sábado, 27 de outubro de 2007

VEJA TRAZ NOVA CARGA SOBRE RENAN


A Revista Veja desta semana traz entrevista que mexe com os nervos de Renan Calheiros e conta detalhes de sua relação com o grupo O Jornal, de Alagoas. Confira a entrevista com o contador, em todos os sentidos, dessa história:


"O economista José Amilton Barbosa dos Santos, de 38 anos, ocupava um posto estratégico entre 1999 e 2005 – período em que o senador Renan Calheiros e o usineiro João Lyra mantiveram uma sociedade secreta em um grupo de comunicação em Alagoas. Ele era o supervisor contábil das empresas comandadas pelo senador e pelo usineiro.
Em maio passado, dois anos depois de desfeita a sociedade, Santos foi demitido do grupo, hoje comandado apenas por Lyra. O contador é uma testemunha importante da participação do senador Renan Calheiros no negócio, no qual ele insiste em negar qualquer envolvimento. Na semana passada, ele falou ao editor Alexandre Oltramari.

O que o senhor sabe sobre a venda do grupo O Jornal?
Entrei na empresa no dia 1º de julho de 1999 e saí em maio passado. Quando ocorreu a negociação, eu era supervisor contábil das empresas.
O senhor sabia para quem o grupo O Jornal estava sendo vendido?
Sim. Para o senador Renan Calheiros e para o grupo João Lyra.

Como o senhor ficou sabendo disso?
Depois da venda, em 1999, O Jornal passou a ter dois diretores administrativos e financeiros. Um deles, que representava o grupo João Lyra, era Sérgio Luís Ferreira. O outro, do lado do senador Renan Calheiros, era José Queiroz de Oliveira. Os dois me falaram que os donos do negócio eram o senador e o grupo João Lyra.

O empresário Nazario Pimentel, antigo dono do grupo O Jornal, chegou a revelar ao senhor que o empreendimento estava sendo vendido a Renan e a João Lyra?
Sim. Nazário Pimentel, José Queiroz, Sérgio Luís...Todo mundo sabia que o senador era dono de metade do jornal e da rádio.

Existem recibos que mostram que um primo de Renan Calheiros, Tito Uchoa, fez pagamentos a Nazario Pimentel em razão da compra do grupo. O senhor conhece ele?
Sim. Um dia ele ligou e me pediu que entregasse a ele toda a documentação contábil das empresas. Fui lá e a entreguei pessoalmente.

O senhor está disposto a contar ao senador Jefferson Péres, relator do processo contra Renan Calheiros no Conselho de Ética, tudo o que sabe?
Com certeza.

Nenhum comentário: