sábado, 29 de setembro de 2007

ÉPOCA TRAZ MATÉRIA ONDE TCU ENVOLVE TRANSPETRO DE SÉRGIO MACHADO

A Revista Época desta semana abre artilharia agora contra um dos nomeados por Renan Calheiros, o presidente do Senado. Trata-se do cearense Sérgio Machado que, de acordo com a área técnica da Petrobras, faz um ótimo trabalho. Confira o jeito, vez em quando, mesquinho de se fazer política no Brasil:

"A primeira e mais importante nomeação feita no governo Lula por Renan Calheiros envolveu o ex-senador Sergio Machado, do PMDB do Ceará. Desde meados de 2003, Machado é presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras que cuida dos navios da empresa, cujo orçamento anual é de R$ 3,65 bilhões. Machado assumiu o posto com a responsabilidade de renovar a frota de petroleiros do país. Para isso, lançou uma licitação de R$ 5,5 bilhões para construir 26 navios. De lá para cá, ele tem esbarrado nos órgãos de controle. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a suspender a licitação em setembro de 2005, depois de encontrar irregularidades. Agora, uma nova auditoria encontrou mais problemas. Desta vez, o TCU não recomendou o bloqueio da licitação por causa das “enormes repercussões jurídicas, financeiras, econômicas e operacionais”. Segundo o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo, o tribunal deverá acompanhar as obras de perto.

A frota atual da maior empresa do país tem 16 anos e é considerada ultrapassada. Só no aluguel de embarcações, a Petrobras gasta US$ 10 bilhões por ano, dos quais apenas 4% ficam no Brasil. Ao injetar dinheiro no projeto de renovação, o governo federal pretendia também dar um impulso à indústria naval brasileira. Em 2004, a Transpetro encomendou da consultoria McKinsey, uma das mais respeitadas do mundo, um estudo que contemplasse esse desejo. Foram estabelecidos critérios para que os estaleiros do país alcançassem níveis de excelência global. De acordo com o TCU, os parâmetros indicados pela McKinsey não estão nos contratos negociados. A Transpetro aceitou propostas aquém do plano inicial. A estatal afirma que “manterá um sistema de acompanhamento para assegurar que os estaleiros alcancem competitividade internacional”.

Entre as irregularidades levantadas pelo TCU, também há manobras financeiras, fraudes e contratos sem licitação. O financiamento dos navios, feito pelo BNDES com verba do Fundo de Marinha Mercante, já era vantajoso e, na nova licitação, ficou ainda melhor. Diante da fragilidade financeira de alguns consórcios que venceram as licitações para construir os navios da Transpetro, o BNDES recomendou que a estatal liberasse mais dinheiro durante a execução. Isso reduziu o custo dos estaleiros e aumentou o risco da Transpetro sem que ela tivesse nenhuma contrapartida."

(Da Época para Assinantes)

4 comentários:

Anônimo disse...

Estou adorando seu Blog, Eliomar. Não temr abo preso e mostra credibilidade. Gostei. Essa notícai só vi aqui, amigo. Vá em frente.

Anônimo disse...

Meu caro Elioamr, há Blogs e Blog. O seu é diferencial, porque transmite tudo pra gente como vcê bem diz no slogan "sem preconceito". Leio aqui notícia e vejo pela óptica do jornalsita sem interesses outros. Não faz lobby, amigo e isso é digno. Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns ex-"coroinha" da igreja redonda da Parquelândia.
Jornalismo de verdade é feito como você faz:com coragem e imparcialidade.

Anônimo disse...

O Sérgio Machado é indicação do Renan. Caramba! Vai rodar?