sexta-feira, 28 de setembro de 2007

LEONARDO BOFF VOLTA A CRITICAR TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO


"O teólogo e escritor Leonardo Boff criticou, em Salvador, o projeto de transposição do Rio São Francisco. Segundo ele, "não é o povo que precisa da transposição do São Francisco, mas o grande agronegócio". A crítica foi feita pouco antes da cerimônia de posse do Conselho de Segurança Alimentar da Bahia (Consea-Ba). Para o teólogo, o projeto possui dois grandes defeitos: "Primeiro, não ter escutado as organizações sociais envolvidas, e, sobretudo, as populações ribeirinhas, que conhecem o ecossistema local, o rio e suas possibilidades"; o outro, ter ignorado pesquisas científicas que indicavam outras probabilidades, que não o desvio do curso do rio, para resolver os problemas gerados pela seca, que aflige o Nordeste brasileiro há muitas décadas. "O principal de tudo seria a revitalização", defendeu Boff."

Bom lembrar - Quando esteve em Fortaleza neste ano, participando do Debates do POVO Especial, promoão do Grupo O POVO de Comunicação, Boff fez essas mesmas críticas ao empreendimento.
(Este Blog, com o Blog do Jamildo - JC)

2 comentários:

Anônimo disse...

Flash 1 - É impressionante como tem pessoas nesse País, que vivem a vida inteira criticando a Deus e o mundo e o mais impressionante, querendo fazer prevalecer somente suas idéias e pensamentos. O que o senhor Leonardo Boff questiona pode até ter sentido, agora, ouvir populações ribeirinhas para saber se estão de acordo com a Transposição do rio São Francisco é jogar conversa fora. Façanha de Fortaleza – Brasil.

Anônimo disse...

Flash 2 - Alguns políticos do próprio nordeste nessa última campanha eleitoral, se encarregaram de passar a idéia para essa gente ribeirinha, que se fosse feita à transposição do rio São Francisco ia faltar água para beber, e o rio ia secar, quanta maldade e falta de conhecimento dessa gente sobre o assunto. Não vamos agora de maneira nenhuma dar atestado de incompetência ao pessoal que está a frente do projeto da Transposição junto ao Governo Federal. – Façanha de Fortaleza – Brasil.