sexta-feira, 26 de outubro de 2007

REVISTA ÉPOCA - BRASIL DEVE SE PREOCUPAR COM ARMAMENTOS DE CHÁVEZ?


Em sua edição desta semana, a revista Época traz a preocupação de que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está comprando grande quantidade de armamento. Dentro do seu desejo de liderar a América Latina, será que o Brasil corre risco? Confira um trecho da matéria:


"Há mais de um século, o Brasil não se envolve em guerra com seus vizinhos. A última foi a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870. Morreram 60 mil brasileiros. De lá para cá, o Brasil, maior país em extensão territorial e população da América Latina, tem mantido relações pacíficas no continente. O Brasil hoje também não tem disputas de fronteiras. Isso contribuiu para firmar a imagem do continente como uma das regiões mais estáveis e desmilitarizadas do mundo. Segundo o Stockholm International Peace Research Institute (Sipri), instituto sueco dedicado ao monitoramento de gastos militares, a América Latina é a região do mundo que dedica proporcionalmente menos recursos aos orçamentos de suas Forças Armadas – 1,4% do PIB regional.
Desde 2005, um elemento perturbador foi introduzido nesse quadro de relativa paz e tranqüilidade. O governo Hugo Chávez, na Venezuela, começou a fazer compras maciças de equipamentos militares."

2 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil com medo do Hugo Chaves? Nem um pouco. O boina vermelha está querendo mesmo é mostrar para Presidente Bush, que sabe brincar com fogo, porque petróleo e combustível para causar o maior incêndio do mundo ele tem, e quanto ao Brasil, a Policia Federal com sua tropa de elite, se encarrega de deixar tudo em seu devido lugar. – Façanha de Fortaleza - Brasil

Anônimo disse...

O cenário atual das ações no governo de Hugo Chaves é uma volta ao passado de governantes imperialistas.Compete ao governo Brasileiro equipar as Forças Armadas com vistas a proteger nossa soberania nacional e a imprensa continuar sempre vigilante informando a população dos surtos megalomaníacos de Hugo chaves .Não podemos ser apenas espectadores e sim atores na perspectiva de acontecer um cenário pessimista do Brasil com a venezuela. A lista de encomendas de 3 bilhões de dólares do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 24 caças Su-30 e 53 helicópteros, além de um sistema de defesa aérea com mísseis, barcos de patrulha e talvez um submarino não é somente para fotografias.

Coronel Duarte Frota
Consultor e Diplomado da Escola Superior de Guerra