desafetos políticos que, ontem, esqueceram o passado de desavenças. Esperada para compor esse bloco, a prefeita Luizianne não compareceu. Entretanto, figuras ligadas à petista ressaltaram que “independente de convicções políticas e ideológicas, é uma perda”, atentou o vereador Acrísio Sena (PT).

Menos imparcial foi a senadora Patrícia Saboya (PDT), que chegou ao velório por volta das 17 horas com os olhos mareados. Ela disse que, apesar de ter sido adversária de Juraci, conserva “um grande respeito” pelo ex-prefeito. A pedetista revelou que, durante a campanha eleitoral de 2008, Juraci a procurou para uma conversa que durou cerca de quatro horas. “Foi a única vez que nós conversamos pra valer. Ele queria me dar umas dicas para a cidade”, contou, acrescentando que considera “positivo” o legado que Juraci deixou para a cidade.

(Jornal O POVO)

7 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Muito de ver, hoje, o extenso necrológio de Juraci Magalhães em O Povo. Fábio Campos, Erivaldo Carvalho, Érico Firmo refazem-lhe a trajetória, recuperam breves memórias, confirmam-lhe certos méritos. Outros também aparecem.

De um que se vai, bom que fique esta visão de conjunto consoladora.

Viveu, governou, teve a sua vez - agora acabada para sempre.

Posta em seu lugar, Luizianne não devia perder de vista a brevidade da vida, a escassez da oportunidade. Ou faz agora, dando de si o melhor que puder, sem adiamentos, tergiversações, ou para sempre terá perdido a vez.

Anônimo disse...

E a Prefeita?

Anônimo disse...

Num momento desses não deveria existir a figura do desafeto, mas de um ser humano se solidarizando com outros.

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ, A PREFEITA MOSTRA SEU LADO ARROGANTE E PETULANTE!!! QUER ELA QUEIRA OU NÃO, JUJU DEIXOU SUA MARCA EM FORTALEZA: GRANDES OBRAS!!! ENGULA ESSA RUIZIANE LINS!!!!

Ismael Luiz disse...

NÃO SEI QUAIS OS MOTIVOS QUE LEVARAM A PREFEITA DE FORTALEZA, A NÃO COMPARECER AO ENTERRO DO EX-PREFEITO JURACY MAGALHÃES QUE,NA VERDADE,NÃO DEIXOU DE AJUDÁ-LA,EM SEU PRIMEIRO MANDATO.COMO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL,QUE HERDOU DE JURACY,MESMO POR UMA QUESTÃO HUMANA,ELA DEVERIA ESTAR LÁ,ASSIM COMO ESTEVE O GOVERNADOR CID GOMES,CUJO IRMÃO,CIRO,TEVE SÉRIAS DIVERGÊNCIAS COM O FALECIDO,SEM QUE FALEMOS DA SENADORA PATRÍCIA SABOYA.CONSIDERO O ATO,MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DA ARROGÂNCIA DA PREFEITA,QUE AO QUE PARECE,NÃO CONSEGUE CONTROLAR OS SEUS RANÇOS,ALÉM DA FALTA DE UMA BOA ASSESSORIA,QUE LHE RECOMENDE SEPARAR AS QUESTÕES PESSOAIS DAS QUESTÕES DO CARGO QUE OCUPA.LAMENTÁVEL,CASO NÃO A AUSÊNCIA NÃO TENHA SIDO POR UM MOTIVO JUSTO.

Anônimo disse...

AMIGO PAULO, VOTEI NELA DUAS VEZES. NA PRIMEIRA ACREDITEI NO SEU DISCURSO, NA SEGUNDA FOI MAIS UM VOTO DE CONFIANAÇA. AGORA SEI QUE ELA ACHA QUE ESTÁ ACIMA DA LEI E DE TODOS. SEI QUE O CARTÃO CORPORATIVO DA PREFEITA JÁ PAGOU CONTAS EM BARES E OUTROS LUGARES MAIS ÍNTIMOS. AGORA, ESSA DE NÃO COMPARECER AO ENTERRO DO JURACY FOI PÉSSIMO. ATENÇÃO PREFEITA, O JUJU ESTÁ SENDO LEMBRADO DIARIAMENTE AO VER QUE A SENHORA NÃO FAZ NADA POR FORTALEZA!!! RUIZIANE LINS SEU NOMOE É INCOMPETÊNCIA!!!!

Ismael Luiz disse...

OBRIGADO,"ANÔNIMO",POR CONCORDAR COM A MINHA OPINIÃO.CERTAS ATITUDES,ARROGANTES,DA PREFEITA,SÃO DESASTROSAS E DECEPCIONANTES.FAZEM-ME LEMBRAR A PERSONAGEM "VIOLETA ÁQUILA",DA NOVELA DAS SEIS:QUER SER SIMPÁTICA,MAS NÃO CONSEGUE.